sexta-feira, 14 de abril de 2017

Resenha:A Arte de Correr na Chuva de Garth Stein





Título:A Arte de Correr na Chuva
Título original:The Art of Racing in the Rain
Autor:Garth Stein
Editora:Editora Ediouro
Ano de publicação:2008
Ano de publicação no Brasil:2008
Número de páginas:304
Preço:R$ 44,90
Paguei:R$ 00,00 - Peguei emprestado -
Nota:5/5


Esse livro me arrebatou.Ou seja,me tirou do meu mundo,fez com que eu me desligasse de tudo pra ler ele.Ele me prendeu muito e me fez sentir inúmeras emoções,fazia muito tempo que um livro não me causava isso tudo.Eu li ele em 6 dias,pode parecer que demorei pra ler,mas veja bem,meu ritmo de leitura até o final de março era de 30 páginas por dia,eu ter lido 304 páginas em 6 dias foi MUITA coisa.Mas vamos ao enredo.E prepare os lencinhos.


"Seu carro vai pra onde vão seus olhos." _ Página 95


Enzo é um cachorro,exatamente,o livro é narrado por um cachorro,de cerca de 10 anos.Ele tem problemas nos quadris e sente bastante dor,e como já está velho,ele mesmo aceita que está perto de morrer.Inclusive,ele quer morrer.Por quê?Por que ele viu em um noticiário da TV que na Mongólia acreditam que quando um cachorro morre e ele está pronto,na próxima vida ele nasce como humano.Enzo é bem racional,inteligente e companheiro,então o que ele mais quer é ser humano,por isso ele não liga pro fato de estar velhinho.


Mas o livro não seria bom se fosse apenas o Enzo contando sobre suas dores nos quadris,então,como ele julga estar perto da morte,ele resolve nos contar tudo sobre sua vida até aquele ponto.Conta de duas primeiras lembranças,e de como conheceu Denny,seu dono.


Enzo fala muito de Eve,a namorada,e que futuramente se tornaria esposa de Denny.Como todo cachorro,Enzo quer bastante atenção,e quando Eve chega ele tem que passar a dividir a atenção de Denny com ela,por isso,inicialmente ele não gosta de Eve.Gosta menos ainda quando eles se casam e as regras da casa começam a mudar lentamente.Mas isso tudo passa relativamente rápido.


"Ela era a minha chuva." _ Página 48


Eve engravida e da à luz uma menina chamada Zoe.Ela teve a criança em casa,com ajuda de parteiras e Denny estava no trabalho,mas Enzo cuidou dela.Quando ela o chamou,ele foi até ela e mostrou apoio do modo que os cachorros fazem,lambendo e ficando ali perto deitado.A partir daí,ele jurou que as protegeria,Eve e Zoe.


Eve sente bastante dores na cabeça,mas por algum motivo se recusa à ir ao médico.Enzo diz que isso acontece pois quando você não tem certeza do que tem é mais fácil de enfrentar,mas quando algum médico te diz que você está doente,seu cérebro meio que já vai se acostumando com a condição de morrer,de não existir mais.E uma coisa que Enzo diz durante todo o livro é que O carro vai para onde você está olhando.


Enzo é super fã de Formula 1,corridas no geral.Quando Enzo era filhote e Denny saía para trabalhar,deixava a TV ligada em canais aleatórios,até que um dia deixou ligado num canal de corrida e descobriu que Enzo adorava.Denny é piloto profissional,participa de campeonatos e conversa muito sobre isso com Enzo,sobre motores,rodas,estratégias e,nos primeiros capítulos fala sobre como correr na chuva.Acontece que o maior ídolo de Enzo é Ayrton Senna,que ficou famoso por correr bem na chuva como nenhum outro piloto já havia feito,e como Denny também adora Ayrton,Denny também corre bem na chuva.


"A corrida é longa.É melhor pilotar dentro dos limites e terminar a corrida atrás dos outros do que forçar e quebrar." _ Página 274


Durante todos os capítulos Enzo vai fazer alguma metáfora com alguma coisa do mundo das corridas,sempre trazendo para coisas úteis do dia a dia da vida humana.Enzo fala muito sobre seu amor por Denny,Eve e Zoe e claro,sobre seu amor às pistas e como isso influencia sua vida.


Apesar de parecer bobo um cachorro narrar o livro,a narrativa é super envolvente e o livro não é nada bobo.Enzo quer reencarnar como humano,portanto,ele faz o possível para pensar e agir o mais humanamente possível em todos os momentos,então o livro é bem maduro e sério.Os temas abordados no livro são extremamente fortes e que levantam discussões bacanas,só não vou falar delas aqui porque seria spoiler,mas se vocês lerem,podem entrar em contato comigo aqui nos comentários pra conversarmos mais sobre esse livro.



