segunda-feira, 9 de março de 2015

Dicas para ler mais

Primeiramente,gostaria de informá-los que esse é o post número 200!Agora vamos para o post.

Eu não acho que eu leio muito,mas as pessoas que convivem comigo,e até alguns de vocês,me falam que eu leio muitos livros e tal,então resolvi dar algumas dicas pra vocês leitores que querem ler cada vez mais.


1.Reserve um tempo pra leitura:Sim,ler em qualquer hora e em qualquer lugar é bom,e ajuda muito,mas quando você reserva um tempo pra fazer aquilo,anda muito mais rápido.No meu caso,reservo duas horas por dia pra leitura.Você não precisa ter os horários marcados certinhos,mas tipo,se comprometer a ler 1 hora por dia,e ir fazendo isso ao longo do dia,sabe?Ler 15 minutos,parar,depois ler mais um pouco.

2.Não leia por obrigação:Se algum livro não tá legal,você não está gostando,pare.Não fique perdendo tempo com um livro que você não gosta,tem muitos outros esperando para serem lidos.A vida é muito curta pra você ficar tentando ler apenas um livro e deixar os outros de lado.Não tem nada de vergonhoso em deixar um livro de lado,mesmo que por um tempo,pra começar a ler outro.Se você não estiver gostando do livro,consequentemente você vai empacar a leitura e vai acabar lendo super pouco.

3.Curando as ressacas literárias:Quem nunca teve ressaca literária,né?Temos que conviver com isso todos os dias,em todos os finais de livros...mas nem por isso você tem que parar de ler e se matar porque o livro acabou e sua vida não faz mais sentido.Talvez isso funcione só comigo,mas quando a ressaca começa,eu vejo um anime,pra quem não é Otaku,recomendo séries,ou filmes.Ou então tente ler um livro mais fino,ou algo que você sabe que vai gostar,ou até releia algum livro preferido.Ler contos e poemas também ajuda.

4.Metas:Pra quem não sabe,eu me propus a ler 100 páginas em todos os dias do mês de março.Mas vocês podem se propor a ler 40 páginas,70 páginas,200 páginas...isso depende do tempo que você vai ter pra ler.Claro que também depende muito da fonte do livro,da diagramação,da folha...por isso recomendo que suas metas sejam em tempos,não em número de páginas.Como eu sou V1D4 L0K4,resolvi fazer o desafio em número de páginas e apesar de eu não ter conseguido ler as 100 páginas todos os dias,eu fiquei feliz com o resultado da primeira semana,e tenho certeza que o resultado do resto do mês será satisfatório.

5.Leia muito nos dias livres:As vezes pra quem trabalha,ou faz faculdade,encontrar um tempo livre pra ler é difícil,por isso,acho que uma das coisas que mais ajudam a avançar com as leituras,é ler muito no tempo livre.Nos finais de semana,em vez de ficar vendo tv,vá ler um livro,nem que seja por,sei lá,30 minutos,isso ajuda muito.Entrar em maratonas de férias também é outra coisa legal.Você consegue ler os livros que já estão na estante há tempos e consegue ler todos muito rápido.Fazer essas competições com vocês mesmos ajuda muito.

Bom,essas foram as dicas.São coisas que funcionam comigo e não sei se vai funcionar com vocês.Mas tentem fazer pelo menos uma dessas coisas e depois me digam se conseguiram ler mais,se conseguiram bater os records de leitura da vida de vocês.

~Kiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário