terça-feira, 31 de julho de 2018

Leitura todo dia #62



O projeto Leitura todo dia foi criado pela Nine, com o objetivo de fazer com que os participantes construam o hábito da leitura. O projeto não possui meta fixa, cada participante constrói a sua. A da Nine, por exemplo, é finalizar pelo menos uma leitura. A minha meta muda a cada mês ou semana, e a desse mês está sendo um pouco diferente. Se você quiser entender como deveria ter funcionado a meta desse mês, recomendo que leia o post anterior primeiro, e depois continue lendo este.

Nessa semana eu vou fazer o máximo para não me desviar da meta. Lembrando que a porcentagem ao lado é sempre tirada da quantidade de páginas que ainda faltam ler!

Alguma Poesia - 112 páginas (quero ler 24%)
Antes do Baile Verde - 160 páginas restantes (quero ler 100%)
Isaías - 30 páginas restantes (quero ler 30%)
Dois Fragmentos (quero ler 15%)



No dia vinte e quatro eu li apenas 5 páginas (dois poemas) de Flores e Frutos do Bruno Seabra, para o Projeto Machado de Assis. Eu simplesmente não consegui encontrar o livro na internet. E já deixo aqui bem claro que o livro, por ter sido publicado no século XIX, deveria estar no Domínio Público, ou pelo menos deveria estar disponível gratuitamente em alguma outra plataforma. Como não achei o livro completo, vou apenas ler essas 5 páginas que achei na internet, e depois ler a crítica que o Machado fez do livro.













No dia vinte e cinco eu li 27 páginas (21 poesias/poemas) de Alguma Poesia, do Drummond. A versão que eu li foi disponibilizada na internet como um "aperitivo" do livro. E eu simplesmente amei os poemas que li até agora. Vários deles eu já conhecia, pois estão na coletânea "100 poemas", e a sensação de relê-los é incrível, é como se fosse sempre a primeira vez. E é nesse livro que está o meu poema favorito do Drummond, "No meio do caminho", que é provavelmente o poema mais famoso dele. Ainda não terminei de ler o livro, mas recomendo super!



No dia vinte e seis eu li apenas 3 páginas da crítica de Flores e Frutos feita pelo Machado, e 2 páginas (três capítulos) de Isaías. Li super pouco, mas não queria deixar de ler. Sinto que estou rendendo pouco por causa das crises de ansiedade. Começo a dizer que vou ler, mas aí me lembro que preciso fazer algumas coisas em casa, e que depois disso preciso escrever para o blog, e acabo ficando tão mal por ter tantas coisas para fazer, que geralmente não consigo fazer nada direito. Espero que isso passe logo.



No dia vinte e sete eu fui à um Sarau, ou seja, um evento onde os poetas recitam suas poesias. Foi um dia incrível e cerca de 35 poesias foram recitadas. Não li nada nesse dia, por que minha sede pela literatura foi saciada no sarau.



No dia vinte e oito eu li 27 páginas (dois contos) de Antes do Baile Verde e estou adorando. Na introdução do livro é dito que os contos foram organizados de forma decrescente, ou seja, os últimos são os primeiros que ela escreveu. Os dois primeiros contos do livro - que na verdade são os dois últimos que ela escreveu de 1949 à 1969 - são bem diferentes um do outro, mas os dois abordam família. Eu vou fazer resenha para alguns dos contos, e com certeza farei uma resenha para o livro inteiro.

Li também 4 páginas (cinco capítulos) de Isaías. Já passei do capítulo 40, e se tudo der certo eu termino a leitura desse livro ainda nesse mês, ou seja, nessa semana. Simplesmente amei os últimos capítulos lidos. Caso não saibam, Isaías possui 66 capítulos, assim como a Bíblia possui 66 livros (sem contar os apócrifos), e assim como na Bíblia, os 39 primeiros capítulos falam sobre coisas que já aconteceram, coisas antigas (Antigo Testamento), e os 27 últimos falam sobre o que irá acontecer depois, sobre as boas novas (Novo Testamento). E esse é um dos motivos que me faz amar tanto esse livro.



No dia vinte e nove eu li 32 páginas (quatro contos) de Antes do Baile Verde e sigo gostando bastante. A escrita da Lygia em todos eles é bem diferente e os temas abordados também são únicos, mas enquanto eu lia eu conseguia perceber que tinham alguma coisa em comum. São contos que a gente lê e consegue saber que são da Lygia, entendem?



No dia trinta eu li 43 páginas (seis contos) de Antes do Baile Verde. Meu irmão mais novo passou mal e fiquei no hospital com ele. Eu pensei que conseguiria terminar de ler esse livro, mas quando cheguei lá eu percebi que seria legal ficar conversando com meu irmão, por que ficar passando mal e com a sensação de estar sozinho deve ser horrível. Além disso, nem sempre hospitais são bons lugares para leitura, então acabei não conseguindo ler tudo.



No dia trinta e um eu li 55 páginas (seis contos) de Antes do Baile Verde e concluí a leitura do livro. Adorei ter lido esse livro e com certeza pelo menos 5 dos contos reunidos nele serão resenhados separadamente aqui no blog. Recomendo super a leitura desse livro e creio que todos que lerem vão gostar.

Li também 17 páginas (vinte e dois capítulos) de Isaías e também concluí a leitura desse livro. Percebi que talvez Isaías não seja meu livro favorito do Antigo Testamento. Eu amo de paixão os últimos 30 capítulos, mas não consigo gostar muito dos primeiros. Os primeiros basicamente falam sobre vingança, e esse assunto não é meu assunto favorito da Bíblia, por que, na minha opinião, dá espaço para pessoas sem noção tirarem do contexto e usarem a seu favor. Os últimos 30 capítulos são realmente incríveis e amo todos os eles, mas os primeiros são meio estranhos.




Bom, na última semana de julho eu consegui ler 215 páginas, o que dá 26,8 páginas por dia. Foi uma média abaixo do que eu queria, assim como aconteceu durante o mês inteiro, mas fico feliz por ter finalizado algumas leituras e de ter gostado delas! Espero que agosto seja um pouco melhor em leituras.

Em julho eu li 725 páginas, o que dá 23,3 páginas por dia. Obviamente esse número está beeeem abaixo do que eu queria, não é nem a metade, mas não vou reclamar por que já tive meses piores. Creio que agora eu preciso apenas me esforçar um pouco mais para conseguir conciliar tudo. Eu tentei fazer um monte de coisas ao mesmo tempo e acabei não conseguindo fazer nada.


Flores e Frutos - 5 páginas lidas Concluído
Flores e Frutos (crítica) - 3 páginas lidas Concluído
Alguma poesia - 27 páginas lidas
Isaías -  23 páginas lidas Concluído
Antes do Baile Verde - 160 páginas Concluído





Nenhum comentário:

Postar um comentário