quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Balance de livros lidos em 2018


Esse post é para mostrar a todos a diversidade - ou não - do que eu leio. Separei os livros em categorias e vou mostrar aqui, em gráficos, quais foram os tipos de livros que mais li. Primeiramente gostaria de dizer que em 2018 eu li 12.832 páginas, o que, se formos dividir pelos 365 dias do ano, significa que li em média 35 páginas por dia. Se quiser saber quais foram os títulos lidos em 2018, clique aqui. Não fiz como no balance de leituras de 2017 em que coloquei todos os dados em porcentagem, preferi colocar os números crus aqui, por que achei que assim vocês conseguiriam visualizar melhor.

Aos que estão visualizando o post por celular, recomendo que clique nas imagens para uma melhor visualização, ou que veja o post em modo de computador, algo que consegue configurar, indo até a parte mais baixa da página.

Fiz os gráficos neste site.


A primeira categoria é de livros que estão ou não em desafios. E como podem ver, eu li mais os livros que estavam fora dos desafios do que livros que estavam dentro no geral. Só nos desafios de 2018, que foram feitos especificamente para esse ano, eu coloquei mais de 30 livros e li menos da metade. Li vários do concurso que a Editora Coerência fez no início do ano para publicar um livro de maneira tradicional, ou seja, totalmente gratuita para o autor, e li vários do projeto Machado de Assis.



A segunda categoria é de idiomas. Como podem ver, quase todos os livros que li em 2018 foram em português. Ao longo do ano eu comecei a ler outros livros em inglês, mas não consegui concluí-los ainda em 2018.



































A terceira categoria é sobre o gênero dos autores de cada livro. Lembrando que contei por livro, e não por autor. Ou seja, se eu li 10 livros de um mesmo autor, conta como 10. Li mais homens do que mulheres se for contar por títulos de livros. Os de gênero não especificado são livros de coletâneas com vários autores ou livros de curiosidades, que nem sempre tem um autor específico.





































A quarta categoria ainda é sobre gêneros, porém desta vez contando por autor lido, e não por livros. Aqui a disparidade diminui um pouco, já que muitos dos livros que li, que foram escritos por homens, foram do Machado de Assis, como puderam ver no primeiro gráfico deste post.



































A quinta categoria é sobre nacionalidade. Como podem ver a maioria dos livros que li foram escritos por autores brasileiros, o que me deixa muito feliz. Espero continuar lendo muitos brasileiros e espero também conseguir ler, todos os anos, além de autores brasileiros, autores de mais 10 países pelo menos. Consegui isso em 2018.





































A sexta categoria é sobre o gênero literário de cada livro lido. Como podem ver, li mais livros com a narrativa de romance (ou seja, livros com narrativa em prosa, longa, numa sequência de tempo ampla), mas li vários outros gêneros também, o que me deixa muito feliz. Comecei a ler a Bíblia, fora da ordem cronológica, mas consegui ler vários livros dela e pretendo continuar sempre. Daqui pra frente quero me dedicar a ler mais novelas (como um romance, porém mais curto, narrativa em prosa que tem uma sequência de tempo média ou pequena).




































E a sétima categoria é sobre o subgênero literário, que são os livros de romance romântico ou terror, e por aí vai. O subgênero mais lido foi romance, seguido de fantasia, algo que aconteceu graças ao concurso da Editora Coerência, que contou com inúmeros livros de fantasia. Por ter lido muitos livros da Bíblia, eu acabei lendo muitos livros religiosos. Li vários contos eróticos também, e tive meu primeiro contato com fluxo de consciência. Coloquei como "ficção" livros que são realmente histórias não-reais, mas que eu não consegui encaixar em nenhuma outra categoria.






























Em comparação com o ano anterior eu:

  • Li mais homens do que mulheres, isso por que comecei a ler mais livros clássicos, e infelizmente são poucas as mulheres que são consideradas clássicas. Vou dar o meu melhor em 2019 para tentar deixar menos diferente esse número.
  • Li mais brasileiros, algo que eu considero super positivo e espero conseguir manter por muitos anos.
  • Li mais de todos os subgêneros literários, em partes isso aconteceu por que em 2018 em li mais do que o dobro de 2017.



Espero que tenham gostado do post e que ele lhe inspire a analisar suas leituras também e mudar o que você achar que precisa mudar.


2 comentários:

  1. Olá!! Amei o seu blog. Só o conheci hoje. Não consegui visualizar os títulos dos livros lidos em 2018. Sucesso!

    ResponderExcluir