domingo, 26 de maio de 2019

Resenha: De Volta à Cabana de C. Baxter Kruger


























Título: De Volta à Cabana
Autor: C. Baxter Kruger
Editora: Editora Sextante
Ano de publicação no Brasil: 2011
Número de páginas: 240 páginas
Onde encontrar: Skoob
Nota: 5 / 5


De Volta à Cabana é um livro teológico sobre o livro A Cabana, de William Paul Young. Neste livro temos uma reunião de teorias e pensamentos de Baxter sobre quais são as mensagens principais de A Cabana, além de algumas explicações que vieram do próprio William. O livro começa justamente com algumas contextualizações sobre a vida de William Paul Young, falando sobre eventos que levam o autor a escrever o livro. Paul sempre teve uma vida "miserável" em questões emocionais e espirituais, muito por causa dele mesmo, mas muitas vezes ele culpava outras pessoas. A Cabana é como uma síntese do que Paul viveu com Deus ao longo de uma década. Gostei disso por que mostra que cada um vai ter um tempo para processar as coisas, até mesmo o autor do livro demorou dez anos para conseguir chegar onde Mackenzie (personagem principal de A Cabana) chegou em um final de semana.

"Paul Young não diz que Deus É uma mulher negra, muito menos Jesus afirma que Deus É um patriarca judeu. Mas os dois se valem de uma história empolgante para nos ajudar a conhecer a verdade autêntica sobre o Pai de Jesus e a verdade sobre quem nós somos" _ Página 45.

Baxter também fala sobre como teve acesso à história, e de como ele e Paul se tornaram amigos, e como a partir dessa amizade nasceu uma parceria. Eles começaram a dar palestras de teologia juntos em vários países. E ainda na questão teológica, Baxter dedica várias páginas a falar sobre a influência que C. S. Lewis têm em A Cabana, mostrando essas influências com trechos escritos pelos dois autores. Para os que estudam teologia, ou possuem um interesse em saber sobre essas influências, ou até mesmo que querem dicas de livros que falam sobre o cristianismo, é uma leitura super recomendada!

























Baxter também utiliza histórias pessoais para ilustrar os argumentos que ele dá para o que acontece em A Cabana, fazendo com que a compreensão seja muito fácil e rápida. Além disso, fala sobre como (pelo menos na América do Norte) as pessoas têm uma visão muito deturpada de Deus, pensando que Ele é um ditador, e que nos dá regras impossíveis de cumprir por que quer que todos sejamos condenados. Segundo o autor, o que acontece na realidade é que nós mesmos colocamos regras difíceis, afinal, Jesus morreu para que nós não fôssemos mais condenados por nossos pecados. O nosso perdão veio pela graça, não por merecimento. Então pecarmos ou não, não altera o que Deus sente pro nós, nem o propósito Dele para a nossa vida.

"Em nenhum ponto o evangelho diz que podemos aceitar Jesus em nossa vida. O evangelho afirma que Jesus nos aceitou na vida dele" _ Página 121.

Outra coisa que me chocou bastante, e que eu nunca havia pensando, e pelo jeito que o autor coloca é um pensamento comum no país onde ele mora, é que as pessoas pensam que Deus Pai abandonou Jesus no momento da crucificação. É simplesmente uma coisa que eu nunca havia pensado, horrível demais para ter passado pela minha cabeça. Em A Cabana, Papai faz questão de mostrar que as feridas de Jesus também estão no corpo dela, algo simplesmente incrível e verdadeiro! E algo que eu não sabia, é que a frase que Jesus diz antes de morrer na cruz, é na verdade o início de um salmo, que termina com alegria e vitórias! Deus nunca abandonou Jesus, e Jesus nunca sentiu esse abandono, Jesus sabia que a vitória estava próxima.

"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
-
Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez." _ Salmo 22:1 / 22:31.

O autor dedica um capítulo ao Espírito Santo que é muito bom, fala sobre a natureza do Espírito Santo, sobre como tivemos o acesso à Ele, e principalmente sobre como Ele se relaciona com o Filho e com o Pai. E vemos em A Cabana, que nós devemos nos relacionar com Deus da mesma forma que os três se relacionam entre si: com um amor puro e sem hierarquias.

"Jesus se senta agora, como um ser humano, à direita do Pai, unido ao Pai na comunhão do Espírito" _ Página 117.

Baxter também fala sobre várias vertentes de pensamentos sobre vários assuntos diferentes ao longo do livro, principalmente na segunda metade. Dá exemplo de pensadores religiosos que vieram antes de Cristo, os que viveram com Cristo e os que vieram logo após de Cristo, e claro, dos atuais, sempre fazendo comparações, mostrando que ao longo do tempo a ideia que os seres humanos têm de Cristo vai se modificando, mas na maioria das vezes mantendo a mesma essência.



























Este livro me fez passar por experiências maravilhosas com Deus, principalmente por que lendo-o eu conheci mais de Deus, descobri coisas sobre Deus que eu nunca havia imaginado. Aos que realmente querem saber mais sobre A Cabana, e querem conhecer mais de Deus sem religiosidade é um livro super recomendado. Não é preciso ler A Cabana para ler este livro, já que sempre que ele vai falar algo específico de A Cabana, o autor cita os trechos, porém caso você queira se aprofundar (e não pegar spoilers) recomendo que leia A Cabana primeiro.

Não é um livro indispensável, no sentido de que se você leu A Cabana e quiser parar por aí, você pode, afinal, este livro não é uma continuação de A Cabana, e sim um estudo teológico sobre A Cabana. Estudantes de teologia, pastores e padres: leiam. Para quem está inserido de alguma forma dentro da igreja trabalhando, é um livro que eu considero indispensáveis. A igreja do Brasil seria muito mais feliz se lesse este livro, com toda certeza! A igreja do Brasil, infelizmente, se concentra muito em julgar e odiar as pessoas, se fingindo de santos, pensando que irão para o céu, quando na verdade Jesus nem os conhecem.

"Quem está perdido não são os pecadores que ouvem Jesus, mas as pessoas religiosas que se consideram sem problemas" _ Página 42.

Relacionamento com Deus não é fazer uma lista de pedidos todo dia antes de dormir, é viver com Deus da forma como você vive com seus melhores amigos. Caso você queira saber sobre como ter um bom relacionamento com Deus, por favor, leia este livro! Recomendo À todos, mas principalmente aos que citei, e aos que leram esta resenha e sentiram que precisam ler o livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário