terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Estamos prontos para a verdade?


Eu estou lendo o livro A Cabana:Reflexões para cada dia do ano, que contém trechos do livro A Cabana de William Paul Young e reflexões sobre os trechos, e como o nome do livro diz, cada dia tem um trecho e uma reflexão diferente. Acho que algumas das reflexões feitas pelo livro em uma ou duas frases merecem uma reflexão maior, por isso vou fazer alguns posts sobre isso. Não vou citar o dia específico da reflexão, por que não pretendo fazer os posts nesses dias, então não vejo sentido em citar o dia.

Sempre pedimos a verdade, e tentamos ao máximo sermos verdadeiros, por que ser verdadeiro é um valor que se construiu ao longo dos anos, e é algo bem visto por todos. E sim, é incrível sermos verdadeiros com as pessoas, sermos abertos sobre o que sentimentos de modo a não magoar ninguém com a dúvida. E sim, também é bom exigirmos que as pessoas sejam verdadeiras com a gente, afinal, se somos verdadeiros, é natural que esperemos verdade das pessoas.

Mas a verdade que eu falo aqui não é apenas sobre ser ou não verdadeiro, e sim sobre saber se portar diante de algumas situações em que verdades que não gostamos nos são ditas. Vou dar alguns exemplos.

Você vai ao médico e descobre que está com câncer. Chega em casa e fala com seu cônjuge, mas diz para os seus filhos, que ainda são crianças, que está tudo bem e você está super saudável. Você talvez pense que esconder a doença dos seus filhos será melhor por que eles vão ficar mais felizes, e com isso, você vai ficar mais feliz, pelo menos momentaneamente. Talvez você pense que por serem pequenos, seus filhos não estão prontos para saber o que é um câncer e o que ele faz.

Outro exemplo. Você é cético e brinca com as coisas do muito espiritual, dizendo que se existem mesmo, tudo deve ser revelado à você. Mas você está pronto para ter uma visão real do mundo espiritual sem sofrer psicologicamente com isso depois? Você está pronto para a verdade que te aguarda após desafiar as forças sobrenaturais? 

Mais um exemplo. Todos morrem, é um fato, não há na terra uma pessoa imortal. Mas você está pronto para a verdade de que todos que você mais ama vão morrer? Está pronto para a verdade de que você vai morrer? E estar pronto não é apenas aceitar que isso acontece, mas sim estar minimamente pronto para lidar com a situação quando isso acontecer.

Nós cobramos muito a verdade de todos e do universo, mas muita vezes não estamos prontos. 

É comum pessoas sentirem que estão com alguma doença, e depois que fazem os exames e descobrem que realmente estão doentes, tudo se torna maior e pior, mais forte e mais assustador. Por que a verdade é algo que não podemos mudar em um piscar de olhos, a verdade é nua e crua e ela dói às vezes. 

Não quero, com esse post, dizer que devemos ter coração de gelo e estarmos sempre pronto para as piores notícias, por que não tem como, mas sim que devemos entender que a verdade é algo maior que nós, e que se queremos saber a verdade sobre algumas coisas, deveremos nos autoavaliar e saber se temos maturidade suficiente pra ver essa verdade. 

E se não tivermos maturidade, devemos ou buscá-la, ou entender que devemos nos preparar para o grande choque que levaremos quando a verdade vier, caso contrário, quando a verdade vir cairemos.

É importante perseguir a verdade, exigir a verdade das pessoas, e ser verdadeiro, mas também é importante saber que às vezes as pessoas vão te proteger da verdade por achar que você não está pronto, e que outras vezes a verdade vai te fazer cair pois o choque foi grande demais. Precisamos aprender a lidar com coisas verdadeiras, da nossa forma mesmo, mas que nos faça bem e que não prejudique outras pessoas, e claro, entender que nem sempre todo mundo está pronto para a verdade, para a sua verdade, e que talvez você não esteja pronto para a verdade do outro.

Lembrando que verdades são relativas, e que fato e verdade são coisas diferentes. Sim, existem verdades universais que servem para todos, mas também há verdades particulares. Por exemplo, Deus é uma verdade pra mim, e talvez não seja pra você. Para algumas pessoas é verdade que brócolis é ruim, mas para mim não. Quando uma opinião começa a ser forte o suficiente para mudar algo na nossa vida (ir aos cultos e comer brócolis por exemplo), ela passa a ser uma verdade para nós, e isso pode ser bom ou ruim.

Outro exemplo prático é: nutricionistas sempre dizem que comer fibras é algo bom pois faz nossos intestinos ficarem mais soltinhos e irmos ao banheiro com uma frequência diária, então todo mundo pensa que fibras são sempre boas e que temos podem comer alimentos ricos em fibras, mas se você está com diarreia, comer alimentos com fibra apenas vai fazer a diarreia piorar. Fora que muita fibra faz o organismo ficar saturado, e leva à diarreia. Então nem sempre uma verdade será universal, dependendo do contexto.

Esteja preparado para as verdades universais, por que nossas verdades pessoais são verdades sobre as quais temos mais controle. Busque ter maturidade e conhecimento suficiente para suportar as verdades que vierem, e fazer delas suas aliadas, ou pelo menos algo que não te traga muito sofrimento. E que principalmente nós estejamos preparados para as verdades que pedimos para nos serem reveladas. E tenha muito cuidado com isso: só peça por algo que você já está preparado para suportar.

Sei que talvez o post tenha ficado um pouco confuso, mas também espero que vocês tenham entendido o suficiente para conseguir tirar algo proveitoso daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário