quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Resenha: Gálatas (Bíblia)




























Título: Gálatas
Autor: Paulo
Editora: Editora Luz e Vida
Ano de publicação no Brasil: 1998
Número de páginas: 4 páginas
Onde encontrarBíblia Online
Nota: 5/5


Quero deixar bem claro desde já que esta resenha não possui fins religiosos, ou a mera obrigação de acrescentar algo, espiritualmente falando, aos leitores. Estou lendo a Bíblia com a mesma visão crítica que tenho com quaisquer outros livros que leio, portanto, as opiniões aqui descritas são a opinião de uma leitura comum, que não está lendo por estudo, apenas por curiosidade.

Gálatas é uma carta escrita por Paulo ao povo de Gálatas, onde ele expõe a felicidade da vida de obediência a Deus. Como em todas as cartas, ele começa saudando a pessoa que vai ler, sempre deixando bençãos. Então ele conta a história de como se tornou apóstolo e de como Deus mudou sua vida. Paulo era estrangeiro, era judeu, e assim que Cristo começou a pregar o nome de Deus, Paulo foi um dos maiores perseguidores. Ele perseguia e assassinava os que criam em Cristo, e principalmente os que já haviam tido contato direto com Jesus. Mas quando ele conheceu Jesus, foi impossível não crer, e a partir desse momento ele dedicou sua vida inteira à Cristo, à ensinar os mandamentos e auxiliar os que acabaram de conhecer o Jesus com quem ele pôde conviver.

Paulo diz que não é preciso ter uma religião, seguir dogmas e doutrinas para ser salvo, apenas é preciso crer que Jesus Cristo é o filho de Deus, que deu sua vida por nós. Ou seja, na Bíblia temos a ordem, ou o conselho de não seguirmos religiões. Paulo diz que é preciso aceitar Jesus e ser aceito por Ele, e que a partir daí, Jesus se torna um guia. Como o perdão e o amor de Deus é nos dado pela graça (favor imerecido), não há nada que faça com que Deus nos ame mais ou menos. Paulo deixa claro que é sim importante obedecer às Leis, ou seja, é importante separar um tempo somente para Deus, é importante jejuar, é importante obedecer às leis que regem seu país, mas nada disso pode ser maior que a comunhão com Deus.

"Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo, e não por fazerem o que a Lei manda." _ Cap. 2, verso 16.

Não adianta seguir todas as Leis deixadas por Moisés, se não há verdade e amor nas orações, se não há comunhão verdadeira com Pai, Filho e Espírito Santo. Paulo deixa claro que ninguém é salvo por obedecer a Lei, é salvo pela fé, mas que obedecer a Lei tem sim sua importância, e quem quiser deve sim obedecer, mas nunca deixar que a obediência à Lei seja um empecilho para a vida com Deus.

Ele também fala sobre pessoas que cobram dos outros o que nem mesmo eles fazem. Os líderes daquele tempo cobravam que os não-judeus fossem iguais aos judeus, que participassem dos mesmos rituais e seguissem à Lei de Moisés, mas nem mesmo os judeus faziam isso sempre, então seria hipocrisia cobrar que os outros fizessem. Hoje nós podemos dizer que não adianta os cristãos falaram que o mundo precisa de mais amor e tolerância, que todos precisam ir aos cultos, e que todos precisam seguir a apenas um Deus, se muitos pregam ódio, vão aos cultos apenas quando precisam de algo de Deus ou dos outros, e se vendem facilmente ao dinheiro, esquecendo de Deus.

"'Você é judeu, mas não está vivendo como um judeu, e sim como um não-judeu. Então como é que você quer cobrar os não-judeus a viverem como judeu?'" _ Cap 2, verso 14b.

Paulo também diz, principalmente nos capítulos três e quatro, que as pessoas dão importância demais aos rituais, e acabam se esquecendo até mesmo dos motivos pelos quais estão ali. Isso também acontece hoje, quando as pessoas dão tanta importância em ir aos cultos todos os dias, que vão no automático e se esquecem de que deveriam ir para adorar a Deus. Esse é o principal motivo de as pessoas saírem das igrejas, elas se esquecem de que devem ir quando têm o propósito de adorar, e acabam indo por dinheiro, por fama, ou apenas para terem uma boa imagem diante da sociedade.

Nos últimos capítulos, Paulo dá conselhos. Fala sobre se manter firme na liberdade, não deixando que a religião prenda as pessoas, já que elas são livres em Cristo e para Cristo. Quem tira nossa liberdade somos nós mesmos, que, por estarmos acostumados à prisão, não conseguimos viver sendo livres. Isso é algo que até mesmo a psicologia explica, temos a mania de rejeitar o que nos é novo. Depois pede para que uns ajudem aos outros, pois apenas com a união é possível haver o amor de fato, que transforma e preserva vidas. E como sempre, Paulo termina abençoando.



Eu adorei a experiência de leitura de Gálatas, não apenas como cristã, mas como leitora também. É uma carta, então é um livro curto, mas muito importante. Depois de ler o livro inteiro eu entendo por que Gálatas não é um livro muito falado nas igrejas: ele é contra a religião. Eu sou cristã, e apesar disso, sou contra a religiosidade. Todas as religiões são importantes, pois retratam uma forma de ver o mundo, que muitas vezes é linda (ou pelo menos deveria ser) e prega paz e amor, mas a religiosidade deixa as pessoas doidas. Querer ser perfeito dentro da religião, deixar de estar com os amigos para ir aos rituais (cultos, missas etc), deixar de falar com pessoas por causa da religião, tudo isso é loucura e é ridículo.

Dentro do cristianismo, você deixar de falar com alguém por ela, na sua opinião, não ter Jesus no coração, é errado, já que devemos amar a todos como a nós mesmos. Então se você vê um mendigo fumando crack, deve tratá-lo da mesma forma que trata seus melhores amigos: com amor e compaixão. E muitas vezes é preciso que você pare seu tempo para conversar com alguém que está mal, e por causa disso não consiga ir ao culto ou missa.

O que eu mais gosto aqui é que Paulo quebra totalmente aquilo de ter que cumprir com os rituais e sempre fazer o que a Lei manda, esperando que assim você receba a salvação, dizendo que a salvação vem por meio da fé em Cristo e somente assim. É bom e recomendável que haja fé e obediência à Lei, mas sem fé, não adianta nada.

Recomendo a leitura principalmente à todos os cristãos, pois é um livro super importante, com vários conselhos ótimos e com certeza, espiritualmente falando, vai te alimentar. Também recomendo para todos que gostam de trabalhar a espiritualidade sem necessariamente participar de algum ritual religioso, e também aos ficaram interessados após ler esta resenha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário