quinta-feira, 25 de julho de 2019

Resenha: Pensamentos de Gustavo Capanema


























Título: Pensamentos
Autor: Gustavo Capanema
Ano de publicação no Brasil:
Número de páginas: 184
Nota: 3 / 5



Pensamentos é um livro justamente com um compilado de pensamentos de Gustavo Capanema sobre vários assuntos, a maioria sobre política ou social. Ao meu ver, não são pensamentos revolucionários, muitos são clichês, mas são coisas que realmente podem nos levar à reflexões.

Eu gostei bastante de algumas frases, que realmente me levaram a pensar nas coisas, e outras que eu simplesmente achei poéticas ou bonitas. Confesso que enxerguei alguns pensamentos políticos meio problemáticos. Pesquisei um pouco sobre o autor e descobri que ele era filiado ao Partido Popular, e que construiu carreira como político. Vi que ele também foi filiado ao ARENA (Aliança Renovadora Nacional), um partido que dava apoio à ditadura militar de 64, o que explica alguns pensamentos conservadores demais do autor.


























Só fiquei sabendo da vida política do autor quando fui começar a escrever esta resenha, e sinceramente se eu já soubesse disso antes de ler o livro, provavelmente não leria. Acho muito interessante pesquisar sobre a vida das pessoas que estiveram por trás do golpe de 64, dos vilões que arquitetaram tudo, mas sinceramente acho que eu simplesmente deixaria de lado. Mas como o livro já estava aqui, eu o li. Minha mãe o pegou emprestado numa biblioteca.

Recomendo aos que se interessam em ler algo que um político no contexto do golpe de 64 escreveu, não recomendo a quem gostar dos quotes aqui citados, por que infelizmente, ao meu ver, eles não salvam o resto do livro. De cerca de 170 pensamentos, eu gostei de 16, então realmente recomendo apenas aos que tiverem curiosidade sobre os escritos de um político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário