sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Resenha:It A Coisa de Stephen King



Título:It A Coisa
Título original:It
Autor:Stephen King
Editora:Suma de Letras
Ano de publicação:1986
Ano de publicação no Brasil:2014 (essa edição,com essa capa nova)
Número de páginas:1104
Preço:R$ 79,90
Paguei:R$ 79,90
Nota:5/5



"Mentimos melhor quando mentimos para nós mesmos."

Eu já havia feito uma resenha pra esse livro,mas percebi que ela estava curta demais,então resolvi deixar aquela versão mais curta pra quem não tem muita paciência pra ler resenhas,e resolvi fazer essa aqui pra quem não se importa de ficar 20 minutos lendo uma resenha.


Assim como quase todos os livros do King,se não todos,esse livro se passa no Maine,mais precisamente numa cidade chamada Derry.Num primeiro momento somos apresentados à Bill,uma das sete crianças que vão protagonizar o livro.O primeiro cenário ao qual somos apresentados é a casa de Bill.A rua em que ele mora foi inundada por uma chuva forte.Ele tem um irmão menor chamado George,que assim como a maioria dos irmãos caçulas,querem brincar o tempo todo com o irmão mais velho.Querendo se livrar de ter que brincar com seu irmão,Bill constrói um barco de papel e dá pra George,e o menino vai pra rua brincar com o barco.


George solta o barquinho na água,e ele vai parar dentro de um bueiro,ele ouve alguém falando perto dele,mas não encontra ninguém por perto.Então ele encontra um palhaço,só que esse palhaço está dentro do boeiro.O palhaço diz à George que ali no bueiro há vários barquinhos,e que ele aceitar brincar com o palhaço,ele poderá ter todos os barquinhos que quiser.Como George é apenas uma criança pequena,ele aceita,e vai chegando perto.É aqui que começa o inferno da vida se seu irmão,Bill.O palhaço começa a machucar George,ele grita,Bill ouve,mas não chega à tempo,seu irmão já havia sido puxado pra dentro do bueiro.

"Não,eles não eram reais.Monstros da tv,do cinema e dos quadrinhos não eram reais.Não até você ir para a cama e não conseguir dormir,não até as quatro últimas balas,enroladas em lenços de papel e guardadas debaixo do travesseiro contra os males da noite,serem comidas;não até a cama virar um lago de sonhos horríveis e o vento gritar do lado de fora e você ter medo de olhar pela janela porque poderia haver um rosto ali,um rosto antigo e sorridente que não apodreceu,mas simplesmente secou como uma folha velha,com os olhos como diamantes afundados empurrados no fundo de órbitas escuras;não até você ver a mão enrugada como uma garra segurando um monte de balões."

Depois desse episódio,várias pessoas,em sua maioria crianças,são assassinadas em circunstâncias misteriosas.Onde mesmo quando a justiça determina um culpado para o assassinato,todos sabem que o real assassino é algo que não é desse mundo.Várias pessoas chegaram a ver o palhaço,mas esse era o perigo.Pennywise,o palhaço assassino,não era somente um palhaço.Ele toma a forma do que a pessoa mais tem medo,então pode aparecer como literalmente qualquer coisa.Ele aparecia mais comumente como palhaço porque assim poderia atrair as crianças mais facilmente sem levantar suspeitas.






O livro dá um salto para o tempo "presente",que seria 1985,que foi quando o livro foi concluído e nos mostra como os protagonistas estão hoje em dia.Uma coisa legal é que o livro  nos apresentou os personagens,pelo menos a maioria dele,já adultos,e então,aos poucos começou a falar sobre a infância deles juntos e sobre todos os horrores que eles passaram.

"Duvido que imaginaria o quanto o homem com rosto comum de caixa de banco está lutando para seguir em frente,para manter a mente sã."

Das sete crianças,apenas uma delas cresceu e continuou morando em Derry.O interessante é que Mike,o que continuou em Derry,é o único que se lembra de tudo que aconteceu,de tudo que eles passaram juntos,todos os outros não se lembram muito de sua infância,é como se fosse um borrão,eles sequer se lembram uns dos outros.O que nos afirma que a coisa está em Derry.Mike sabia que a coisa não estava morta,ela desapareceu por um tempo,mas ele sabia que em algum momento ela iria voltar.E ela volta.

"O focinho da coisa era longo e pregueado.Fluído verde escorria de rasgos negros como bocas verticais em suas bochechas.Seus olhos eram brancos e gelatinosos.Os dedos unidos por membrana tinham garras como lâminas as pontas.A respiração era borbulhante e profunda,o som de um mergulhador com regulador ruim."

Volta mais forte,pois agora ela não quer somente matar as crianças daquele tempo,mas quer matar as sete crianças que a mandaram embora,que a expulsaram da cidade.Como Mike é o único que se lembra da Coisa e o único que continua vivendo em Derry,ele entra em contato com todos os outros 6 que,quando eram crianças prometeram que se a Coisa voltasse à cidade,eles seriam as pessoas que a destruiria.


Cada um dos 6 reage de uma forma única e diferente.A partir da reação de cada um dos 6,que agora são adultos,começamos a conhecer um pouco mais da história de cada um com a Coisa,como a Coisa se revelou à eles,pois a Coisa se releva como sendo a coisa que a pessoa mais tiver medo,o "disfarce" de palhaço é apenas para atrair as pessoas.Ficamos sabendo das experiências de vida de cada uma dessas crianças.Mesmo sendo apenas crianças na época,eles vivam coisas horríveis,não somente por causa da Coisa,mas em casa,na escola e no bairro onde moravam.A infância de todos eles foram como pesadelos horríveis.

"De repente,ele viu o rosto dela de uma forma completamente diferente,e por causa disso,ele se tornou um novo rosto,o rosto de um poeta cansado."

A história da Bev foi uma das que mais mexeu comigo porque é algo muito real,que vem sido discutido nos últimos tempos,mas que mesmo assim acontece várias vezes perto da gente e não vemos ou fingimos não ver.A história do Mike é marcada por racismo e essa questão também achei muito legal,pois ver um livro de horror dando foco à essa questão,e de várias outras questões importantes,é algo surpreendente.A maioria dos livros de horror apenas se foca em deixar as pessoas assustadas demais para dormirem à noite.

"Um medo negro tomou conto do coração dela e fechou sua garganta.Ela se viu com medo de virar para o lado direito,sua posição favorita para dormir,porque poderia ver alguma coisa olhando para ela pela janela.Assim,ela ficou deitada de costas,retas como uma vara,olhando para o teto."

Muitas páginas são dedicadas à infância dessas 7 pessoas que prometeram derrotar a Coisa,mas como a infância deles foi marcada por vários ataques da Coisa,continua sendo assustador e devo confessar que por várias vezes eu parei de ler o livro no meio de um capítulo porque estava com medo demais para continuar a leitura.Fora o fato de eu só ler esse livro até as 18h,depois disso sem chance de eu continuar lendo.


O livro não tem alívios cômicos,até acontece de rolar alguma coisa que poderia aliviar,mas logo após já acontecem coisas agoniantes e não dá tempo de realmente sentir algum alívio.Como é um livro de horror,os acontecimentos realmente ficam na nossa cabeça e nos fazem ficar pensando sobre algumas coisas e,acreditem ou não,mesmo dois anos depois de ter lido o livro ainda me pego com medo de olhar para ralos de pias,banheiros,tanques e coisas parecidas por causa de algo que aconteceu com um dos personagens do livro.


As partes que narram o que acontecia com eles já adultos,mas antes de voltar à Derry,são mais tranquilas pois mostra,basicamente,a vida de adultos normais que nem mesmo se lembram de sua infância,mas assim que eles recebem a ligação as coisas já começam a tomar um rumo assustador,e aí começa a acontecer uma coisa pior que a outra em sequência,e quando chegamos nas últimas 200 páginas o livro começa a ficar agoniante de uma forma surreal.

"Mas ninguém olhou; ninguém ouviu. E, nos momentos finais do sonho, ele percebeu com horror frio e apavorante que eles não conseguiam ouvi-lo. Ele estava morto. A Coisa o havia matado, e ele estava morto. Ele era um fantasma."

A Coisa volta a aparecer em Derry a cada 27 anos,obviamente não é coincidência,mas o primeiro filme do livro saiu em 1990 e agora,em 2017,foi lançada uma nova adaptação para o cinema,ou seja,27 anos depois.Achei isso genial!Enfim,quando Pennywise volta à Derry,e os assassinatos recomeçam,as pessoas não entendem direito o que está acontecendo,mas os mais velhos se lembram de que de tempos em tempos ocorrem ondas gigantescas de assassinatos e elas param de repente,sem explicação nenhuma e muitas vezes sem nenhuma pessoa presa como suspeita ou culpada por todas aquelas mortes.


O livro fala sobre esses assassinatos,no início do livro,logo após nos falar sobre o assassinato de George e por aí já podemos perceber o quão brutal e inumana a Coisa é.Ninguém é assassinado de uma forma "normal",a maioria é encontrada com partes do corpo faltando e algumas nem mesmo são encontradas,pois foram inteiramente comidas.A Coisa provavelmente é a pior coisa com a qual você pode se deparar,e dificilmente sairá vivo dessa.






Agora vamos finalmente às minhas opiniões.Primeiramente,como eu já havia lido 2 outros livros do Stephen King antes de ler A Coisa,Misery e Carrie a estranha,eu já estava familiarizada com a escrita do autor,mas de maneira nenhuma estava preparada para o que viria.Carrie,apesar de sim ser um livro que entra na nossa cabeça,é bem mais visual do que psicológico,Misery também.Claro que Misery fala sobre cárcere privado e o que vai acontecendo na mente do Paul ao longo dos dias nos deixa bastante perturbados,mas novamente,é um livro que é bem mais visual,porque ele sofre tortura e tal.Sim,há tortura psicológica,mas na maioria das vezes Paul lida bem com tudo aquilo.


It,apesar de ser bem visual também,com cenas bem nojentas,aterrorizadoras e cheias de sangue,é algo que vai entrando na nossa mente ao ponto de pararmos a leitura por medo de continuar.Como eu já disse,eu não lia esse livro de noite de jeito nenhum,fiz isso uma vez e quase morri de medo de dormir depois e sonhar com o que havia acontecido.

"...ele sentiu uma dor breve e quente quando o bico da coisa furou sua pálpebra e começou a sugar o fluído de seu globo ocular.Sentiu o olho despencar da órbita e gritou de novo.Uma sanguessuga voou para dentro da boca quando ele fez isso e se aninhou na língua."

Isso acontece porque o livro usa elementos que normalmente as pessoas tem medo,então mesmo que,assim como eu,você não tenha medo de palhaços e até goste deles,em algum momento vai ter algo que te assusta,algo que te gera fobia.No meu caso foram espelhos e fotos.Nada contra fotos,afinal,vocês sabem,amo fotografia,mas não sou o tipo de pessoa que fica olhando uma foto por muito tempo porque eu tenho a paranoia de que a foto vai começar a se mexer,some isso ao fato de ser uma foto de um palhaço assassino.Espelhos são coisas que não gosto.Nosso cérebro,depois de mais de 7 minutos olhando pro espelho,começa a ficar entediado e começa a deformar o nosso rosto ou coisas ao redor pra ficar mais interessante.Nunca fiquei olhando fixamente para o espelho por mais de 2 minutos,mas sabemos que existem várias lendas urbanas envolvendo espelhos,inclusive já escrevi um conto sobre isso e me borrei de medo revisando ele porque eu estava sozinha em casa.

"Nele havia uma imagem do meu rosto,sem olhos,com sangue escorrendo das órbitas,um grito distorcendo a boca na superfície fina e emborrachada do balão."

Ou seja,você pode não ter medo de palhaços,nem de espelhos ou fotos,mas pode ser que tenha medo de buracos onde tu não sabe onde vão parar,tu pode ter claustrofobia,pode ter medo de escuro,ou pode ser daquelas pessoas que tem medo de ter pesadelos e medo de ler descrições de pesadelos.Pode ter medo de aranhas,e se você tem,vá bem preparado.Pode ter medo de insetos voadores e todos esses elementos são usados de formas horríveis nesse livro,então o livro vai conseguir mexer com seu psicológico em algum momento da leitura.

"Se fosse apenas cansaço,não haveria problema,mas era mais do que isso:uma sensação de que ele estava surtando,sonhando,tendo ilusões de paranoia."

O livro tem partes bem visuais que dão uma agonia enorme,como vocês já devem ter percebido em algumas das citações que eu coloquei aqui durante a resenha.Em vários momentos eu chegava a sentir a dor que os personagens estavam sentindo,sentia uma agonia,uma coisa estranha enquanto estava lendo.O fato de o livro contar com detalhes sobre cada um dos 7 personagens principais foi algo incrivelmente bom,pois fez com que eu me apegasse à eles muito rápido,o que significa que nas primeiras 200 páginas eu já me sentia super amiga deles.


Pra vocês terem uma ideia do quanto me apeguei aos personagens,no final eu chorei porque o livro tinha terminado e eu não teria mais a companhia diária deles.Mesmo sendo um livro de horror e mesmo tudo ficando pior a cada capítulo,eu me apaguei MUITO aos personagens principais,ficava agoniada toda vez em que eles ficaram cara a cara com a Coisa.Passei dois meses e meio lendo esse livro,terminar de lê-lo foi como se eu tivesse namorado com alguém por dois meses e meio e a pessoa terminar comigo sem motivo e simplesmente ir embora.Sim,o livro continua aqui e sei que posso lê-lo sempre que quiser,mas provavelmente só o lerei novamente daqui uns 3-4 anos,porque por enquanto várias cenas do livro ainda estão gravadas e frescas na minha memória de um jeito que talvez nem seja tão saudável assim.


Durante a leitura,toda vez que o Penny aparecia como palhaço,confesso que eu fiquei com um certo medinho de palhaços,mas como eu adoro palhaços,sempre gostei e não queria ficar com fobia deles simplesmente pro causa do livro,eu me obrigava e ficar vendo fotos de palhaços legais e fofinhos pra tentar tirar a imagem de palhaço assassino da minha cabeça.Funcionou?Olha,continuo não tendo medo de palhaços,continuo gostando deles,mas dependendo da maquiagem que ele estiver usando,ou da máscara,eu...não é medo,é desconforto,entendem?Não me sinto mais tão confortável vendo imagens de palhaços loucos e assassinos quanto eu me sentia antes de ter lido esse livro.

"Talvez no final seja a voz que conta a história que importa mais do que as próprias histórias."

Stephen King me surpreendeu nesse livro,eu sinceramente não esperava encontrar essa brutalidade toda,esse banho de sangue a cada novo capítulo,tantas mortes e ao mesmo tempo tantas histórias de vidas difíceis,parecidas com a nossa,e tantos momentos emocionantes e que nos fazem refletir.O terror psicológico aqui é real,então por favor,não leia esse livro sem ter a plena noção de que vai ter isso tudo que citei acima.Caso queira saber um pouco mais do que tem no livro,recomendo que veja o filme.Claro que há algumas coisas diferentes,mas no geral,é uma ótima adaptação.Mas só recomendo que veja caso você não se importe de já ler um livro do qual tu já sabe a história,no meu caso,eu já havia visto algumas partes do filme de 1990 quando era criança,mas como só vi o finalzinho,eu nem me lembrava direito e não atrapalhou em nada a minha experiência.

"Você ri porque o que provoca medo e é desconhecido também é engraçado,você ri como uma criancinha ri e chora ao mesmo tempo às vezes,quando um palhaço cabriolante de circo se aproxima,sabendo que é pra ser engraçado...mas também é desconhecido,cheio de poder eterno do desconhecido."

É um livro forte,recomendo principalmente para os amantes de terror/horror que tenham paciência para ler um livro tão grande.Recomendo para pessoas que gostam do Stephen King,mas não recomendo esse livro para um primeiro contato com o autor.Caso seja o seu primeiro contato com o King,recomendo que comece por Carrie a estranha caso você seja do tipo muito medroso,já que esse livro não é tão aterrorizante,ou pelo livro Escuridão Total Sem Estrelas.Ainda não li os três próximos livros que vou citar,mas pelo que conheço da história(e é bastante,já que eu vivia vendo resenha desses livros),acho que também podem ser uma boa introdução ao autor:O Cemitério,O Iluminado e Joyland.It é um livro muito denso,muito pesado,fisicamente e psicologicamente,então talvez não seja tão recomendável assim começar por ele.Caso você tenha medo de gatos,passe longe de O Cemitério,sério.




Agora vamos falar sobre a parte física do livro,que também é super importante.As letras são pequenas,o que talvez faça com que pareça que você está num ritmo de leitura lenta,e provavelmente vai ser uma coisa que vai te incomodar no início.Pra mim,nas primeiras 70 páginas,eu estava achando aquelas letras minúsculas,mas ao longo na leitura você vai se acostumar com o tamanho da fonte.O espaçamento tem um tamanho legal,o que é bom,já que as letras já são pequenas.As folhas são amareladas,o que é ótimo,folhas brancas fazem mal pros nossos olhos,quando estamos lendo em algum lugar com uma forte exposição de luz,ou com a luz artificial acesa.

"Um pássaro apareceu no Caminho...
Ele não sabia que vi...
Ele partiu a Minhoca no meio
E comeu o bicho bem ali. _ Emily Dickison,Um pássaro apareceu no caminho."

Agora preciso dizer algo:QUE CAPA!Existem várias edições de It aqui no Brasil,e sinceramente,eu não o teria comprado se ele estivesse com as outras capas por elas serem estranhas.Já vi capas com palhaços de bonecos,e a única capa que eu cheguei a achar aceitável,era a capa de um livro com aquelas folhas que parecem jornal,ou seja,sem chance.Quando a Suma de Letras lançou essa edição eu pirei,e em 2015 ganhei o livro de presente de aniversário.Eu achei o preço super caro?Achei!Queria ter comprado pela internet,já que na época estava por R$ 59,90,mas minha mãe quis comprar no dia exato do meu aniversário e acabou comprando na livraria física por 79,90.Coração chegou a doer.Mas vale o preço,primeiramente porque o livro é MUITO grande,têm várias páginas e é super pesado,e claro,tem uma estória incrivelmente bem escrita.

"Vai se afastar e desmoronar,assim como acontece com os pesadelos.Você acorda ofegante e suando muito,mas 15 minutos depois não consegue nem lembrar sobre o que era o sonho."

Se for comprar o livro,tenha em mente de que ele ocupa bastante espaço na estante,cerca do espaço que dois livros de As Crônicas de Gelo e Fogo ocupam juntos,então separe um espaço pra ele,de preferência num lugar onde não suje muito,porque como a capa é branca,pode manchar com facilidade.Mas como a capa já tem aquelas manchinhas de sangue,caso a tua manchar,segue o baile e finge que faz parte das manchas da capa mesmo.

2 comentários:

  1. O filme tem seus melhores momentos na dinâmica do Grupo, lembrando os clássicos de Spielberg e a nostalgia dos filmes da década de 80. IT, a Coisa. uma obra prima do medo!! O início do livro é arrastado: pelo menos até a página 500, nada de muito emocionante acontece. É preciso paciência. A história de Beverly é incrível, mas pode ter muitos gatilhos para quem tem problemas com assuntos como violência contra a mulher, estupro e assédios. As cenas de espancamento e abuso são relatadas detalhadamente, o que torna os capítulos referentes à garota difíceis de serem lidos. Aliás, cenas de violência estão presentes em todo a obra. A ação sinistra da Coisa parece brincadeira de criança (literalmente), se comparadas com as surras que o “valentão” Henry Bowers dá nas outras crianças. Depois de ler mil páginas, o que o leitor espera é que as últimas 100 sejam excepcionais — e expliquem toda a doideira que rolou até aquele momento. Mas não é isso que acontece. O fim de It decepciona por ser muito alheio ao que se esperava. A história do livro parece muito real, até o leitor se deparar com um final completamente místico e desconexo. Outro fator crucial, é claro, é a prosa de Stephen King. O homem faz sucesso por um motivo: a história é tão bem contada que o leitor se sente dentro da pequena cidade de Derry, onde tudo acontece, e se emociona com os personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a criação da história da Beverly algo muito importante de ser citado. Acho que abre discussões para o assunto, e provavelmente o principal motivo de os personagens serem tão diferentes e terem histórias tão complexas, é para mostrar que a Coisa não escolhia pessoas dentro de um padrão. Mas sei que pra quem já viveu tudo que ela viveu pode ser algo bem forte. De qualquer forma, acaba sendo um tipo de alerta até mesmo para os pais, pois geralmente quem faz isso tá dentro de casa.

      Achei o final meio jogado demais. Achei bom, mas não foi tão bom quanto todo o resto do livro.

      E a escrita do King é com certeza a melhor parte. Se fosse o mesmo enredo na escrita de qualquer outra pessoa, não seria tão bom quanto é na escrita do King.

      Excluir