quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Saber ouvir "não"

Um dos maiores defeitos da humanidade é não saber lidar com o fato de que as pessoas não são obrigadas a fazer o que as outras mandam ou acham correto. E hoje eu não quero falar sobre nós falarmos "não" e as pessoas não aceitaram, mas sobre as pessoas falarem "não" e fazermos disso um grande caso quando não havia nenhuma necessidade.

Temos a necessidade de alimentarmos nosso ego, de sentirmos que somos especiais em alguma coisa, ou até mesmo em tudo, mas isso é muito prejudicial quando sai do controle. Tudo bem você se esforçar para ser o melhor em algo, mas não deixe que isso te faça esquecer das outras coisas da vida, ou que faça sua qualidade de vida piorar.

Quando alguém te disser "não", se pergunte algumas coisas. O que você pediu era realmente necessário? Se você não conseguir aquilo algo em sua vida vai mudar? Você consegue fazer o que pediu? Você pode pedir a outras pessoas para fazerem aquilo?

Use o bom senso. Não peça para as pessoas coisas que você sabe que elas não irão fazer por você ou que não irão te dar. Não fique pedindo dinheiro, isso é inconveniente e dependendo da quantidade chega a ser um abuso. Não peça para que alguém declare sentir algo que ela não sente. Não peça para que alguém faça algo que ela não gosta ou que tenha medo. Não peça coisas inusitadas. Pois na maioria desses casos, a resposta será negativa

Aprenda a ouvir os "nãos" da vida. Sobre empregos, faculdades, amores e conquistas pessoais. Tudo na nossa vida é um processo, não fique perdido no passado e nem coloque sua cabeça demais no futuro, viva o presente, aceite que nem tudo é como nós queremos que seja. E aceite também que para conseguirmos algumas coisas teremos que batalhar por elas, e não apenas querer. Se você não conseguiu um emprego agora, não desista, continua buscando emprego em outros lugares, ou até mesmo no mesmo local, mas melhore o que eles disseram que você precisa melhorar para entrar na empresa. Não desista, mas também saiba ouvir os "nãos" e seguir em frente.

Sempre que você ouvir um "não", seja para o pedido de um copo d'água ou um emprego do sonhos, não brigue, e não deixe a tristeza te vencer. Faça o seu melhor, primeiramente para que os "nãos" sejam evitados, e segundo para que quando eles vierem você consiga lidar com a situação.

"Não" muitas vezes também são sinais de que você deve desistir, e seja maduro e sábio o suficiente para entender quando essas situações acontecem. Se você pediu para namorar com alguém e a pessoa disse não, não continue insistindo. O mesmo serve para se você quer apenas beijar alguém. Principalmente com o que diz respeito aos sentimentos, é muito importante estar atento para ouvir os "nãos" e sair de cena para não sofrer. E não se apegue à uma situação ou pessoa por sentimento se isso não é correspondido.

Aprenda que um "não" pode te levar a um aprendizado importante, que vai mudar algo na sua vida. E claro, que uma porta se fechar pode abrir várias outras. Saiba quando lutar por algo e quando desistir. Não se guie pela opinião das outras pessoas, e sim por seu instinto, pelo bom senso, e por aquilo que você acredita. Não desista do que te move, mas não insista em coisas sem jeito ou que te façam mal. Seja inteligente! Respeite a opinião e escolha das pessoas, para que elas possam respeitar as suas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário