domingo, 15 de julho de 2018

Resenha: Mateus (Bíblia)



Título: Mateus
Autor: Mateus
Editora: Editora Luz e Vida
Ano de publicação no Brasil: 1998
Número de páginas: 27
Onde encontrar: Bíblia Online
Nota: 5/5


Sou cristã, e a última vez que li Mateus por inteiro eu tinha 11 anos (tenho 19 atualmente), então decide reler este livro e fazer uma resenha para o blog, falando sobre as coisas que me fazem gostar desse livro. Quero deixar bem claro que a linguagem da Bíblia que eu li é bem simples, pois é uma Bíblia do Smilinguido. Não é infantil, mas tem uma linguagem mais fácil para que pessoas com vocabulário mais curto também consigam entender.

Primeiro vamos ao enredo. Como Mateus é um livro bíblico, e como praticamente todos os seres humanos do mundo conhecem o final, vou falar sobre todo o enredo, do início ao fim. Claro, vou falar apenas dos pontos mais importantes do enredo. O anjo Gabriel diz à Maria, noiva de José, que ela ficará grávida pelo Espírito Santo, e dará à luz um menino chamado Jesus. Quando José fica sabendo disso, pensa em terminar o noivado, mas depois de conversarem, ele acredita nela e resolve se casar. Jesus nasce em Belém, na Judeia, quando Herodes era rei.

Herodes manda alguns homens, que Mateus não especifica o número, para verem o menino Jesus, levando ouro, mirra e incenso. Esses homens chegam até Jesus sendo guiados por estrelas, mas não voltam à Herodes, pois foram avisados por anjos que o rei tinha más intenções. José é avisado por um anjo de que não seria seguro continuar ali, e então sua família vai para o Egito. Herodes quer que Jesus seja morto, então ordena que todos os meninos com até dois anos de idade sejam mortos. José, Maria e Jesus ficam no Egito até a morte do rei.

Depois disso, eles vão para Nazaré, na Galileia, e Jesus é criado ali. João Batista é enviado como profeta que vai anunciar o início das obras de Jesus, e recebe esse nome por que é ele quem batiza as pessoas nas águas do rio Jordão. João batiza Jesus, e então Jesus é levado ao deserto. Ali, o Diabo tenta fazer com que Jesus peque. Jesus estava há 40 dias sem comer, e isso é uma das coisas que o Diabo usa para tentá-lo, até desistir, quando percebe que Jesus não irá trair a vontade de Deus.

"Eu os batizo com água para mostrar que você se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e fogo." _ Cap. 3, verso 11

Depois disso Jesus começa a recrutar os discípulos que vão o ajudar a pregar a palavra de Deus, e então começa o "Sermão da Montanha", onde Jesus fala sobre o que é a verdadeira felicidade, e começa a ensinar, através de parábolas, que tudo é possível ao que crê. Logo após, Jesus ensina aos ouvintes como devem orar, essa oração é conhecida até hoje como "Pai Nosso".

"Pois teu é o reino, o poder e a glória,
para sempre. Amém!" _ Cap. 6, verso 13b.

João Batista é preso por causa da inveja de uma pessoa que não gostou de sua fama de profeta. Essa pessoa, Herodias, pediu ao rei, como presente de aniversário, a cabeça de João Batista. Jesus continuava sua jornada, fazendo milagres de multiplicação e de cura, além de sempre continuar ensinando. O foco do livro Mateus são os ensinamentos de Cristo, então a maioria dos capítulos são dedicados à isso. Jesus diz que apenas aqueles que negarem a si mesmos ganharão a vida eterna, e que é preciso negar tudo nessa vida, pois o verdadeiro tesouro nós vamos encontrar apenas no céu

Em certo momento, no capítulo 18, Jesus diz que quem peca com prazer em pecar deve ser tratado como pagão, já que quem não segue os ensinamentos não é digno das recompensas. E claro, sempre diz que apesar de tudo, devemos perdoar aqueles que nos fazem mal, para que possamos ser perdoados também. No capítulo 19, depois de falar sobre divórcio, Jesus diz que Deus se agrada quando a pessoa não se casa por querer se dedicar somente a pregar a palavra de Deus.

Jesus também diz as famosas frases "os últimos serão os primeiros" e "os humilhados serão exaltados". E no capítulo 24 ele diz que a dor da morte é como a dor do parto. Não a dor de morrer, mas a dor de ver alguém que amamos morrer. Jesus vai até o Getsêmani orar, e ali Judas Iscariotes o entrega às autoridades que querem matá-lo. Aqui temos um exemplo de como a culpa pode destruir a vida de alguém. Judas Iscariotes se sente tão mal depois de ver que entregou um homem inocente para ser morto, que se suicida enforcado.

Já no final do livro, vemos que Jesus em certo momento teve depressão, o que é bem louco de se pensar, por que sempre pensamos em Jesus como alguém 100% saudável e sadio. No momento em que Ele estava sendo crucificado, Ele estava passando por todas as doenças possíveis, para que todas as enfermidades fossem curadas, então sim, Jesus já teve todas as doenças possíveis, para que a humanidade pudesse ser curada.

"- A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar." _ Cap. 26, verso 38.

Jesus é julgado por "júri popular" e é crucificado. Quando Ele morre, o céu escurece e nada mais separa os seres humanos de Deus, apenas a vontade dos próprios humanos. Três dias depois Jesus ressuscita, aparece à Maria Madalena e à Maria, e pede que elas avisem aos discípulos que Ele voltou, e que em breve estará com eles. Eles se encontram e Jesus diz que estará com eles até o fim dos tempos. E assim termina Mateus.






























Agora vamos às minhas opiniões. Primeiramente quero falar que eu amo os quatro evangelhos, amo ler sobre a passagem de Jesus na terra. Vou comentar sobre alguns dos pontos que eu destaquei no enredo. Adoro a parte sobre os "três reis magos", mas aqui percebemos que não são reis, já que eles foram mandados pelo rei Herodes. Também ficamos sabendo que não foram três e que não existe nem a possibilidade de serem magos. Três foram os presentes, e os presentes estão comumente relacionados à magia, mas isso não significa que eles são magos. Por isso é bom ler o livro, você tira suas próprias conclusões e percebe que muito do que as pessoas falam não é verdade.

Uma das minhas partes preferidas, definitivamente é sobre João Batista. Ele é o profeta que Isaías disse que prepararia o caminho para que Jesus pudesse pregar e fazer os milagres. Acho que gosto tanto dele por que pessoas que pregam a volta de Jesus são o João Batista da atualidade, e gosto bastante disso.

"Alguém está gritando no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor passar!
Abram estradas retas para ele!" _ Cap. 3, verso 3.

Minha parte favorita da tentação de Jesus é com certeza a frase "Tudo isto te darei se, prostrado, m adorares". Foi o Diabo quem disse isso. Comumente as pessoas pregam que se adorarmos teremos tudo, e realmente Jesus até chega a dizer que tudo que pedirmos com fé, receberemos. Mas isso vai depender da nossa fé, pedir, prostrado, apenas por pedir, sem fé, é inútil. Fora que se prostrar apenas quando quer algo, e não por respeito, é falso. 

Gosto bastante dos ensinamentos de Jesus, principalmente os que envolvem a e a salvação. É preciso ter fé para conseguir viver, pois sem fé, sem esperança de que o amanhã vai ser melhor que hoje, é muito fácil desistir. E para alcançarmos a salvação precisamos ter uma relação de pai e filho com Deus, orando sempre sem querer mostrar aos outros que somos melhores, orando pelos nossos inimigos e os perdoando, buscando sempre ter um coração melhor. Jesus veio para ajudar os que precisam de ajuda. A salvação é para os mansos, para os que se purificam e que não são vaidosos. É para os que têm a esperança de que há um lugar melhor, cheio de amor e perfeição, e que nosso lugar de destino deve ser esse lugar lindo, e não o inferno ou qualquer outro lugar de dor e sofrimento.

Gosto bastante da forma como Jesus fala do Reino, de como Ele diz ser um lugar melhor, e que para alcançar esse reino nós precisamos fazer coisas simples. Seguir os mandamentos, sermos humildes e ajudarmos o próximo. Ao longo dos anos, os religiosos foram colocando tantos e tantos rituais, tantas doutrinas, que o real motivo muitas vezes é deixado de lado. Jesus não vai te julgar pela sua roupa, pelo que você come, pelo que você ouve, mas sim pelo que sai de você, pelo que está no seu coração e pelo seu amor à Ele.

"Pois a boca fala do que o coração está cheio". _ Cap. 12, verso 34.

Ler a parte da prisão, crucificação e morte de Jesus foi bem difícil para mim. Me lembro que tive que quebrar a leitura, por que eu comecei a chorar e não ia conseguir ler assim. Não falo muito disso aqui nesse blog, geralmente falo no blog com meus devocionais, mas eu gosto de pensar em Jesus realmente como meu noivo. Imaginem você lendo o inquérito policial do assassinato do seu noivo, eu me senti assim durante a leitura, me emocionei bastante e chorei. 

Saber que Jesus teve depressão me deixou mais tranquila. Descobri isso há cerca de um ano, vendo um culto da Pastora Fernanda Brum, onde ela disse que se Jesus levou sobre si todas as nossas dores, Ele teve todas as doenças, inclusive as psíquicas. Se até Jesus sentiu vontade de morrer por estar triste, e depois pediu que Deus o livrasse da morte, por estar com medo, quem somos nós para não nos sentimentos assim? Tristeza é um sentimento humano, nós vamos sentir, e não podemos nos sentir culpados por isso. Devemos procurar ajuda, de amigos e de profissionais, para que consigamos nos sentir melhor, e que a tristeza não nos leve até a morte. E como vemos no caso de Judas Iscariotes, a culpa realmente pode nos levar ao suicídio. Primeiramente devemos evitar quaisquer coisas que possam nos fazer mal, mas se for algo inevitável, procure ajuda, desabafe com alguém, peça perdão à quem você fez mal, e perdoe quem te feriu.

Adorei reler Mateus, e tenho certeza de que o relerei muitas e muitas vezes durante a vida. Recomendo bastante a leitura desse livro. Inclusive, se você não sabe muito sobre cristianismo, comece lendo os quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, por que eles narram a vinda, vida, e morte de Cristo, e começando desse ponto você irá entender bem melhor o propósito de Cristo e seus ensinamentos.

2 comentários: