sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Leitura todo dia #84


Mais uma semana do incrível projeto Leitura todo dia, criado pela Nine Stecanella, para fazer com que os participantes adquiram o hábito da leitura. O projeto em si não tem uma meta fixa, mas eu sempre gosto de colocar uma meta, pra ter um norte, mesmo que não seja sempre. Colocarei metas nessa semana, por que realmente são livros que quero muito ler e acho que, pelo menos nessa semana, colocar uma meta vai me ajudar.

Quero deixar claro que a minha contagem de semanas não é de 7 dias sempre certinho. Eu sempre fecho o mês como um todo, então eu divido o mês em 4 semanas, e nem sempre a semana fica realmente com 7 dias, pode acontecer de ficar com 8, ou seja, começar e terminar no mesmo dia da semana. Exemplo, essa semana começou no dia oito e termina no dia 15, ambos são uma terça-feira.

Iracema - 31 páginas restantes
Divã - 133 páginas restantes
O Cupido e a Psiquê - 74 páginas restantes
A Noite dos Quatro Furacões - 144 páginas restantes

Meu objetivo é realmente concluir essas quatro leituras. Principalmente por que são livros mais curtos, então creio que serão leituras mais rápidas. Posso estar enganada? Sim, mas se tudo der certo, conseguirei ler esses livros.













No dia oito eu li 31 páginas (onze capítulos) de Iracema e concluí o livro. Gostei muito da leitura, achei algo bem diferente, representativo até, e aborda a questão da miscigenação, algo que muito me interessa. Eu sou contra a miscigenação, por que, para os que não sabem, foi algo incentivado pelo governo brasileiro desde que os portugueses chegaram aqui, pra que os indígenas e africanos trazidos, ao longo dos séculos, se tornassem brancos. Ou seja, eles queriam ir diluindo a cor das pessoas. Iracema, personagem principal do livro, é uma índia, e se casa com um homem branco. Bem parecido com Pocahontas inclusive, já que nas duas histórias o homem branco muitas vezes é visto como o salvador da pátria quando na verdade não é nada disso. Tenho tendência a não gostar disso, mas em Iracema não foi algo que me incomodou. Tipo, foi algo que aconteceu e eu não gostei, mas não chegou a me incomodar. Recomendo muitíssimo a leitura.

E li também 25 páginas (oito capítulos) de Divã e estou completamente apaixonada pelo livro. A escrita da Martha Medeiros é muito boa, e o fato o livro acontecer em sessões de terapia é algo novo pra mim e que me agrada bastante.



No dia nove eu li 36 páginas (treze capítulos) de Divã e sigo amando o livro. É incrível. Estou fazendo várias marcações e já acho que será um livro favorito. Recomendo muito que leiam, a vida da Mercedes, personagem principal é bem comum, normal, e isso faz com que qualquer leitor, principalmente mulheres, se identifiquem muito com o que ela diz.

E comecei a ler O Cupido e a Psiquê, que é um livro de contos folclóricos/mitológicos. Li 26 páginas, dois contos, Midas, a história do Rei Midas; e Cupido e a Psiquê, que é um conto muito interessante. Descobri que Cupido é um Deus, o que talvez seja bem óbvio para algumas pessoas, mas eu nunca havia lido essa informação, ou não me lembrava de ter lido. Gostei bastante dos dois contos lidos.



No dia dez eu li 72 páginas (vinte e três capítulos) de Divã e concluí a leitura de um livro favoritado! Gente, sério mesmo, recomendo que todos leiam esse livro. É maravilhoso, bem mais do que eu esperava. A autora coloca questões muito do nosso dia a dia e isso faz tudo ser incrível, por que a identificação é automática, e as inúmeras reflexões feitas são coisas muito reais e presentes na nossa vida. Eu simplesmente amei!



No dia onze eu li 13 páginas (três contos) de O Cupido e a Psiquê. Li Como a noite apareceu, História do Guaraná e A onça e o bode. Gostei muito do primeiro, e são todos contos de histórias indígenas do Brasil.  Obviamente são todos bem fantasiosos, e apesar de serem narrativas brasileiras, foram todas novas para mim. O segundo também é muito bom, e bem triste.



No dia doze eu li 35 páginas (dez capítulos) de O Cupido e a Psiquê e concluí a leitura do livro. Li dois contos populares brasileiros: O bicho manjaléu e A festa no céu. Dois contos populares portugueses: A riqueza e a sorte e Comadre Morte. Gostei bastante de Comadre Morte, tem um tom sarcástico muito bom.  E uma mesma fábula, O lobo e o cordeiro, contada por vários autores diferentes.

E comecei a leitura do livro 10 passos simples para eliminar o seu estresse. Li 29 páginas e estou gostando. Não estou amando, não achei o livro nada de muito inovador, mas até agora está ok.



No dia treze eu li 17 páginas de 10 passos simples para eliminar o seu estresse. Comecei a ficar irritada com os erros. Há muitos erros ortográficos, gramaticais, e erros de concordância mesmo. Na capa do ebook diz que o escritor é Diego Mangabeira, um coach, mas parece muito que o texto inteiro foi traduzido no google tradutor e que ficou tudo errado por que não houve revisão.



No dia quatorze eu li 22 páginas de 10 passos simples para eliminar o seu estresse e concluí a leitura do livro. Achei um livro interessante, com dicas válidas e que podem ser aplicadas em vários locais e momentos da vida, como por exemplo, fazer uma lista de coisas que te dão ansiedade pra você ir aprendendo como lidar com cada uma das coisas; fazer uma lista com coisas que você pode fazer quando a ansiedade vier; e dá dicas de tipos de respirações diferentes pra fazer e se acalmar nas crises, além de dicas de visualizações. Eu achei as partes das dicas bem úteis e boas, mas as coisas que pretendiam ser mais técnicas eu achei bem chatas por que simplesmente não tem fontes. E fora que existem vários erros, como já disse anteriormente. Dei 3 estrelas por que é um livro útil, mas foi bem mal escrito.



No dia quinze eu li 52 páginas (dez capítulos) de A Noite dos Quatro Furacões, um livro da coleção Vaga-Lume, que é uma coleção de livros, se não me engano todos escritos por escritores brasileiros, quem tem livros incríveis! Já li alguns livros dessa coleção quanto era mais nova e ainda não tinha blog, e quero ler vários livros dela. São livros infanto juvenil. Li essas páginas num tempo bem curto até, para os meus padrões. Até agora, o personagem principal, que tem uma banda, está tentando reunir os membros, por que toda vez que ele marca um ensaio alguém desmarca. Eles precisam ensaiar para vencer seus rivais num concurso de bandas de rock para crianças de até 15 anos. Está sendo bem legal.



Bom, nessa semana eu consegui ler 358 páginas, o que dá 44,7 páginas por dia! Eu fiquei bem perto de cumprir a minha meta, e sei que se eu tivesse lido em todos os dias eu teria conseguido, mas como alguns de vocês sabem, eu não me forço à ler. Leio quando quero, ou sinto que devo, mas sem a obrigação de ler. Estou  muito feliz com o resultado dessa semana por que apesar de não ter concluído o último livro da meta, eu li um outro livro, e consegui ler bastante! Espero que a próxima semana seja igualmente proveitosa, e eu eu consiga até ler mais, e chegar às 50 páginas diárias. Vamos que vamos!


Iracema - 31 páginas lidas Concluído
Divã - 133 páginas lidas Concluído
O Cupido e a Psiquê - 74 páginas lidas Concluído
10 passos simples para eliminar o seu estresse - 68 páginas lidas Concluído
A Noite dos Quatro Furacões - 52 páginas lidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário