segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Resenha: A Tumba e Outras Histórias de H.P. Lovecraft



Título:A Tumba e Outras Histórias
Título original:The Tomb and Other Tales
Autor:H.P. Lovecraft
Editora:Editora L&PM Pocket
Ano de publicação:1922
Ano de publicação no Brasil:2007,a edição da L&PM.
Número de páginas:212
Preço:De R$13,90 até R$19,90
Paguei:R$50,00 no box com os clássicos do terror
Nota:5/5


Esse livro contém 13 contos completos e quatro fragmentos.Os fragmentos são sonhos que o autor teve e anotou para escrever alguns contos baseados nos sonhos,mas acabou que ele não mexeu nesses fragmentos e eles acabaram ficando assim mesmo.Vou falar deles primeiro por que,mesmo eles sendo as últimas coisas do livro,eles são menores.


Não vou dar detalhes,são fragmentos,obviamente são bem pequenos,têm entre 1 e 4 páginas e são Azathoth,O descendente,O livro e A coisa no luar.Por serem sonhos são todos bem estranhos e sem muito nexo.


Os primeiros 8 contos são A tumba / O festival / Aprisionado com os Faraós / Ele / O horror em Red Hook / A estranha casa que pairava na névoa / Entre as paredes de Eryx / O clérigo diabólico.Meu conto preferido,com toda certeza foi A estranha casa que pairava na névoa.É sobre uma casa que ficava na montanha mais alta da cidade,por ser muito alta,ela meio que ficava entre as nuvens e não dava pra ver a montanha direito,mas dava pra ver a casa.A casa era conhecida na cidade e todos diziam coisas terríveis sobre a história daquele lugar.Um dia um homem toma coragem e vai até lá.O caminho já não é fácil,e quando chega lá em cima ele percebe que só há uma porta na casa e que a porta fica de cara pra um precipício.A casa,e seu morador são cheios de mistério e eu amei isso.

"Por outro lado,não gosto de recontar um incidente no qual minha própria imaginação fantástica deve ter participado de maneira tão importante." _ Página 31,Aprisionado com o Faraós

Claro,todos os contos são cheio de mistério e suspense,afinal é um livro de horror.Temos livros com mitologias de diversas partes do mundo,contos com mortos,cadáveres,contos sobre magia negra,invocação,e até mesmo com o próprio capiroto.


O conto que abre o livro é A tumba,e já começamos super bem!É sobre um homem que está andando,perdido em seus pensamentos tristes,até que avista uma pedra diferente,uma tumba.Fica fascinado por ela,e começa a pesquisar quem são as pessoas daquela família.Ele fica simplesmente encantado com aquilo tudo,fissurado,basicamente passa a viver por aquela tumba.Até que um dia ele consegue abri-la.É bem creepy,não foi algo do qual senti medo,mas definitivamente senti algo enquanto estava lendo.

"Próximo da minha casa há um vale arborizado peculiar em cujos recantos na penumbra passei a maior parte do tempo lendo,pensando e sonhando." _ Página 8,A Tumba

Depois vamos para as primeiras histórias,que são os primeiros contos que o autor escreveu.E são bastante bons,alguns são bem assustadores,outros nem tantos,mas todos eles são bem escritos de uma forma que não dá pra perceber que eram os primeiros escritos de alguém.Os contos são A fera na caverna / O alquimista / Poesia e os deuses / A rua / A transição de Juan Romero.


Eu adoro alquimia,é uma das coisas que mais me interessam,apesar de eu não saber muito sobre por motivos que não sei guardar nomes de pessoas(inclusive já passei várias vergonhas por causa disso).Assisti Fullmetal Alchemist há 7-8 anos e depois disso eu passei a pesquisar algumas coisas sobre alquimia e acho muito interessante,principalmente porque é bem creepy.



Dei 5 estrelas pra esse livro porque eu realmente senti medo enquanto lia.Na verdade não chegou a ser medo,porque quando eu sinto realmente medo de algo eu paro de ler,ou leio somente durante o dia&se tiver alguém em casa,e eu consegui ler esse livro durante a noite.Apesar de que na hora de dormir,me desculpem a palavra,dava um cagaço de ter pesadelo depois.

"Então,em vez dos poemas que eu desejara,sobreveio apenas uma escuridão arrepiante e uma solidão inexprimível;e vi por fim uma verdade terrível que ninguém tivera ainda a coragem de sussurrar antes." _ Página 66,Ele

Por isso eu gosto de livros de horror.Livros de terror são aqueles que apelam para o visual,ou seja,que são descritivos de forma que te faça ter medo ou nojo daquele ser ou daquela cena que está sendo descrita.Que te faz imaginar e sentir medo.Por exemplo,falar sobre zumbis com carne podre,olhos vazios,ossos aparecendo por todos os cantos,bastante sangue etc.Horror é aquilo que mexe com o seu psicológico,aquele que te faz sentir medo a ponto de olhar pros lados ou pra trás pra ter certeza de que não tem nada por perto,aquilo que te faz sentir medo de levantar durante a madrugada,ou seja,aquele que mexe com o seu psicológico.É comum os dois gêneros andarem lado a lado,mas são coisas diferentes.

"Não tente mais nada com aquela...coisa.Nada pode voltar a ser o que era antes.Só pioraria as coisas fazer,ou convocar,algo." _ Página 157,O clérigo diabólico

Muitos dos contos me fizeram ficar pensando sobre o que eu havia acabado de ler e muitas vezes,ficar pensando sobre o que eu havia acabado de ler me levou por caminhos bem assustadores de pensamentos.Aqueles pensamentos que tu sabe que se não parar de pensar sobre aquilo,tu não vai conseguir dormir direito depois.






























A edição do livro é bem simples.É livro pocket,né?Então ele é pequeno,tem 10cm de altura,é fino porque tem poucas páginas e as letras são bem pequenas,o que é ruim porque as folhas são brancas.Ou seja,se você tem miopia,astigmatismo ou hipermetropia,nem pense em ler esse livro durante a noite se não quiser ter dor de cabeça ou se não quiser ficar com os olhos doendo e/ou lacrimejando por causa do reflexo da luz.

"O seu quarto está cheio de livros do tipo mais maçante e pueril,e hora após hora ele tenta perder-se nas suas páginas débeis." _ Página 203,O descendente

Eu sinceramente não curti o tamanho da fonte,mas é algo comum em livros pockets,porque fica bem mais barato pra editora e tal.Recomendo o livro caso tu goste de algum dos temas citados nos contos.Ou seja,se você leu os títulos dos contos e se interessou por um,ler o livro inteiro provavelmente vai ser bom.Não recomendo pra pessoas que sentem medo com muita facilidade,provavelmente vai ser difícil dormir depois de ler esse livro.Recomendo à quem gosta do gênero e principalmente à quem quer conhecer o autor,pois esse livro é um belo início a,quem sabe,uma vida de fã do Lovecraft.



Nenhum comentário:

Postar um comentário