domingo, 16 de setembro de 2018

Resenha: Três Cartas de João (Bíblia)



Título: Primeira, Segunda, e Terceira Carta(s) de João
Autor: João
Editora: Editora Luz e Vida
Ano de publicação no Brasil: 1998
Número de páginas: 4 (as três cartas juntas)
Onde encontrar: Bíblia Online
Nota: 5/5



Coloquei as três cartas de João juntas por que são pequenas demais para que eu faça uma resenha delas separadamente. Deixando bem claro que essas cartas foram escritas por João, com conselhos para levar uma boa vida cristã de acordo com os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, e essa resenha não tem nenhuma responsabilidade espiritual, apenas estou compartilhando minhas opiniões. Caso queira algo com a finalidade de fortalecer o espírito, sugiro que vá até o meu blog dedicado inteiramente à devocionais a Deus, Meus dias com Jesus.

João começa a primeira carta dizendo que nós vimos a Palavra da Vida, tocamos nela, e a ouvimos, e é por isso que devemos fazer com que outras pessoas a toquem, vejam e ouçam. Diz também que a Palavra da Vida une as pessoas, e nos une com o Pai e com o Filho. E termina o primeiro parágrafo dizendo:

"Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa." _ Primeira João, cap. 1, verso 4.

Como essas cartas são conselhos aos remetentes, muitas das coisas ditas são bem simples e são repetições de coisas que já haviam sido ditas antes, como a importância da obediência a Deus, o fato de Deus ser luz e Nele não existir trevas, que Deus cumpre as promessas que faz, que Ele e bom e misericordioso, e que devemos amar sempre, Deus e as pessoas, em todas as situações. Ele continua dizendo que amor ao que há no mundo não é bom, e que o amor correto e aquele que tem Deus como centro e se foca em Deus a todo momento.

Também fala que somos filhos de Deus, e que o amor de Deus por nós é grande, e que o mundo não nos reconhece como filhos de Deus por que não conhecem o Pai. E isso faz sentido. Se você nunca viu o pai de alguém, não tem como dizer que existe algum grau de parentesco ali, você só fica sabendo se a pessoa diz de quem e filho, e com Deus muitas vezes acontece o mesmo. Nessas cartas João não diz isso, mas há passagens na Bíblia que mostram que a partir do momento em que as pessoas conhecem Jesus e não veem o brilho Dele em nós, é por que talvez Jesus não esteja em nós.

Uma coisa super interessante sobre o amor nessa carta, é que Paulo diz que quem não ama está morto. Essa é uma frase interessante, tanto do ponto de vista religioso quanto do ponto de vista "mundano". Precisamos de amor para continuarmos vivos, seja o amor a Deus, ou a alguém, ou a algo. Como é dito em 1 Coríntios 13, sem amor nós não somos nada. Precisamos do amor para termos alguma motivação para continuarmos vivos nos dias ruins, nas semanas ruins. Normalmente não pensamos nisso, mas tudo que nos motiva a fazer algo, está relacionado ao nosso amor por alguma coisa.

Por fim, João fala sobre como Jesus venceu o mundo enquanto estava na terra, vivendo sempre em santidade e em comunhão com Deus, e sobre a certeza que os salvos têm da vida eterna. A segunda carta é bem pequena, e basicamente fala sobre erros e enganos decorrentes da falta de conhecimento da Palavra de Deus e da falta de um relacionamento com Deus, basicamente sobre o perigo dos falsos profetas. A terceira carta também é bem pequena e é um elogio à uma certa pessoa que estava fazendo um bom trabalho.




























Agora sobre minhas opiniões. Eu particularmente achei a leitura dessas cartas bem enriquecedoras, não apenas como cristã, mas como ser humano. Muitas das coisas que a Bíblia coloca como regras e mandamentos são regras de convívio básico em sociedade, como respeitar e obedecer. Nesse caso, lemos sobre respeito e obediência a Deus e às Leis (Leis de Moisés). Acho que todas as pessoas deveriam em algum momento de suas vidas lerem essas cartas, principalmente a primeira, por que traz uma certa esperança.

Para os cristãos com certeza essa carta vai ser um bom refrigério para a alma. Eu não sei vocês, mas eu amo ver vídeos de pessoas falando de Cristo, e ler isso numa carta escrita pouco tempo depois de Jesus ter subido ao céu é ótimo, por que mostra que desde sempre a melhor forma de espalhar a Palavra de Deus é falando dela com naturalidade, da forma como você fala com seus amigos.

Essas cartas são importantes, principalmente a segunda e a terceira, para que nós, como sociedade, percebamos que nós falamos daquilo que vivemos. São apenas cartas, nada além disso, que até hoje influenciam milhões de pessoas pelo simples fato de estarem falando sobre Jesus e sobre o que Ele espera de nós.

"Maior é o espírito que está em vós, do que o que está no mundo." _ 1 João 4:4.

Falei dessas cartas de um modo bem pessoal justamente por que são cartas, não são um livro com uma história, um enredo, então achei que seria legal falar sobre como eu me senti lendo, e como eu acho que as pessoas vão se sentir lendo essas cartas.

Caso tenham interesse, recomendo que vejam o canal da Roberta Vicente, que fala sobre Cristo e sobre a Bíblia de maneira bem leve e fácil de entender. Recomendo inclusive aos que não são cristãos, pois com ela vocês podem acabar entendendo algumas coisas que não conseguiria entender em outros lugares, não somente sobre Cristo, mas também sobre a Igreja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário