quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Leitura todo dia #82



Último Leitura todo dia sobre 2018! O projeto foi criado pela Nine, do Estante da Nine, com o objetivo de fazer a leitura se tornar um hábito. O projeto não há metas definidas, e nessa semana eu resolvi não colocar uma meta, e sim ir lendo o que eu tiver vontade. Não adianta correr agora nesse fim de ano, tentar ler em uma semana tudo que não li o ano inteiro seria loucura. Espero que vocês continuem acompanhando o blog e o projeto em 2019!















No dia vinte e quatro eu li 30 páginas de A Paixão Segundo GH e agora eu comecei a não amar tanto assim o livro. Estou achando enrolado demais, e assuntos meio desconexos estão entrando no meio, uma coisa bem pirada mesmo. Parece o final de It A Coisa, que não tem a ver com o resto do livro. Para os que não sabe, o enredo é: a personagem vê uma barata, animal que ela tem fobia, dentro do guarda-roupas, e tentando parar de ver a barata, ela fecha a porta, mas acaba prendendo a barata na porta. E a partir daí ela começa com algumas reflexões sobre a vida que tenham a ver com a barata. E as primeiras reflexões são muito legais e super válidas, mas sabe quando você vai ver o perfil de uma pessoa, e do perfil dela você vai entrando em vários outros e depois não sabe como foi parar ali? É quase isso que acontece. As reflexões começaram a ser meio forçadas demais pra mim.


No dia vinte e cinco eu li 50 páginas de A Paixão Segundo GH e concluí a leitura do livro. Como havia dito anteriormente, achei o final fraco. Toda aquela piração em torno da barata começou a sair de um nível que ainda estava legal de ler e li o final bem empurrada. No geral eu achei o livro bom e recomendo a leitura. A escrita da Clarice Lispector é muito poética, e no início estava sendo muito gostosa de ler, fiz inúmeras marcações nas primeiras 100 páginas do livro, só que depois disso eu fiz poucas por que comecei a ficar cansada mesmo de ela ficar fazendo rodeios e rodeios pra falar uma coisa.

Algo que me incomodou bastante é que ela levava 10 páginas pra descrever um acontecimento, por que ela começava a refletir sobre a luz do sol que entrou no quarto, e de início era bom, principalmente por que não tinha tido contato com esse tipo de escrita antes, mas depois ficou bem um saco. O livro tem 180 páginas e poderia facilmente ser resumido em 50 e ainda continuar bem poético. Resumindo, achei que tem muita coisa desnecessária no livro. Gostei da escrita, e de ler algo que seja fluxo de consciência, mas achei piração demais em coisas muito simples que não precisavam de toda aquela reflexão.

E li 2 páginas (quatro capítulos) de Jonas, livro da Bíblia. Vou falar mais dele numa resenha que vai sair aqui no blog, mas gostaria de dizer que me foi um belo tapa na cara e que me fez refletir sobre várias coisas. Resumindo, Jonas não é um exemplo a ser seguido nunca. No último capítulo, ele literalmente fica com raiva por Deus ser bom, então se você conhece essa história de outra forma, pare para ler o livro e reflita sobre o que está escrito.


No dia vinte e seis não li nada, tive uma crise de depressão bem forte e fiquei na cama o dia inteiro. No dia vinte e sete eu li 31 páginas de Crisálidas, um livro de poemas do Machado de Assis. Gosto muito de poemas, e gosto da escrita do Machado em prosa, mas para mim, nos poemas a escrita dele fica massante, principalmente por ser antiga e a linguagem ser bem arcaica.

E li também 1 página de Filemom e concluí a leitura do livro, que sim, só tem uma página na minha edição da Bíblia. Foi uma leitura boa, é uma carta direcionada à uma pessoa específica, Filemom, pedindo que ele trate seu escravo como irmão em Cristo, e não como escravo. 


No dia vinte e oito eu tirei o dia para ler algumas coisas do Machado de Assis, pra conseguir concluir o quarto trimestre lendo tudo que planejei para o projeto. Li 17 páginas de Crisálidas e concluí a leitura do livro. Eu dei três estrelas, inegavelmente os poemas são de qualidade, mas não são poemas que eu particularmente gosto. 

Li 27 páginas de Quase Ministro, uma peça de teatro onde o personagem principal é o mais indicado para se tornar ministro depois da morte do antigo ministro, e por isso várias pessoas aparecem em sua casa para puxarem o saco mesmo. Ficam falando que ele será o melhor ministro, convidam ele para jantares e coisas do tipo, e a todo momento fica bem claro que isso tudo está acontecendo por que as pessoas querem, como poder do "quase ministro", ganhar poder também.

Li 2 páginas de Carta à redação da imprensa acadêmica que é uma réplica à um jornalista que publicou uma crítica à O Caminho da Porta, uma peça de teatro do Machado. E por fim li 4 páginas de O Ideal do Crítico, que é um texto falando sobre como deve ser um crítico literário. É um texto necessário para os que cursam jornalismo ou qualquer coisa na área de letras, além dos que fazem resenhas na internet. Resenhas não são críticas, mas ler críticas pode agregar muito ao seu conhecimento sobre como fazer resenhas.

No dia vinte e nove eu li 29 páginas de Suplício de uma Mulher peça teatral com tradução do Machado de Assis e concluí a leitura. Gostei bastante, achei bem casos de família, festas, traições e tantas outras coisas. Tudo isso no contexto de 1860. E li também 13 páginas de Dois Folhetins que é a crítica e algumas informações sobre Suplício de uma Mulher.


Li 15 páginas de O Fantasma da Ópera e creio que só um grande milagre poderia fazer com que eu lesse esse livro inteiro até o final do ano, mas não vou perder as esperanças. E por fim, li 1 página (um capítulo) de Tito, livro bíblico.



No dia trinta eu li 102 páginas de O Fantasma da Ópera e talvez seja que eu consiga concluir a leitura do livro se eu conseguir tempo para lê-lo no último dia do ano, mas como será um dia em que vou tirar para fazer outras coisas não sei se vou conseguir me concentrar nas leituras. Vamos ver. Agora a história me pegou de vez por que não está sendo só a investigação e está mais parecida com o que eu esperava encontrar desde o início.

E li também 1 página (um capítulo) de Tito.



No dia trinta e um eu li apenas 1 página (um capítulo) de Tito e concluí a leitura desse livro. Não consegui terminar O Fantasma da Ópera, mas não me entristeço com isso. Foi um dia incrível em outros aspectos, e foi uma das melhores viradas de ano da minha vida. Então continuo feliz mesmo tendo lido apenas uma página.




Consegui ler 326 páginas, o que dá 40,7 páginas por dia, o que eu considero um número bom. Li 1080 páginas em dezembro, o que dá 34,8 páginas por dia. Não consegui concluir tudo que pretendia ler, mas consegui ler coisas boas e que gostei muito. Que nesse novo ano que se iniciou todos nós consigamos ler cada vez mais, e que seja um ano de muitas conquistas!






A Paixão Segundo GH - 80 páginas lidas Concluído
Jonas - 2 páginas lidas  Concluído
Filemom - 1 página lidas Concluído
Tito - 3 páginas lidas Concluído
Crisálidas - 48 páginas lidas Concluído
Quase Ministro - 27 páginas lidas Concluído
Carta à Redação da Imprensa Acadêmico - 2 páginas lidas Concluído
O Ideal do Crítico - 4 páginas Concluído
Suplício de uma Mulher - 29 páginas lidas Concluído
Dois folhetins - 13 páginas Concluído
O Fantasma da Ópera - 117 páginas


Nenhum comentário:

Postar um comentário