A parte física do livro,especificamente nas edições em que o Enzo está na capa(existe outra edição com um carrinho na capa),é linda.Além de a capa estar linda,com 2/3 do rosto do Enzo e riscos imitando a chuva,o livro por dentro também é muito bonito.Todos os capítulos que vão começar em páginas ímpares,na página ao lado tem a imagem de um cachorro,eles escolheram duas fotos diferentes,além desse que estão vendo acima,tem uma com o cachorro com a cabeça encostada nas patas.E em todas as páginas,ao lado na numeração tem um cachorrinho deitado.Achei isso uma graça.


Vamos falar de emoções agora.Fazia muito tempo que eu não sentia tanta coisa diferente durante a leitura de um livro.Fiquei triste e chorei,ri bastante,fiquei apreensiva e fiquei com muita,muita raiva de alguns personagens e suas atitudes idiotas.Esse foi um livro que me deu esperança,a cada capítulo,apesar de estar acontecendo coisas ruins,Enzo e Denny sempre tiveram esperança de que no final tudo daria certo.


"Ela raramente me chamava pelo nome.Eu soube que eles fazem isso com prisioneiros de campos de guerra.Despersonalização." _ Página 86


Eu li esse livro num momento bem delicado.Meu cachorro estava com câncer e dia 15 de março,numa quarta-feira ele fez a cirurgia pra retirar o tumor.Ele voltou bem lerdo por causa da anestesia,o que é normal,mas eu chorei bastante vendo ele assim.Meu cachorro tem 11 anos,então é meio perigoso dar anestesias nele,como ele está velhinho,ele pode não aguentar o efeito e morrer.Bom,depois que o efeito da anestesia passou ele voltou a correr e brincar,ele estava meio cauteloso,pensando bem antes de fazer as coisas,mas estava normal.


Ele tinha medo que a gente pegasse na pata(de onde tiraram o tumor) dele enquanto ele dormia,então ele ficou dois dias sem dormir.Nesse tempo,eu pegava ele no colo e ele acaba dormindo,mas não ficava por mais de 5 minutos porque ele sempre se incomodava com alguma coisa,o modo como a pata estava,ou por estar escorregando,ou pela posição...enfim,foi bem difícil esses dias.Ele está bem,cerca de 4 dias depois da cirurgia tudo voltou ao normal,ele já conseguia pular e correr como fazia antes.Ele é bastante agitado,então ver ele quietinho durante 3 dias foi bem ruim.


"Em nosso mundo,as surpresas às vezes ocorrem,os erros acontecem,e um piloto precisa reagir." _ Página 53


Enquanto eu estava lendo esse livro eu fiquei pensando no meu cachorro.Tipo,o Enzo diz nos primeiros capítulos que ele quer morrer naturalmente,não quer ir pro veterinário e deixar que façam eutanásia nele,e muito menos quer que prolonguem a vida dele por meio de aparelhos,e eu fiquei pensando se meu cachorro pensaria o mesmo que Enzo e isso foi quebrando meu coração.Claro,como o caso do meu cachorro não era de risco,o tumor estava pra fora e foi uma cirurgia simples,ele não iria morrer por causa da cirurgia,mas a anestesia era um perigo.


Enfim,esse livro é bem tocando.Claro que se você gosta de cachorros você vai amar,não sei se eu deveria dizer isso,mas acho que esse livro nos ensina muito sobre respeitar o tempo de vida que cada um tem e aceitar que ninguém vive pra sempre.E sempre pensar que depois da morte algo melhor te aguarda,seja lá qual for a sua fé.Se você perdeu seu animal de estimação recentemente,talvez você não queira ler,mas pelo menos tente ler,além de ser uma história envolvente,nos ensina a lidar com perdas,não somente perdas de vida,mas no caso,perdas de corrida,a saber ficar em último lugar,a saber perder,então é um livro que recomendo nesses casos.


"O verdadeiro teste para um campeão não está na sua capacidade de triunfar,mas na de superar obstáculos." _ Página 134


Não se assustem,o final foi como tinha que ser e é lindo,acreditem.O final passa uma mensagem muito boa de construir uma corrente do bem,ajudar as pessoas para que elas,futuramente,possam ajudar outras e assim por diante.A trajetória de vida,não só do Enzo,mas de todas as pessoas que o cercam,é algo inspirador.Esse livro é muito fofo,cheio de lambidas e beijos,de conselhos e talvez você passe a entender melhor seu cachorro depois que lê-lo.Fica aqui uma forte recomendação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário