sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Resenha: Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo



Título: Os Trabalhadores do Mar
Autor: Victor Hugo
Editora: Editora Ediouro
Ano de publicação desta edição no Brasil: 1994
Número de páginas: 300
Onde encontrar: Skoob
Nota: 3 / 5


Os Trabalhadores do Mar é um romance, que tem como personagem principal Gilliatt. No início, ele vive com sua mãe em uma casa bem perto do mar, e afastada de todas as outras casas. Todos que moram por perto pensam que sua mãe é uma bruxa. Gilliatt cresce cercado por esse preconceito, e por isso tem pouquíssimos amigos, mas é um homem digno, e é isso que importa.

Outros personagens vão sendo apresentados ao longo da leitura, e vão se conectando com Gilliat em algum momento da vida. Uma delas é Déruchette, filha de um importante marinheiro. Gilliatt é apaixonado por Déruchette, mas faz o possível para manter essa paixão às escondidas, pois tem medo de não ser correspondido, e medo de que o pai da moça possa fazer algo contra sua vida.

Só que num belo dia, o tão importante navio do pai da moça se perde em alto mar. Chegam notícias de que os passageiros estão bem, apenas uma pessoa não voltou, e que o motor do navio ainda está inteiro. Então, é feita uma oferta: ele dará a filha em casamento ao homem que for buscar o motor do navio. Isso por que esse motor foi o primeiro, e o melhor, em termos de combustível. Era um motor moderno, muito valioso comercialmente e muito valioso para o dono, em questões de sentimentos.

Gilliatt então vai em buscar do motor. Não faz grandes alardes sobre sua partida, apenas vai. Pensa em conseguir levar o motor de volta à costa em alguns poucos dias, mas logo começam as tempestades. Gilliatt vai num pequeno barco, e em pouco tempo esse barco fica completamente inutilizável. Ele se vê então no meio do mar, e precisando se esforçar ao máximo para sobreviver.


"Os pássarios e Gilliatt eram agora bons amigos. Todos aqueles pobres ajudavam-se uns aos outros. Enquanto Gilliatt teve centeio, deu-lhes algumas migalhas dos bolos que fazia; agora os pássaros indicavam-lhe em que lugar havia água",


Gostei bastante do livro. "Mas, Isabella, você só deu 3 estrelas". Sim, mas vamos levar em conta que eu tenho talassofobia (fobia de mar), e eu ODEIO livros que se passam no mar desde que li um livro de contos (horríveis, ruins) de Edgar Allan Poe que se passam no mar. Mas não confundam as coisas, eu adoro o Poe, mas esses contos de mar dele, pra mim, são intragáveis.

Quem acompanha o blog sabe que comecei a ler Moby Dick no início do ano passado, e ainda não terminei por dois motivos: é em inglês, e ele tem mais de 600 páginas. Com Os Trabalhadores do Mar aconteceram coisas parecidas. Eu li bem devagar, mesmo fazendo leitura dinâmica.

O enredo do livro é ótimo, acho que tudo que aconteceu na história foi essencial, mas também achei que foi muita enrolação. As descrições do mar, que foram muitas e todas longas, me desanimaram um pouco da leitura. Porém tenho plena consciência de que isso acontece por eu não gosto de histórias que se passam no mar, por que não gosto de mar.

Porém, pessoas que gostam de histórias com essa ambientação, e que gostam de aventura e romance vão amar esse livro! É um livro ótimo, apenas não é um tipo de livro que eu goste de ler. Mesmo assim, valeu a pena a experiência, já que foi meu primeiro contato com Victor Hugo. Pretendo ler mais coisas dele algum dia, e espero reler Os Trabalhadores do Mar em algum outro momento da vida e conseguir aproveitar mais a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário