segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Resenha: Contos Fluminenses de Machado de Assis


























Título: Contos Fluminenses
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio  Público
Ano de publicação no Brasil: 1870
Número de páginas: 107
Onde encontrar: Machado de Assis (MEC) / Domínio Público
Nota: 4 / 5

Em Contos Fluminenses temos sete contos escritos por Machado de Assis. São sete contos reunidos aqui, e como o próprio nome sugere, todos se passam no estado do Rio de Janeiro. Falarei brevemente sobre o enredo de cada um dos contos. O livro começa com Miss Dolar, que é uma cachorrinha que foge. Um homem a encontra, e quando vai devolvê-la, se apaixonada pela dona da cadelinha.

Logo após vem Luís Soares, que é um homem que gasta seu dinheiro como se não houvesse um amanhã, e depois descobre que está ficando pobre. O conto vai mostrar o que ele é capaz de fazer para conseguir ser rico novamente. Depois temos A Mulher de Preto, um dos meus contos preferidos. É sobre um homem que se apaixona por uma mulher que ele pensa ser viúva, visto que ela só usa roupas pretas, mas se surpreende muito no final.

O Segredo de Augusta também foi um dos meus preferidos. Augusta tem trinta anos, e é mãe de Adelaide, de quinze. O pai da menina crê que está na hora de ela se casar, e que o noivo deve ser um homem rico, porém Augusta é totalmente contra o casamento de sua filha com qualquer homem, visto que sua filha ainda é muito nova. Porém esse não é o real motivo de Augusta ser contra o casamento.

Confissões de Uma Viúva Moça é muito interessante, pois é contado por meio de cartas. Uma viúva se muda para Petrópolis repentinamente, pouco tempo após perder seu marido, e então, por cartas, vai contando à uma amiga os motivos que a levaram a mudar de cidade. Logo após temos Linha Reta e Linha Curva, que também se passa em Petrópolis. Um casal se casa, e recebe a visita de outro casal. A partir dessa visita várias coisas acontecem. E o último conto é Frei Simão, que conta a história deste homem que dedica sua vida à Deus, e que tem um final meio trágico.



Gostei de todos os contos que li, e já falei quais são meus preferidos. Gostei muito desse livro por que os contos têm assuntos diversos, mesmo que todos de certa forma falem de amor romântico. Eles são muito diferentes um do outro, e passam a ideia de que são histórias verídicas, pela forma que foram escritos.

Eu amo Machado de Assis como contista, e agora estou ainda mais apaixonada por esse lado dele. Gosto muito dos contos por que são histórias rápidas, mas de muita qualidade, e com enredos complexos, e muito possivelmente inspirados em histórias reais. E como são contos escritos há séculos, também são ótimos contos de romance histórico ou romance de época.

Recomendo muitíssimo a leitura de todos os contos, lembrando que todos eles podem ser encontrados online, e inclusive disponíveis para download, pois já fazem parte do domínio público, ou seja, não existe ninguém que detém os direitos sobre os livros, portanto, é 100% liberado que esteja disponível gratuitamente na internet.

Os contos são realmente bons, separados e em conjunto. São escritos de formas bem diferentes, e creio que pessoas que escrevem vão amar esse livro, pois mostra que um mesmo autor pode contar histórias de amor de várias formas totalmente diferentes uma da outra. Quem gosta de romance romântico não pode deixar de ler Contos Fluminenses!



Nenhum comentário:

Postar um comentário