sexta-feira, 26 de julho de 2019

Leitura todo dia #109

Mais uma semana de leitura todo dia, e como estou de férias até o final de julho, quero ler bastante por esses dias! Abaixo estão minhas metas para essa semana, lembrando que não necessariamente eu quero ler esses livros inteiros, apenas quer dar continuidade e ler o máximo possível de cada um. E lembrado que as páginas restantes não necessariamente correspondem à quantidade de páginas do livro, é apenas o número de páginas que eu ainda não li.


Oliver Twist - 86 páginas restantes
O Conto da Aia - 368 páginas restantes
Histórias da Meia-Noite - 104 páginas restantes


No dia dezesseis eu li 64 páginas do livro Não Pare de Lutar. Ele é mais como um livreto, que minha mãe comprou de um pessoal vinculado ao Rhema, um instituto que oferece cursos ligados à teologia. Chamo de livreto por que ele é grampeado, e é bem pequeno, do tamanho na minha mão. Ele fala sobre não desistir, e sobre não sairmos contando nossos projetos para todas as pessoas, e explica biblicamente por que não contar as coisas faz com que elas deem mais certo.

E li 20 páginas (quatro capítulos) de Oliver Twist. Continua tudo muito triste, parece que o Oliver nunca vai ter paz na vida e que tudo de pior sempre vai acontecer.












No dia dezessete eu li 25 páginas (cinco capítulos) de Oliver Twist e parece que as coisas estão melhorando para Oliver e eu de verdade espero que no final do livro ele fique bem.



No dia dezoito eu li 41 páginas de Oliver Twist e concluí a leitura do livro! Gostei bastante dessa leitura, mesmo que não tenha sido da maneira como eu pensei que seria. É bem desesperançoso. Oliver é um menino órfão que passa pelas piores coisas da vida desde o primeiro dia de nascimento, e por ser algo que facilmente aconteceria na vida real, o livro acaba tendo um peso ainda maior.



No dia dezenove eu li 12 páginas (um terço do conto) de Histórias da Meia-Noite, do Machado de Assis. Os contos do Machado de Assis geralmente me agradam bastante, e estou gostando desse. É o primeiro conto do livro, e fala sobre um médico que estudou na França, com a ajuda do padrinho e do pai, e agora está voltando ao Brasil. O conto se chama A Parasita Azul.



No dia vinte eu li 24 páginas (restante do conto) de Histórias da Meia-Noite. Gostei bastante do conto, apesar de ter coisas bem previsíveis. Eu amo coisas clichês, e quem me acompanha há um tempo sabe disso. Acho que o que faz uma história ser boa, nem sempre é o enredo inovador, e sim a forma como o autor conta a história.

E também li 18 páginas (um capítulo e meio) de O Conto da Aia, da Margaret Atwood. Esse é o livro de julho, e fico muito feliz por estar lendo ele. Já sei bastante sobre o livro, por que vi inúmeras resenhas sobre ele quando ele estourou, quando a série foi lançada na Netflix. Por enquanto a personagem narrou um dia dela na casa do Comandante, mas não teve nenhuma explicação de por quê ela está ali.



No dia vinte e um não houve leitura. No dia vinte e dois eu li 12 páginas (um conto) de Histórias da Meia-Noite. Li o conto As Bodas de Luiz Duarte, e fala sobre um casamento. Foi uma história ok, não me cativou, mas também não foi ruim.

Li 54 páginas (oito capítulos e meio) de O Conto da Aia. A leitura do livro é incrível. Confesso que é uma leitura pesada, parei em vários momentos para ir ver alguns vídeos leves, ou ficar navegando na internet, por que ler muito desse livro de uma vez seria pesado demais pra mim. Estou amando a história, agora já sabemos mais da rotina da protagonista atualmente, e também de alguns acontecimentos do passado. Para os que não conhecem o livro, ele é uma distopia em que as mulheres férteis eram utilizadas pelo governo como "chocadeiras", ou seja, viviam apenas para procriar.

E por fim, li 92 páginas de Outros Jeitos de Usar a Boca, da Rupi Kaur. Gostei muito dos poemas que li, das duas primeiras partes do livro. Por esses poemas, recomendo muitíssimo a leitura do livro à todas as mulheres. É um livro considerado feminista, por falar de empoderamento feminino.



E por fim, no dia vinte e três eu li 16 páginas (dois capítulos e meio) de O Conto da Aia. Li pouco, mas avancei bastante na história, por que os capítulos lidos falaram bastante sobre o passado da personagem. Esse está sendo meu primeiro contato com a Margaret Atwood, e pelo menos nesse livro, ela escreve de uma forma que não fica claro o que está acontecendo ali. A protagonista deixa claro que ela está naquela casa por ordem do governo, e que ela é bastante submissa à todos, mas não fala sobre os motivos. Dá pra saber que tem motivação religiosa, pois quando ela fala de coisas do passado, diz que era obrigada a repetir certos versículos bíblicos, mas o leitor não fica sabendo de tudo, não fica contextualizado logo de cara.

E li também 180 páginas de Outros Jeitos de Usar a Boca. Sei que a edição física desse livro tem menos páginas, mas como li em ebook, e por causa dos desenhos, a versão que li tem quase 300 páginas. Gostei muito do livro, acho uma leitura super válida para todas as mulheres, e para homens que se interessam por pautas feministas, mas confesso que no capítulo "Ruptura", me senti incomodada. É como se a autora odiasse muito todos os homens, e colocasse as mulheres acima dos homens. E faz parecer que feminismo é o contrário de machismo, e não é assim que as coisas são. Eu sinceramente super entendo mulheres que odeiam homens, por que mulher sofre demais apenas por ser mulher, e principalmente sendo uma "mulher de cor" (ela é imigrante da Índia), mas acho que colocar isso num livro que tem como público alvo mulheres jovens, pode ser ruim.



Nessa semana li incríveis 558 páginas, o que dá uma média diária de 69,7 páginas! É a média mais alta do mês, e fico muito feliz por isso. Curiosamente eu li exatamente a mesma quantidade de páginas que estava na meta, mas podemos ver que não li os livros da meta inteiramente, por que outras leituras foram surgindo no meio. Li bastante nessa semana, e li muito do que eu coloquei na meta, então estou bem feliz. A próxima semana é a última semana do mês, e minha última semana de férias, então provavelmente vou começar a ler mais pra conseguir ler tudo que quero.



Não Pare de Lutar - 64 páginas lidas Concluído
Outros Jeitos de Usar Boca - 272 páginas lidas Concluído
Oliver Twist - 86 páginas lidas Concluído
O Conto da Aia - 88 páginas lidas
Histórias da Meia-Noite - 48 páginas lidas





Nenhum comentário:

Postar um comentário