quinta-feira, 2 de maio de 2019

Leitura todo dia #98


Mais um post do projeto Leitura todo dia! O projeto foi criado pela Nine Stecanella como objetivo de fazer com que os participantes criem o hábito de leitura, ou seja, que leiam diariamente. Eu já tenho esse hábito, e mesmo que eu fique alguns dias sem ler, faz anos que não fico nem uma semana sem ler, o que é muito bom. Eu participo do projeto como forma de me incentivar a ler cada vez mais, e de realmente ler todos os dias. A minha meta pessoal para 2019 é ler 35 páginas por dia, e como essa semana começa na terça-feira (23/04) e termina na próxima terça-feira (30/04), a minha meta é ler 280 páginas nessa semana.

Deixarei abaixo a lista das leituras que pretendo fazer, lembrando que não pretendo concluir todas elas, mas quero dar um bom andamento em todas. E lembrando também que na semana passada houve o suicídio de uma pessoa próxima, e por causa disso não estou me sentindo muito bem, o que com certeza irá afetar as minhas leituras, mas espero que eu consiga ler pelo menos a média.



Cantos e Fantasias - 100 páginas restantes
Crítica Teatral - 25 páginas restantes
Lira dos Vinte Anos - 125 páginas restantes
Encontre Deus na Cabana - 176 páginas restantes













Nos dias vinte e três e vinte e quatro não houve leituras. No dia vinte e cinco eu li apenas 11 páginas (oito poemas) de Cantos e Fantasias. Não estou exatamente empolgada com a leitura, e como já estava com sono, li pouco. No dia vinte e seis eu li 19 páginas (quatorze poemas) de Cantos e Fantasias. Pretendia ler mais, mas assim como no dia anterior, eu fiquei com sono e acabei indo dormir.

Comecei meu tratamento psiquiátrico por causa da depressão nesse dia, o remédio me deixou meio lerda, e o sono veio rápido, então eu sabia que não ia ficar acordada por muito tempo.



No dia vinte e sete eu li 22 páginas (doze poemas) de Cantos e Fantasias, e sinceramente, apesar de estar gostando, não estou muito animada com a leitura. Gosto de poesias mais contemporâneas, e como essas são do século XIX, não consigo aproveitar tanto. E li também 4 páginas da crítica que o Machado de Assis fez ao livro Inspirações do Claustro. Li a crítica para fazer a resenha, que sai em breve aqui no blog!



No dia vinte e oito eu li 48 páginas (trinta poemas) de Cantos e Fantasias e concluí a leitura do livro. Foi uma leitura boa, não vi nada de grandioso nos poemas do autor. Algo que fica bem nítido no livro é que o autor é bem pessimista. Vários poemas são sobre como a vida dele é ruim, como a vida no geral é ruim, e sobre o desejo de morrer. Pesquisei um pouco sobre o autor e vi que ele morreu bem cedo, aos 33 anos, mas não encontrei a causa de sua morte. Porém, algo que me lembro das aulas de português, é que a maioria dos autores pessimistas morriam cedo. Ou por suicídio, ou por que quando adoeciam, não se tratavam por já esperar o pior.



No dia vinte e nove eu li 25 páginas de Críticas Teatrais, do Machado de Assis, e é um compilado com críticas ao teatro de maneira geral, e críticas a alguns autores do teatro do Rio de Janeiro na época. As críticas feitas ao teatro de maneira geral são bem válidas, apesar de eu não concordar com todas elas, e creio que são críticas válidas em vários âmbitos da arte, como, por exemplo, valorizar a arte produzida inteiramente no nosso país.

E li também 14 páginas (dez poemas) de Lira dos Vinte Anos de Álvares de Azevedo. Até agora tem sido um livro de poemas bem sentimentais, que falam sobre o amor de diversas formas, mas sempre com uma devoção muito grande.



E por fim, no dia trinta eu li 10 páginas (nove poemas) de Lira dos Vinte Anos. Os poemas são bem pessimistas, e em quase todos eles o autor diz que quer morrer por não ter mais a sua amada. O que sempre me faz lembrar do que meu professor de português do ensino médio disse: os romantistas da segunda fase eram quase todos bem pessimistas, e todos os pessimistas morriam cedo. Álvares de Azevedo morreu aos vinte anos.

Li também 25 páginas de Eu amo Dormir em Minha Própria Cama, que é um livro infantil, de incentivo às crianças. É ilustrado com uma família de coelhinhos, e foi escrito pela autora Shelley Admont. Tem um tempo que não encontro mais o ebook disponível na amazon, então não sei se vocês conseguem comprá-lo ou baixá-lo, mas caso já tenham, leiam, é bem fofo e legal!



Li 178 páginas nessa semana, o que dá uma média 22,2 páginas diárias. Obviamente fiquei abaixo da minha meta, e inclusive, em abril eu li um total de 821 páginas, o que dá 27,3 páginas diárias, e está abaixo da minha meta. Abril foi um mês bem difícil, principalmente nas duas últimas semanas, e não iria ficar me cobrando leituras que sabia que não iriam me fazer bem. De um modo geral, foi um bom mês, apesar de ter sido bem difícil. Espero que maio seja incrível em todos os âmbitos, inclusive nas leituras!


Cantos e Fantasias - 100 páginas Concluído
Crítica Inspirações do Claustro - 4 páginas lidas Concluído
Críticas Teatrais - 25 páginas lidas Concluído
Eu amo Dormir em Minha Própria Cama - 25 páginas lidas Concluído
Lira dos Vinte Anos - 24 páginas lidas






Nenhum comentário:

Postar um comentário