sábado, 8 de abril de 2017

Resenha:Príncipe Mecânico de Cassandra Clare



Título:Príncipe Mecânico
Título original:Clockwork Prince
Autor:Cassandra Clare
Editora:Galera Record
Ano de publicação:2011
Ano de publicação no Brasil:2012
Número de páginas:406
Preço:R$ 42,90
Paguei:R$ 24,90
Nota:5/5



Não contém spoilers do primeiro livro,mas você provavelmente não vai entender nada se não tiver lido o primeiro.Para ler a resenha do primeiro livro,clique aqui.


O prólogo do livro já começa bem tenso,com William procurando Molly para comprar algumas certas coisas ilegais.Depois temos um corte e começamos a acompanhar Tessa e Jem,William estava evitando Tessa nos últimos tempos,e com isso,Tessa acabou se aproximando bastante de Jem.Eles estão indo para o Conselho Gard para discutir algumas coisas que não deveriam ter acontecido,por exemplo,o que aconteceu com Nate.


Nesse livro vamos acompanhar várias implicâncias de Jessamine com Tessa.Jessie estava acostumada a sempre ser a menininha amada e mimada,e quando Tessa chega,obviamente rouba toda a atenção,então Jessamine começa a implicar com QUALQUER coisa que Tessa faça ou esteja envolvida.


Assim como eu disse,William procura meios mágicos de resolver alguns problemas.Obviamente esses meios são ilegais ou não são bem visto aos olhos dos outros caçadores de sombras,então tudo é feito em segredo.As intenções de William são ótimas,mas é como dizem,de boas intenções o inferno está cheio.


"Então compartilhai a vossa dor,permiti essa triste libertação.
Ah,fazei mais do que compartilhá-la!Dê-me toda a vossa aflição." Alexander Pope,Eloisa to Abelard _ Página 31.


Neste livro conhecemos dois personagens importantes que vão morar no Instituto de Londres,Gabriel e Gideon Lightwood e também conhecemos Cyril Tanner,que é o irmão de Thomas,que com certeza,apesar de ser um personagem forte,foi colocado no livro pra trazer uma certa melancolia.e temos também Bridget,a nova cozinheira.


Como eu disse,Tessa se afasta um pouco de Will e quase sempre que os dois vão conversar,geralmente sobre livros,eles acabam brigando por terem gostos diferentes.As brigas não duram muito,eles acabam percebendo que estão sendo idiotas,e apesar de não pedirem desculpas um ao outro,no final eles sempre voltam ao estado normal de se evitar,mas não sentir raiva.


Esse livro tem bastante lutas e muitas investigações.Eles precisam entender o que Mortmain quer fazer a pará-lo antes que o faça.Além disso tem também a saúde de James que vai de mal a pior e os pequenos conflitos internos de cada um em relação à isso.Cada um reage de uma forma diferente,inclusive James meio que aceita que vai morrer,apesar de todos em volta terem esperança de acharem a cura para sua doença.





Eu me apaixonei perdidamente por James Carstairs.Ok,no primeiro livro ele já tinha virado um dos crushes literários mais fortes da vida,mas nesse livro,provavelmente por ele aparecer bem mais,ele roubou meu coração.James é a pessoa mais fofa do mundo,e apesar de estar bem doente e fraco,ele faz de tudo para fazer com que as pessoas a sua volta não fiquem tristes com isso.E sim pessoas,eu chorei ao ler esse livro.Não é spoiler,ok?Mas é que James passa mal várias vezes e isso partia o meu coração,afinal,é meu crush.


Apesar de eu achar as brigas de William e Tessa meio sem sentido,por motivos de que eles se irritavam até com a presença do outro no mesmo local,não achei chato.A maioria das brigas poderiam não ter acontecido de William não fosse tão orgulhoso,ou talvez,se ele fosse um pouco mais corajoso em questões do coração,mas obviamente,a vida de James era algo que ele se preocupava bem mais do que a vida de Tessa,então as brigas eram entendíveis.Eles estavam todos sobre uma pressão e medo grandes,então todos,menos James,estavam irritados e nervosos com a situação.


"O prazer de uma pessoa às vezes é o veneno de outra,não acha?"_Página 60.


Eu gostei muitos dos personagens que foram introduzidos nesse livro,apesar de aparecerem pouco,pois eles obviamente não são o foco,eles ajudaram a manter um clima bem tenso.Jassamine foi uma personagem que assim como no primeiro livro,continuou me irritando e agradeço à Cassandra por não ter dado destaque à ela.Fiquei com uma certa pena em algumas partes,mas ela mereceu tudo que falaram pra ela.


Outro personagem que tem o amor geral da nação é Magnus,tanto que a Cassandra acabou fazendo uma série de livros pra ele.Gente,Magnus é pura cultura,é engraçado quando deve ser e sempre que ele está na cena sabemos que algo vai acontecer,mesmo que não seja algo de ação,vai ter alguma conversa tensa ou algo assim.Então sim gente,esse livro é bem tenso,os personagens tem que se preocupar com várias coisas as mesmo tempo e isso acaba fazendo com que eles fiquem nervosos e irritados,façam umas coisas bestas e acabem ficando tristes depois.


"Aonde fores,irei;onde morreres,morrerei,e lá serei enterrado:o Anjo me permitirá isso,e mais,e nada além da morte separará a ti de mim."Juramento Parabatai,Página 383.


Vamos ao livro enquanto objeto.Além de todas as entradas dos capítulos continuarem tento fragmentos de outros livros,no início do livro há também um trecho de Um conto de duas cidades do Charles Dickens.Continua tendo citações maravilhosas nos começos de capítulos e várias referências literárias no meio da estória.A diagramação continua incrível,mas na minha edição,que é a 6°,eu encontrei alguns errinhos,por exemplo,falta de travessões (-) quando os personagens vão falar,mas não é algo que atrapalhe a leitura.


A capa é a capa mais linda de todas,na minha opinião,porque o James está nela.Adorei os detalhes da bengala e da mão dele estarem brilhando,assim como o pescoço do Will brilha na capa do primeiro livro.E como sempre,a capa foi feita em tons escuros,o que transmite bem a tensão do livro,já que é a capa mais escura de toda a trilogia.O cenário da capa também é incrível e te transporta pro século XIX.


Uma coisa que não disse na primeira resenha,mas vou ressaltar aqui,é que não tem spoilers na sinopse que fica na contra-capa do livro,o que é ótimo.Apesar de parecer meio idiota,vários livros contém vários spoilers no meio da sinopse que fazem com que o leitor até mesmo perca a vontade de ler,então podem se guiar pela sinopse que vocês não vão ter spoilers.A orelha do livro também não contém spoilers,contém algumas informações que eu acho que não precisaria estar lá,mas não chegam a ser spoilers.


Como eu disse na primeira resenha,esse livro é pra quem gosta de fantasia e de romances de época,pois mistura os dois.Apesar de ser um livro bastante tenso,tem certos momentos de romance,então quem gosta do gênero vai adorar ler.Não é um livro bobo,com um triângulo amoroso chatinho e composta por pessoas mimadas.Todos os personagens principais tem maturidade suficiente pra assumir seus erros,e apesar de William ser orgulhoso,ele sabe pedir desculpa quando precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário