quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Resenha: Comentários da Semana de Machado de Assis


























Título: Comentários da Semana
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação no Brasil: 1861/1863
Número de páginas: 52
Preço: R$ 00,00
Onde encontrar: Domínio Público / Machado de Assis (MEC)
Nota: 3.5/5


Gostaria de deixar bem claro desde o início que, apesar de ter um projeto de leitura da obra do Machado, não irei estudar nenhum dos livros, apenas lerei como a leitora comum que sou. Nesta resenha eu falarei um pouco sobre o livro, e depois sobre minhas opiniões.

Comentários da Semana é e reunião dos textos que o Machado escreveu para um determinado jornal. Como o título já diz, semanalmente ele comentava os acontecimentos. Há comentários sobre política, outros autores, sobre a indústria jornalística, sobre peças de teatro e sobre celebridades da época. Tendo em mente que são comentários escritos no século XIX, devemos estar preparados para ler sobre o contexto histórico da época. E entender esse contexto nos faz entender melhor não apenas essa coletânea de textos, mas toda a obra do Machado.

O Brasil havia sido liberto de Portugal há poucas décadas e estava tentando caminhar com as próprias pernas, mas percebemos desde os primeiros governantes, tanto das províncias quanto do país, que a corrupção já estava instalada no país. Machado fala bastante sobre políticos corruptos, e devemos também saber que ele era associado ao partido político de esquerda da época, então as ideias com as quais ele compactua são diferentes das ideias de quem estava no poder.

Outro ponto que deve ficar claro é que a escravidão ainda não havia sido abolida, e isso me encanta e surpreende, por que caso você não saiba, Machado de Assis era negro. Desde cedo ele sofreu bastante, e creio que por ser negro ele deve ter enfrentado algumas dificuldades. Então devemos ter essa consciência de que estaremos lendo as opiniões de um homem negro de esquerda, na época em que ainda havia escravidão e a corrupção já era uma realidade.

Gostaria de pedir-lhes desculpas, mas nesta resenha eu não irei colocar nenhuma das minhas citações preferidas, pois infelizmente eu li esse livro inteiro pelo celular, e todas as citações estavam salvas lá. Meu celular estragou, não fica mais ligado por mais de um minuto, e na maioria das vezes nem liga, então é meio impossível eu conseguir as citações. Me desculpem.

Agora vamos às minhas opiniões. Eu terminei esse livro/coletânea há algumas semanas e ainda não sei direito se gostei ou não. Achei alguns dos comentários realmente importantes, outros achei divertidos, mas a maioria simplesmente não fez, e nem fará, alguma diferença na minha vida. E já fica aqui o recado: livros bons não precisam mudar a sua vida, só precisam de fazer sentir algo durante a leitura. Sabendo disso, gostaria de dizer que como é um texto que envolve muita História, eu pensei que ele comentaria fatos que realmente fossem importantes para a História do Brasil, e acho que como isso aconteceu pouco, eu fiquei um pouco frustrada.

Eu fiz cerca de 15 marcações, o que é um bom número considerando o número total de páginas, então eu gostei de várias partes, de várias frases e até mesmo de parágrafos inteiros. Eu gostei sim de algumas partes isoladas, nas no geral, não é uma coletânea da qual eu vou me lembrar daqui 2 meses, é apenas uma coletânea que eu vou me lembrar que li, mas não vou saber o que estava nela de fato.

De qualquer forma, recomendo aos que possuem interesse em saber mais sobre esse contexto histórico, mas que não queiram nada aprofundado. Provavelmente alguns dos comentários vai te desertar interesse e você vai ter que correr atrás das informações, afinal, eram coisas que estavam acontecendo naquela época, então não precisava de contextualização. Como eu disse no início, eu não estou estudando a obra do Machado, apenas estou lendo, então não tivesse esse cuidado de pesquisar referência por referência. Mas é isso, creio que pessoas que gostam de História, e principalmente pessoas que gostam de notícias jornalísticas, vão gostar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário