domingo, 24 de novembro de 2019

Leitura todo dia #122

Outra semana de Leitura todo dia! Está saindo bem atrasado, mas vou normalizar isso em dezembro, prometo! É que, por causa da semana de resenhas dos livros do Machado de Assis, eu não consegui postar antes. Mas aqui está, e em breve vai sair o da terceira semana de novembro! Minha meta é ler o máximo de A Cor Púrpura, da Alice Walker, e de No Seu Pescoço, da Chimamanda.

Como sempre, a meta é ler 35 páginas por dia. Como a semana começa no dia 09/11 e termina no dia 15/11, a meta semanal é ler 245 páginas. Vamos lá!













No dia nove eu li 36 páginas (quatro capítulos e meio) de O Iluminado e concluí a leitura. Que puta livro! Assim, não vou dizer que se tornou meu livro favorito, por que It segue invicto, mas com certeza é o segundo favorito. Esse livro é bom demais pra ser verdade, sabe? Muito bem escrito, o horror psicológico que deixa o leitor doido, com medo, levemente paranoico. O hotel, enquanto personagem mesmo, é uma coisa horripilante e com certeza é o mais interessante do livro. Já tem vídeo pra esse livro lá no canal, vou deixar ele aqui pra quem quiser assistir!



E li 21 páginas (um conto) de No Seu Pescoço, o conto chamado Réplica. É um conto muito forte e bem diferente do que eu esperava. Fala sobre a vida de uma mulher que é casada com um amante de arte africana. Ela mora nos Estados Unidos e ele na Nigéria, por causa do trabalho. E sempre que ele volta, trás algo da cultura nigeriana. Só que ela recebe uma ligação, de uma amiga, avisando que seu marido colocou uma amante dentro da casa deles, e o conto se desenvolve a partir daí. É muito interessante ver um pouco do dia-a-dia de um casal nigeriano, principalmente com o fato de que eles passam a maior parte do ano separados, e de que ele é infiel.




No dia dez eu não li nada. No dia onze eu li 11 páginas de A Cor Púrpura. Comecei o livro agora e é bem diferente do que eu esperava. Ele é contado através de cartas, e já nas primeiras páginas trás uma coisa bem forte. A protagonista é uma mulher negra, e é estuprada constantemente por seu pai, e até teve filhos com ele. É uma coisa muito... sei lá, forte. Principalmente pra mim, que sou uma mulher negra. Li pouco por que achei forte demais pra ler antes de dormir.


No dia doze eu li 67 páginas de A Cor Púrpura. Aproveito sempre os dias de estágio pra ler. Faço estágio de observação, e como a professora não me cobra que eu realize de fato alguma atividade, eu sempre fico só observando a aula mesmo. E aí, nos dias em que os alunos apenas estão fazendo atividades, eu aproveito pra ler. Consegui ler bastante nesse dia, e fico feliz por isso! Tudo que posso dizer sobre a história é que Celie, a protagonista, se casou com um homem tão machista quando seu pai, tem que cuidar dos filhos que esse marido teve com a ex-esposa, e passa o dia trabalhando na roça enquanto o marido fica em casa. Ela foi ensinada a sempre obedecer os homens, então ela segue fazendo isso. 


No dia treze não teve leitura. No dia quatorze eu li 14 páginas (um conto) de No Seu Pescoço. O conto se chama Uma Experiência Privada e é um diálogo entre duas mulheres que estão presas numa loja. Lá fora, as pessoas estão enlouquecidas matando umas às outras, e as duas estão tentando se proteger da multidão. É um conto interessante, mostra bastante as diferenças culturais que a religião implica na vida das pessoas. Uma das mulheres é cristã e a outra é muçulmana.



No dia quinze eu li 59 páginas de A Cor Púrpura. Não vou falar mais sobre a história em si, mas sobre meus sentimentos lendo o livro. É um constante sentimento de raiva, de vários personagens. Obviamente os personagens masculinos são odiosos, nem tanto por si próprios, mas por que foram criados numa cultura machista que ensinou que pra ser homem eles precisam bater em suas mulheres. Isso me deu raiva, e obviamente é uma raiva que a autora quis provocar no leitor. O objetivo do livro é ficar revoltada com a injustiça. E também mostra muito racismo, e até mesmo falas racistas entre os próprios negros. Uma mulher bem escura aparece na história, e por mais que todos desejem ela, ninguém assume ela por que ela é muito escura. E tipo, homens negros não quererem assumir mulheres negras é um problema antigo, o livro mostra bem isso, e continua sendo assim. Hoje acontece menos, mas ainda acontece muito.

O livro fala sobre problemas estruturais que devem ser discutidos sempre, tanto sobre machismo quanto sobre racismo. Então assim, se você é mulher, se você é uma pessoa preta, ou se você é uma mulher preta, leia. Creio que pessoas racializadas no geral vão conseguir se identificar, num geral, mas como o livro é especificamente sobre negritude, recomendo que todos os negros leiam. Além de que isso divulga o belíssimo trabalho de uma escritora negra maravilhosa, Alice Walker.




Consegui ler 208 páginas nessa semana, o que dá uma média diária de 29,7 páginas lidas. Não consegui alcançar a meta, mas consegui concluir um livro do Stephen King, maravilhoso, rei do terror e melhor escritor do gênero. E também dei andamento à duas leituras de mulheres negras! Então tá super valendo a pena.


O Iluminado - 36 páginas lidas Concluído
A Cor Púrpura - 137 páginas lidas
No Seu Pescoço - 35 páginas lidas



Nenhum comentário:

Postar um comentário