quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Resenha: Jonas (Bíblia)


























Título: Jonas
Autor: Jonas
Editora: Editora Luz e Vida
Ano de publicação no Brasil: 1998
Número de páginas: 2 páginas
Onde encontrarBíblia Online
Nota: 5/5


Esse post é uma resenha, portanto, não tem a menor pretensão de te trazer elevação, confortou ou aprendizados espirituais. Caso queira ver um post falando sobre isso, porém de força espiritual, acompanhe o blog Meus dias com Jesus. Aqui falarei sobre o enredo e minhas impressões de leitura.

Jonas é um livro bíblico que conta a história de Jonas. Deus pediu a ele que fosse à Nínive para pregar o arrependimento, pois a cidade estava coberta de pecados, e se não se arrependesse, todos seriam mortos sem salvação. Mas Jonas decide não ouvir a voz de Deus e pega um navio para o lado oposto, atual Espanha, para fugir de sua obrigação. 

"Jonas se aprontou, mas fugiu do Senhor, indo na direção contrária" Capítulo 1, verso 3.

Porém Deus se irrita com isso, e faz com que o navio onde ele está pegue um tempestade enorme, que simplesmente não passa, mesmo com todos orando aos seus deuses. Jonas sabe que isso é culpa dele, então ele pede para que o joguem no mar. Ele é engolido por um grande peixe, comumente tratado como uma baleia nos dias de hoje, e fica dentro dela por 3 dias. Ele passa esses dias orando à Deus, pedindo perdão. E então, após esse período, o peixe o vomita em Nínive, e Jonas começa seu trabalho.

"Quando senti que estava morrendo,
eu lembrei de ti, ó Senhor,
e a minha oração chegou a ti,
no teu santo Templo" _ Capítulo 2, verso 

O que acontece no final, é que quando o povo se arrepende, Jonas fica com raiva de Deus. Sim, Jonas fica com raiva de Deus por ter perdoado o povo. Naquela época existia um patriotismo excludente, em que os judeus, israelitas, pensavam que apenas eles deveriam ter as bençãos e o perdão de Deus, e que todos os outros povos deveriam adorar seus próprios deuses. O que em momento algum foi bom, pois sempre tiveram um preconceito enorme contra quaisquer religiões, e eram xenofóbicos, acreditando que apenas o seu povo poderia conhecer Deus.






























O livro contém vários outros detalhes, e por isso recomendo que leiam, mas contei o geral da história. Confesso que quando li não entendi por que Jonas havia ficado com raiva, achei sem sentido, e fui procurar vídeos na internet sobre esse livro, e encontrei um vídeo incrível, bem longo, que fala justamente sobre o capítulo 4, último capítulo do livro, que é onde a raiva de Jonas vem à tona. E perceber que Jonas estava com raiva por que Deus é bom e perdoa foi algo chocante para mim. Confesso que no momento eu repudiei Jonas totalmente, como se ele fosse o pior dos homens, mas parei para me analisar e percebi que infelizmente eu também sou como ele.

Dias antes eu havia visto um vídeo sobre o caso Guilherme de Pádua, que assassinou brutalmente Daniella Perez atriz da Globo, há alguns anos, e quando fiquei sabendo que ele havia se tornado um pastor, eu fiquei muito nervosa. Ele ficou vários anos preso por isso, saiu, e como já havia se convertido ainda estando preso, assim que saiu começou a estudar para se tornar um pastor e até se casou novamente. Eu fiquei nervosa por ele ter se tornado um pastor, por que, naquele momento, eu pensei que se ele havia cometido um crime tão horrível, ele não deveria poder orientar ninguém na direção de Cristo. 

Mas quantos santos e heróis bíblicos já não foram assim? Fizeram algo ruim, se arrependeram, e fizeram o Reino de Deus crescer? Sim, o que ele fez foi horrível, mas quem sou eu para julgá-lo? Sei que Paulo deixa como ordem que os líderes religiosos sejam homens sem escândalos, e posso sim não gostar da ideia de o ver como pastor por causa disso, mas não por ele ter se arrependido e achar que ele pode orientar alguém para perto de Jesus. 

Como eu disse, eu realmente não concordo em deixar alguém envolvido em escândalos, principalmente um tão forte, liderar uma igreja ou um grupo, não por que a pessoa não seja digna, mas por que Paulo deixou isso como orientação para que o nome de Deus não seja manchado pelo escândalo do líder. Mas não posso me sentir no direito de, como Jonas, julgar alguém por ter se arrependido e ter se entregado a Deus.

Recomendo a leitura do livro, principalmente pela reflexão que ele me trouxe e que compartilhei aqui com vocês. Creio que você mesmo ler o livro, e não apenas acreditar no que as pessoas dizem que o livro conta, é essencial, pois só lendo é que conhecemos a real história do livro, e cada história vai nos impactar de uma forma diferente. Que possamos ser tolerantes, mas firmes no que acreditamos e no que o nosso sagrado nos ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário