terça-feira, 24 de julho de 2018

Expectativas para o 2° período - Ciências Biológicas

No início de 2018 eu comecei a estudar Ciências Biológicas (licenciatura) na Universidade do Estado de Minas Gerais. Fiz um post no início do ano falando sobre minhas expectativas para o primeiro período, e fiz um post na semana passada falando sobre como de fato foi o primeiro período, e recomendo que vocês vejam pelo menos o último post citado.

Nesse próximo semestre eu começarei a ter disciplinas relacionadas à didática e espero me dar bem nelas, por que apesar de ter entrado no curso querendo me formar e trabalhar com genética, já no primeiro período eu me apaixonei pela docência. Creio que tenho muito a ensinar e a aprender com os alunos. Quero ser uma boa professora, apesar de não querer trabalhar com isso por muito tempo, creio que isso já vai mudar algumas mentes.

Vou falar sobre as minhas expectativas baseado na ementa das disciplinas descrita no projeto pedagógico do curso.

Sociologia da Educação - Basicamente vamos estudar teorias de grandes sociólogos dentro da educação. Na ementa é citado Karl Marx e Max Weber, o que significa que as aulas provavelmente serão um pouco polêmicas, mas sei que com a visão desses dois autores vai ser possível abrir bastante a mente sobre problemas educacionais e institucionais.

Histologia - É o estudo dos tecidos dos animais (humanos incluídos nesse "animais"). Vamos estudar a fundo a constituição de cada tecido do corpo, e claro, teremos várias aulas práticas nessa disciplina. Vamos estudar a pele, tecidos das vísceras, dos órgãos da caixa torácica, órgãos reprodutores e vários outros tecidos. Espero que essa disciplina me dê base para análises clínicas, assim como citologia, de certa forma, me deu. É uma das matérias pelas quais mais estou ansiosa, por que amo estar no laboratório!

Bioquímica Celular - É basicamente uma junção de química e citologia. Já vi vários conceitos nessas duas disciplinas que serão usados em bioquímica celular, mas obviamente nessa nova disciplina os conceitos serão estudados com mais profundidade. Estou com bastante medo do Ciclo de Krebs, e sei que quando chegar nele vou ter que me esforçar em dobro para conseguir entender e aprender o ciclo.

Biologia de Criptógamas - Vamos finalmente ter introdução à taxonomia de vegetais! Taxonomia é a técnica de classificação dos seres vivos, basicamente é a técnica de dar nomes. Já vimos como é feita a taxonomia dos animais, e agora veremos a dos vegetais. Além disso, vamos estudar algumas bactérias, fungos e protozoários, e principalmente plantas que não produzem sementes, como os musgos.

Matemática - Aqui está a disciplina que desde o primeiro momento em que meus pés pisaram a universidade tem me atormentado. Matemática não é o meu forte, exatas no geral são disciplinas que eu acho difíceis de entender. Acho super fácil a partir do momento em que eu entendo a lógica das contas, mas até eu conseguir entender essa lógica é um grande processo. A minha sorte é que pela ementa, é basicamente um super resumo de tudo que aprendemos em matemática durante a vida, ou seja, não verei coisas novas. Eu só preciso relembrar as fórmulas. Espero que seja uma disciplina agradável.

Física - Outra disciplina cheia de contas. Gosto mais de física do que de matemática por que adoro as teorias. Confesso que não consigo decorar fórmulas e isso acaba me ferrando, mas eu amo as teorias da física. Vou estudar várias das teorias vistas no ensino médio, e claro que as contas serão uma realidade constante, mas como vou estar estudando matemática no mesmo período, creio que não vai ser um empecilho para boas notas.

Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia I - Como o próprio nome já diz, vamos aprender teorias de ensino e aprendizagem. Já aprendi algumas para um trabalho para a disciplina Leitura e Produção Textual que fiz no primeiro semestre, e creio que isso vai me ajudar bastante nessa nova disciplina. Além disso, vou analisar livros didáticos! Creio que vai ser uma das partes mais legais.


Essas são as disciplinas da grade curricular. A universidade vai disponibilizar, se não me engano, cinco disciplinas optativas no segundo semestre de 2018, mas eu só sei de duas, então vou apenas citá-las aqui. Uma delas é Biogeografia, que é sobre a distribuição dos seres vivos no planeta. A outra é algo ligado a Agroecologia, não sem com certeza qual será o nome da disciplina, apenas sei que vai ser algo dentro da agroecologia. Quero fazer as duas, e espero que eu consiga, além de conseguir fazer outras se tudo der certo.

No próximo semestre eu quero poder me dedicar 80% aos estudos. Não vou dizer 100% por que eu preciso dormir, comer, enfim, preciso viver. Nos dias em que eu tiver as optativas eu vou ficar na universidade o dia inteiro, por que além das optativas, faço parte de alguns projetos, e quero já amarrar tudo. Em pelo menos 3 dias da semana eu terei que ficar na universidade de 07:30 às 17:00.

Já no início de semestre eu vou começar a trabalhar em um projeto pessoal com alguns amigos negros e espero que o projeto seja um sucesso! Ainda não posso falar o que vai ser, mas vocês ficarão sabendo, por que o projeto vai ser divulgado aqui e no meu canal quando ficar pronto!

Quanto às notas, vou colocar como meta conseguir pelo menos 70 pontos em todas as disciplinas. No primeiro semestre eu quase consegui isso. Em Química Geral eu fiquei com exatos 60 pontos, mas em todas as outras 7 disciplinas eu consegui no mínimo 72, e minha maior nota foi 97! Sei que eu poderia passar em tudo com 60 pontos, que é a média exigida, mas de verdade, eu quero ser uma aluna exemplar. Nem que seja um exemplo apenas para mim mesma. Quando a gente estuda bastante, as pessoas ao nosso redor acabam sendo influenciadas, e se isso acontecer, vai ser incrível! Fora que ter notas boas vai me ajudar a conseguir empregos melhores, ou pelo menos mais facilmente.


Bom, é isso. Espero que tenham gostado do post, e que vocês estejam felizes nos cursos que escolheram. Sei que é difícil, em vários momentos dá aquela vontade de desistir, mas sigam focados no seu propósito! Quero ser uma boa professor, quero ser uma boa profissional em qualquer área que seguir, e sei que a biologia vai me proporcionar a realização desses sonhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário