sábado, 16 de novembro de 2019

Resenha: A Mão e a Luva, de Machado de Assis


























Título: A Mão e a Luva
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação no Brasil: 1874
Número de páginas: 68
Onde encontrar: Machado de Assis (MEC)
Nota: 4 / 5


A Mão e a Luva é o segundo romance de Machado de Assis. A protagonista é Guiomar, que no início da história tem 17 anos, e é disputada por três homens: Luís Alves, Jorge e Estevão. Cada um vai lutar por Guiomar de uma forma, seja exibindo seus dotes, tentando agradar a família dela, se provando um cavalheiro, ou apenas tentando intimidar os outros concorrentes. 

Estevão é um jovem que foi embora da cidade para estudar, e pensou que o tempo longe o faria esquecer sua paixão por Guiomar, mas quando voltou, viu que ainda era apaixonado pela moça. Acontece que a madrinha de Guiomar quer que ela se case com Jorge, um primo, pra manter tudo dentro da família (coisa super comum em cidades pequenas). E aí, Luís Alves aparece por que é amigo de Estevão, e numa visita, se apaixona por Guiomar.

O nome do livro é muito importante, e trás a reflexão se Guiomar deve encaixar a luva (escolher o pretendente) que mais ama, ou aquele que se encaixa melhor socialmente. 

Como o livro é hiper curto, não direi nada além disso sobre o enredo. Mas só com isso já dá pra perceber que é um livro divertido e com muita intriga. Acho que quem gosta de livros com muitas tretas amorosas, principalmente que envolvem status sociais, vai amar esse livro. Eu particularmente achei o livro muito divertido, principalmente por que há interesse social tanto dos pretendentes, quanto de Guiomar.

O maior divertimento do livro é ver os homens disputando por Guiomar, principalmente Estevão e Luís, que tentam fazer isso sem perder a amizade. Eu achei que era meio óbvio quem é o preferido da moça, não pelo modo como ela os tratava, mas o modo como ela falava com cada um, as palavras usadas, passam a mensagem de quem será o grande escolhido ao final.

Parece filme de comédia romântica adolescente (e por isso gostei tanto), mas ao contrário da maioria dos filmes (onde as mocinhas correm atrás do mocinho), aqui são os homens que correm atrás da mocinha e tentam conquistá-la. É ótimo pra passar uma tarde lendo algo leve. Super recomendo pra todos que gostam de romance, principalmente esses romances com intrigas amorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário