domingo, 27 de janeiro de 2019

Resenha: Eu acho que você é meio doido, sim da Nath Araújo




























Título: Eu Acho Que Você é Meio Doido, Sim
Autor: Nath Araújo
Editora: Editora Planeta
Ano de publicação no Brasil: 2018
Número de páginas: 160
Onde encontrar: Skoob / Submarino / SaraivaAmazon / Americanas
Onde encontrar a autora: Instagram / Twitter / Youtube
Nota: 5/5


Eu acho que você é meio doido, sim, é um livro da ilustradora Nath Araújo, catalogado como autoajuda e autoconhecimento. Se você é daquelas pessoas que odeiam autoajuda e acha que são livros inúteis, peço que leia a resenha até o final e me diga se continua com a mesma opinião sobre este livro.

Aqui temos uma mescla de várias coisas: listas interativas, desenhos para colorir, a história da Nath e conselhos. Gostaria de falar sobre as coisas na ordem em que elas aparecem. Nath vai contando sua trajetória de forma incrivelmente bem humorada, falando algumas coisas de sua infância, como o pensamento dela foi mudando, como ela lida com tudo que acontece na vida dela atualmente, e até mesmo alguns planos pro futuro. A sensação que tive ao ler o livro é que ele é como um diário da Nath. E claro, no meio disso tudo ela vai dando alguns conselhos sobre o que funcionou com ela e ela acredita que vá funcionar com o leitor também.

Ela dá alguns conselhos sobre autoestima, sobre se aceitar da forma que somos, sobre aceitar que temos gostos duvidosos e até mesmo estranhos, e que não devemos ter vergonha disso, afinal, o que gostamos diz muito sobre quem somos. E podemos até conhecer outras pessoas que gostam das mesmas coisas e fazer novas amizades.

O livro contém vários desenhos, que você pode colorir, lembrando sempre de usar uma folha branca entre a folha que você irá colorir e a folha de trás para não manchar. A gramatura é 90, então está ok colorir com lápis e com marcadores a base de água, porém marcadores a base de álcool e tinta não são muito recomendados por que podem deixar a folha meio enrugada. Os desenhos aparecem de acordo com o tema que está sendo abordado, alguns ocupam até duas páginas e outros ocupam um pequeno espaço da página.





























Ela fala sobre filmes, músicas (e teorias sobre músicas), moda e tudo que ela representa, fala sobre ET's, sobre gatos e animais de estimação, entre várias outras coisas, e todos os temas citados, e tantos outros, possuem desenhos lindos para ilustrar melhor o que ela quis dizer, e claro, para que o leitor possa construir a história junto com a Nath, colorindo os desenhos. Digo construir pois sabemos que cores possuem significados, tanto universais quanto pessoais, e cada cor utilizada nos desenhos pode (ou não) significar algo, então o livro acaba sendo um diário seu também, onde, por cores, você conta como você está naquele dia.





























O livro também é recheado de listas interativas. E o bom é que não é apenas o leitor que completa a lista. Antes de abrir o espaço para o leitor completar com suas peculiaridades e séries favoritas, a própria Nath Araújo faz a lista dela, então fica bem mais fácil para o leitor entender qual foi a ideia da autora quando ela criou aquelas listas. E já ter um exemplo de como fazer acaba nos dando coragem.



É muito comum leitores que realmente possuem um hábito de comprar livros e ler com frequência terem dó, pena de rabiscar seus livros. Destrua esse diário foi um livro que conseguiu fazer com que a gente começasse a refletir sobre o fato de livro ser apenas algo material, o que importa mesmo é a história, e se ainda der pra ler a história, o estado geral do livro não importa muito. Então nesse livro, é bom que você colora mesmo, preencha as listas e faça tudo que te der vontade, claro, se o livro for seu.

Eu amei esse livro, me fez super bem. Eu sou super fã da Nath Araújo, e confesso que cheguei a chorar quando o livro chegou na minha casa, mas também me comprometo a sempre trazer uma resenha de qualidade pra vocês, uma resenha real. Realmente acredito que é um livro que muitas pessoas vão gostar, justamente por ter várias formas de interação.

O livro é muito engraçado e divertido, então com certeza vai ser uma leitura leve e gostosa de se fazer, e claro, se você é fã da Nath e consegue entender todas as referências que ela usa no livro, vai ser ainda mais especial. Eu me senti conversando com ela pessoalmente, por que a forma como ela escreve no livro é bem a forma como ela fala nos vídeos do canal dela.

Sobre a parte gráfica do livro só tenho elogios. A diagramação tá incrível, as letras são grandes então a leitura acaba sendo bem rápida mesmo. A impressão dos desenhos estão impecáveis e particularmente acho eles muito bonitos. E claro, as listas estão muito lindinhas. E gente, até eu que não gosto muito de rosa amei o livro com páginas rosas, capa rosa, detalhes rosa, listas rosa, rosa em todo canto. É a cor preferida da autora, por isso tem tanto rosa no livro.






























Recomendo muitíssimo para pessoas que tenham depressão e ansiedade, por que colorir e fazer listas de forma descontraída é um ótimo exercício para ficar bem logo, só não se empolgue demais e faça tudo no mesmo dia. Faça uma coisa por dia pra conseguir aproveitar por mais tempo. Mas depois que acabar, incorpore isso na sua rotina, comece e desenhar e fazer listas de coisas que gosta. Recomendo à todos que gostam de desenhos, aos que gostam de biografias, ao que gostam de autoajuda e livros sobre autoestima. E aos que gostam de pessoas com várias referências pop dos anos 2000 e 2010, por que tem muito disso no livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário