quarta-feira, 18 de julho de 2018

Leitura todo dia #60

Como vocês puderam ver no post da semana passada, o Leitura todo dia desse mês vai ser diferente. Primeiramente gostaria de explicar o que é o projeto. A Nine criou esse projeto para que pudéssemos fazer da leitura um hábito, ou seja, ler todos os dias, mesmo que seja 10 páginas, apenas para que isso vire um hábito. O projeto não tem uma meta fixa, cada participante faz sua própria meta de acordo com a sua realidade. Geralmente eu faço a minha meta por número de páginas, mas nesse mês eu quis fazer algo diferente.

A primeira parte da meta é percentual. Quero ler, no total, 2000 páginas em julho, e ir contabilizando isso percentualmente, para que eu consiga me situar melhor e ver quantas páginas eu ainda preciso ler. Na primeira semana eu consegui ler 10,25% da meta geral. Gostaria de conseguir chegar em pelo menos 35%  da meta geral até o final dessa semana.

Isso nos leva à segunda parte da meta. Quero conseguir ler 500 páginas durante essa semana, e se eu conseguir, vou chegar aos 35% da meta geral. Lembrando sempre que estou fazendo a porcentagem sempre considerando que 2000 páginas são 100%.

E a terceira e última parte é a que coloco sempre aqui no blog, com os nomes dos livros e quantas páginas eu pretendo ler de cada um. Nessa semana vou colocar o número mais certinho, realmente perto das 500 páginas, por que quero conseguir seguir meu cronograma de leituras. Não estou dizendo que eu vá ler somente o que eu listar abaixo, mas que essas serão minhas prioridades.


Renato Russo O Filho da Revolução - Carlos Marcelo - 223 páginas restantes (quero ler 18%)
Moby Dick - Herman Melville - 587 páginas restantes (
Isaías - 47 páginas restantes (quero ler 30%)
Dois Fragmentos - 15%
Entre as Serras - 247 páginas restantes (quero ler 20%)
Comentários da Semana - (quero ler até o final)













No dia nove eu li 47 páginas de Entre as Serras, para o projeto Kaipora - Laboratório de Estudos Bioculturais. Entre as Serras é a tese de doutorado do professor orientador Emmanuel Almada, e estou adorando ler, por que pelo menos nesse início, a pesquisa está sendo incrível. A pesquisa foi feita em duas comunidades quilombolas, para avaliar o saber ecológico dos moradores. Vou colocar essa meta como concluída, já que para atingir a meta real, em números, eu teria que ler apenas mais 3 páginas.



No dia dez eu li apenas uma página (dois capítulos) de Isaías. Tive que ficar o dia inteiro estudando por que no dia seguinte uma prova de Química Geral estava marcada. Estou bem cansada por causa da faculdade, não estou cansada da faculdade, mas ela me cansa. Gosto do ambiente onde a unidade de Ibirité da UEMG fica, bastante verde, alguns córregos dentro da Fundação Helena Antipoff (local onde a unidade de Ibirité foi instalada) e com certeza é uma paisagem linda, um ambiente super legal. Mas a quantidade de coisas para fazer ali estão me cansando de verdade, minando minhas energias. Apenas espero que as férias venham logo.



No dia onze eu tive que ficar de 07h até 17h na faculdade, e quando cheguei fiquei ansiosa pela nota da prova, e acabei não conseguindo ler nada. A notícia boa é que eu passei em Química Geral! Com 60 pontos, ou seja, bem em cima da média, mas pelo menos consegui passar. No próximo semestre tenho Bioquímica, e pretendo me dedicar bastante e especialmente à essa disciplina. Para os que não sabem, eu curso Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Minas Gerais, e acabei de concluir o primeiro período!



No dia doze eu li 19 páginas de um conto do Max Nasic chamado Deixando o Ninho. Eu estou lendo bastante contos hot no último mês, por que, na minha opinião, é o tipo de leitura mais fácil que não tenha uma linguagem infantil. Claro que se fossem romances hot a história seria diferente, mas como são apenas contos, os autores não se preocupam muito com a história dos personagens, apenas com algumas cenas específicas. Esse conto, para mim, não foi bom, eu daria 2 estrelas. É um conto lésbico muito irreal. É mais um conto escrito por homens e apenas para homens, por que qualquer mulher percebe a irrealidade do que está escrito. Max Nasic é um autor conhecido por ter vários ghost writters, então não tem como saber se foi ele quem escreveu esse conto. De qualquer forma, é ruim. Achei um dos contos dele ótimos, inclusive resenhei ele aqui, O Fogo da Madrasta, e na empolgação eu acabei baixando vários outros contos na Amazon, e eles acabaram não sendo tão bons quanto o primeiro.

