quinta-feira, 4 de julho de 2019

Resenha: A Redoma de Vidro de Sylvia Plath



Título: A Redoma de Vidro
Autor: Sylvia Plath
Editora: Editora Biblioteca Azul
Ano de publicação no Brasil: 2014
Número de páginas: 280
Onde encontrar: Skoob
Nota: 5/5


AVISO: esta é uma resenha sobre um livro que pode ser gatilho para pessoas depressivas e/ou suicidas. Se você for sensível à esse tipo de leitura, não leia o livro e nem esta resenha!


A Redoma de Vidro é um livro que começa de uma maneira bem leve, falando da vida de Esther, uma jovem universitária que ganhou uma bolsa numa universidade maravilhosa, e está hospedada num hotel super chique com várias outras colegas. No início a vida de Esther parece um paraíso, ela tem muito dinheiro, se veste com roupas caras, estuda bastante, tem um estágio dos sonhos e tem amigas que vivem uma vida muito parecida.

Mas quando as férias chegam e Esther precisa voltar pra casa, percebemos que a vida dela é extremamente vazia. É como se a vida dela fosse regida por aparências, ela só quer aparentar estar bem pras pessoas, e esquecer que na verdade a vida dela é vazia, mas sempre que fica sozinha isso volta à mente dela. Daí pra frente a vida perfeita que ela mostrava ter na universidade vai desaparecendo e dando lugar à uma vida totalmente desestruturada emocional e psicologicamente.



Parece pouco, mas esses dois parágrafos resumem o livro de uma forma maravilhosa, sem revelar demais, e mostrando um pouco do que o leitor vai encontrar ao ler A Redoma de Vidro.

Antes de fazer as resenhas aqui no blog  e no canal, eu gosto sempre de pesquisar um pouco sobre o livro e sobre o contexto em que foi escrito. Eu não sabia nada sobre A Redoma de Vidro, apenas que tinha alguma coisa chocante no livro, e já sabia que a Sylvia Plath havia se suicidado, mas ao pesquisar sobre o livro eu descobri que ela escreveu A Redoma de Vidro dias antes do suicídio. Então percebam que a carga emocional contida nesse livro é muito grande, tanto que em alguns momentos a leitura se torna até difícil e um pouco agoniante.

Eu fiquei bem chocada com essa informação, por que mesmo sabendo que a autora havia se suicidado, não passou pela minha cabeça que essa história tinha sido escrita tão perto do suicídio dela. O romance é considerado semi-autobiográfico, o que significa que ela colocou muito da vida dela nesse livro.

Enfim, falando da minha experiência de leitura, eu realmente adorei. Foi uma leitura importante pra mim. É um livro extremamente melancólico e de maneira nenhuma eu recomendo que você leia se estiver num momento de sensibilidade, por que ele pode ser um forte gatilho. Confesso que alguns momentos foram bem pesados e difíceis de ler, principalmente os que estão mais pro final do livro. O significado de "redoma de vidro" é algo que eu achei poético, mas bem triste, e eu já esperava que fosse algo parecido com o que a autora coloca no livro.

Durante a leitura eu me diverti muito com o que acontecia na vida dela no início, e creio que justamente por ele ser divertido no início, quando as coisas começaram a ir mal, o clima do livro mudou totalmente pra mim, se tornou algo muito pesado, mas que me instigava a continuar lendo todos os dias. É um livro viciante.

Considero esse livro de suma importância, e creio que todos os que têm forças para ler esse livro devem lê-lo, por que ele é realmente importante, e considerando que ele foi escrito há mais de 50 anos, na época ele deve ter chocado muitas pessoas. Ainda hoje os temas que ele aborda são chocantes, principalmente por que o livro é contado pelo ponto de vista da pessoa que está sofrendo com tudo aquilo.

Novamente, quero ressaltar que essa leitura não é recomendada para pessoas que têm gatilhos depressivos ou suicidas, pois esse livro pode não fazer bem à pessoas em momentos de sensibilidade, mas recomendo muitíssimo à todas as outras pessoas. É um romance super importante, com temas que devem ser debatidos, escrito há mais de cinco décadas por uma mulher, então eu realmente recomendo que seja lido. Apenas tome cuidado para escolher um bom momento da sua vida para lê-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário