quarta-feira, 3 de julho de 2019

Leitura todo dia #106

Outra semana do projeto Leitura todo dia, criado pela Nine Stecanella. O projeto não tem meta fixa, mas eu tenho a meta de ler 35 páginas por dia em 2019, então como essa semana começa no domingo (23/06) e vai até o outro domingo (30/06), a minha meta é de 280 páginas para essa semana.

Abaixo está a lista de livros para essa semana. Meu objetivo mesmo é concluir os três primeiros, e os outros eu vou ler se tiver tempo. Provavelmente nos domingos eu consiga ler um pouco mais, mas durante a semana eu vou ficar focada em ler os três primeiros mesmo.


Contos Fluminenses - 126 páginas restantes
Falenas - 69 páginas restantes
Falcão Mulheres e o Tráfico - 176 páginas restantes
Ester - 6 páginas restantes
Os Trabalhadores do Mar - 98 páginas restantes
Oliver Twist - 125 páginas restantes













No dia vinte e três eu li 42 páginas de Os trabalhadores do Mar, e não estou muito empolgada com essa parte, por que está basicamente repetindo toda hora o que está acontecendo com Gilliat no meio do mar, e acontece sempre as mesmas coisas. E li também 24 páginas (meio capítulo) de Falcão Mulheres e o Tráfico. Não vou falar muito sobre esse livro, por que vai ter diário de leitura no canal. Vou deixar o vídeo no final desse post também.



No dia vinte e quatro eu li 24 páginas (dois capítulos e meio) de Falcão: Mulheres e o Tráfico. E li 8 páginas de Os Trabalhadores do Mar. Como disse anteriormente, não estou super empolgada com a leitura desse livro, mas quis dormir um pouco dele antes de dormir, e li essas páginas. Continua na mesma.



No dia vinte e cinco eu li 32 páginas (um capitulo e meio) de Falcão: Mulheres e o Tráfico. Está sendo uma leitura simplesmente incrível, e eu recomendo muito que vejam o vídeo sobre esse livro lá no canal, por que no vídeo eu estou contando todas as emoções que estou sentindo, e também mostrando alguns trechos do livro. Basicamente o livro fala sobre a realidade de mulheres que de alguma forma de envolveram com o tráfico, seja por que algum filho está vendendo drogas, por que namorada alguém que vende, ou por que está ativamente vendendo.

E 26 páginas (um conto) de Contos Fluminenses. Li o conto chamado A Mulher de Preto, e gostei bastante dele, principalmente por que o final foi inesperado. É um conto do Machado de Assis que recomendo muito.



No dia vinte e seis eu li O eterno retorno do encontro, e Sonhos das origens/descobrindo os brancos, e os dois textos juntos somam 13 páginas. São textos de autores indígenas sobre a realidade que eles vivem, li para a disciplina Antropologia e Educação, e recomendo muito!



No dia vinte e sete eu li 34 páginas (quatro capítulos) de Falcão: Mulheres e o Tráfico. Está sendo uma leitura bem pesada, já chorei em vários pontos do livro. Sei que isso está acontecendo por que é uma realidade que eu vejo, eu vivo, então me incomoda muito mais e me atinge muito mais também. Recomendo principalmente para quem mora na favela, e claro, para os que querem entender a lógica do que acontece nas favelas.



No dia vinte e oito eu li 64 páginas (seis capítulos) de Falcão: Mulheres e o Tráfico e concluí a leitura do livro. Eu realmente recomendo que todos vejam o vídeo, e que todos leiam o livro. Com certeza foi um dos melhores livros que li esse ano. Não dei cinco estrelas pra ele (dei 4,5), mas expliquei no final do vídeo o motivo. O vídeo está no final deste post. Veja!

Li também 48 páginas de Os Trabalhadores do Mar e também concluí a leitura desse livro! Gostei bastante, a nota final é 3,5 estrelas. Poucas partes do livro me empolgaram de fato, mas ele é muito bem escrito, e a história em si é muito boa. Eu só acho que o autor demorava muitos capítulos para dizer coisas que poderiam ser ditas em duas páginas, e isso me deixava meio desanimada com a leitura. Fora isso, adorei.

E li 13 páginas do conto Na Cama com meu Amigo. Obviamente é um conto erótico, e é um conto gay. Gostei bastante, mas confesso que tenho tido um certo problema com contos eróticos, por que no geral eles focam muito apenas no sexo e não nos sentimentos que estão envolvidos no processo, e isso tem me deixado meio desconfortável. Outra coisa é que o que os personagens falam um pro outro, principalmente nesse conto, são coisas que provavelmente não acontecem na vida real. Eu prefiro contos eróticos narrados em primeira pessoa em que dá pra gente saber o que o personagem está pensando e sentindo.



No dia vinte e nove eu li 25 páginas (um conto) de Contos Fluminenses. Li o conto O Segredo de Augusta e achei maravilhoso. É outro conto que recomendo que procurem e leiam. Basicamente é a história de uma mulher que não quer de forma nenhuma que a filha se case, e no final do conto descobrimos o motivo. Eu achei muito bom, apesar de ser meio estereotipado.

E li 6 páginas de Ester, o livro Bíblico. Fazia muito tempo que eu não lia um livro bíblico e fico feliz por ter voltado a ler. Gostei da leitura. Entendo que muito desse livro foi escrito para que a gente pudesse fazer analogias com a nossa vida com Deus. Por exemplo, o rei chamar Vasti e ela não ir, e depois o rei substituir ela por Ester, ao meu ver, fala sobre o fato de que Deus não precisa da gente, a gente é quem precisa Dele, e com a desobediência, quem perde somos nós.

Mas colocado numa história exatamente com uma mulher substituindo a outra, principalmente por que Vasti simplesmente não quis aparecer numa festa que o rei havia chamado-a



E no dia trinta eu li 75 páginas (três capítulos) de Contos Fluminenses e concluí a leitura do livro! Li os contos Confissões de uma viúva moça, Linha reta e linha curva e Frei Simão. Não teve nenhum deles que me deixou super animado, mas gostei de todos. O último é meio pesado, inclusive.



Na última semana de junho eu li 434 páginas, o que dá uma média de 54,2 páginas por dia! É bem mais do que a minha meta semanal, e fico feliz por ter conseguido concluir tantos livros assim! Eu gostei de tudo que li e acho que isso é o mais importante. Julho vai ser mês de férias e quero ler bastante! Espero que junho tenha sido um mês ótimo pra vocês também.



Contos Fluminenses - 126 páginas lidas Concluído
Falcão Mulheres e o Tráfico - 178 páginas lidas Concluído
Ester - 6 páginas lidas Concluído
Os Trabalhadores do Mar - 98 páginas lidas Concluído
Textos de Antropologia - 13 páginas Concluído
Na Cama com meu Amigo - 13 páginas Concluído




Nenhum comentário:

Postar um comentário