domingo, 28 de julho de 2019

Resenha: Quando o Destino nos Surpreende de Renata Melo


Título: Quando o Destino nos Surpreende
Autor: Renata Melo
Editora: Editora Buqui
Ano de publicação no Brasil: 2018
Número de páginas: 246
Onde encontrar: Amazon / Buqui
Nota: 4,5 / 5


Quando o Destino nos Surpreende é o segundo (e último) livro da duologia Quando um Propósito nos Leva Além, e o primeiro livro já tem resenha aqui no blog e também no canal! Deixarei todas as resenhas em vídeo relacionadas à duologia no final deste post. 

Aviso que esta resenha terá spoilers do primeiro livro, então só a leia caso não se importe com isso, ou se já tiver lido o primeiro! Sky retorna à terceira dimensão, mas agora em um passado alternativo, quando ela ainda não havia começado o doutorado nos Estados Unidos. Ela sabe que precisava estar ali, mas não entende bem o motivo. 

Como ela recebe a chance de refazer suas escolhas, ela decide passar um tempo na Colômbia, num evento internacional sobre astronomia. Sky vai até esse lugar por que sabe que há um astrônomo muito importante ali, e ela quer conversar com ele, então ela inclusive se candidata para ser uma voluntária no instituto onde irá acontecer o evento, assim ela poderá se encontrar com o tal astrônomo com mais facilidade. 

Aqui acho importante dizer que ela faz amizades fortes com dois funcionários do local, e mesmo ficando por pouco tempo juntos, a amizade deles é algo que é bem importante, pois é algo que faz com que ela não desmorone no meio da jornada.

Ela descobre quem é o tal astrônomo e percebe que ele está intimamente ligado ao motivo de ela ter voltado à terceira dimensão. Sy então faz o possível para permanecer perto dele e conseguir todas as informações e conhecimentos possíveis para que ela possa fazer o que é certo.





























Gostei muito da leitura desse livro. A experiência de leitura foi diferente da do primeiro livro, e creio que isso aconteceu por que esse livro contém mais ação. No primeiro livro a gente conhece alguns lugares de Manaus, vê a realidade de quem acampa, e isso tudo é muito interessante, e tem uma vibe específica. Já no segundo livro a gente tem Sky já sabendo quem ela é, de onde ela veio, voltando à um passado alternativo para tentar consertar algumas coisas. É muito interessante por que tem todo um peso de ela já saber como era o presente, e ter que voltar ao passado para conseguir um resultado melhor.

Sky faz novas amizades, coisas que no primeiro livro estão bem restritas ao Iuny ou aos seres da sétima dimensão, já em Quando o destino nos surpreende, Sky tem muito contato com várias pessoas da Terra, ou seja, da terceira dimensão, e isso faz com que o livro tenha menos aquela divisão do que é real e do que não é real. Afinal ela é um ser de outro lugar, inserida numa dimensão para tentar reparar erros feitos em outra dimensão totalmente diferente. O realismo fantástico aqui fica mais forte, pois o real e o que foi criado pela autora se misturam.

Mesmo Sky sendo astrônoma, e portanto, estuda os astros de maneira totalmente científica, o livro também tem um pouco de astrologia, pois Sky acredita (e sabe) que a posição de tudo no mundo tem um motivo. Também tem muito miticismo envolvido no livro. Resumidamente, cada dimensão representa um nível de evolução da alma, então a Terra é a terceira dimensão, Sky veio da sétima dimensão, e todos que estão acima da sétima não possuem mais um corpo físico, são apenas luz. Achei esse miticismo muito fascinante, principalmente no momento atual que estou vivendo, de passar por uma jornada mais espiritual aqui na Terra.
























A diagramação do livro é ótima, e faz com que a leitura seja rápida, por a letra ser grande. A capa do segundo livro combina muito com a capa do primeiro, e eu amei o fato de ser em tons de lilás, e estar com alguns efeitos que suavizam as cores. As duas capas juntas ficam muito lindas. A única coisa não tão legal do livro, enquanto objeto, é que as páginas são brancas, o que significam que na luz artificial elas vão refletir bastante, e isso pode prejudicar os olhos de quem lê. Então recomendo que leiam esse livro preferencialmente durante o dia.

Recomendo a leitura da duologia para todos que se interessaram pela resenha, para todos que gostam de realismo fantástico ou que querem ter um primeiro contato mais suave com o gênero. Também recomendo para os que gostam de histórias com jornadas de autodescoberta, e principalmente para todos que gostam de astronomia e astrologia, e coisas que envolvem miticismos, por que essa parte é realmente muito interessante. O livro é maravilhoso e vale muito a pena! Só não dei nota total por que encontrei alguns erros de revisão, e alguns acabaram me incomodando um pouco. Mas recomendo à todos, a leitura é super rápida, li o livro em três dias, e adorei!




Nenhum comentário:

Postar um comentário