E li também, durante a noite, antes de dormir, 2 páginas (dois capítulos) de Isaías. Está sendo ótimo reler esse livro. É meu livro favorito do Antigo Testamento, e creio que vai continuar sendo por muitos anos.



No dia treze eu li 21 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução e estou gostando bastante. Agora começamos a entrar mais na vida do Renato, apesar de ainda ter bastante sobre o contexto histórico. Nessa releitura desse livro eu comecei a achar que o Renato é meio "classe média sofre" demais. Sei que nada na vida é competição de sofrimento, e que todo mundo sente as coisas de maneira diferentes, mas comecei a achar que o Renato queria muito mudar o mundo inteiro sem mudar as coisas que estão por perto, sabem? Não tem como mudar o mundo se você não consegue mudar nem você mesmo primeiro.

Li também 9 páginas (dois capítulos/comentários) de Comentários da Semana do Machado de Assis. Gostei bastante desses dois últimos, ele falou sobre a última semana do ano de 1861, e sobre a primeira de 1862. A situação política do país não era nada boa, e dá pra fazer vários paralelos com a situação política atual.

Por fim, li 6 páginas de um conto hot chamado "Two cocks are better than one", de uma autora chamada V. Vivienne que tem vários contos disponíveis na Amazon e parece ser bastante famosa por causa deles. Apesar de ser um conto bem pequeno, esse conto sim é um bom conto erótico, lembrando que os personagens masculinos do conto são bixessuais, então já esteja preparado para cenas que tu não encontraria em um conto hétero.



No dia quatorze eu me empenhei mais nas leituras, por que percebi que não tinha atingido nem um terço da meta final da semana e me faltam poucos dias para atingir essa meta. Li 21 páginas (sete capítulos/comentários) de Comentários da Semana do Machado de Assis, e finalmente concluí essa leitura! A resenha vai sair em breve. Agora o Projeto Machado de Assis vai andar mais rápido. Esse livro foi difícil de ler por que é realmente comentários sobre acontecimentos da semana, é como um jornal, e como são coisas antigas, eu acabei não tendo muita vontade de ler, sabem? Mas agora é foco nos próximos.

Li também 14 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução, e achei com certeza minha citação preferida no livro.
"Sente-se incomodado com o tom depreciativo de Renato ao falar sobre umbanda e candomblé 'religiões de terceiro mundo'. Leander, que se considera mestiço, enxerga na crítica a reprodução de uma visão estereotipada da classe média. O discurso do colonizador". Durante essa releitura, o que eu mais tenho achado que o Renato é MUITO aquele "classe média sofre", que gosta de dizer que sofre e gosta de sofrer, mas quando vamos ver como está a vida dele, não tem nada fora do lugar.

Claro, cada pessoa sofre e sente as coisas de maneiras diferentes, mas ele sempre reage de forma que não condiz com o que está acontecendo. Uma coisa que dá pra ilustrar bastante isso, é que ele xinga e distribui ódio ao MPB e à outros gêneros musicais, mas quando alguém fala algo do rock/punk, ele briga com todo mundo, e chega ao ponto de quebradeira mesmo. Renato, pelo menos nessa fase da vida (início da Legião Urbana), era só o babaca que sai cagando regra por aí, espalhando o preconceito. E essa citação, sobre ele considerar umbanda e candomblé religiões de terceiro mundo super comprovam isso.

Enfim, li também 5 páginas (dez capítulos) de Isaías. Basicamente são capítulos falando sobre a destruição das grandes cidades da época, que estavam cheias de pecado. São capítulos estranhos de ler, principalmente por que eles destoam muito do restante do livro, que fala sobre a vinda de Cristo. Acho que é o livro em que mais podemos ver que Deus é amor, mas também é espada.



No dia quinze eu li 35 páginas de um conto hot chamado Sauna and Steam. É um conto com orgia, e tem bastante história, então quem gosta desse tipo de conto vai adorar. É super bem escrito, inclusive. Li também 6 páginas de My Life as a Cock Whore. Não vou nem me atrever a traduzir. Os dois contos são da autora V. Vivienne. Estou gostando bastante dos contos dela por que eles são realmente quentes.

Por fim, li 20 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Acho que um dos meus erros nessa semana foi colocar esse livro como primeira meta a ser atingida, já que como eu não estou tão envolvida com o a narrativa nem com a história do Renato, e por causa disso não estou super animada para continuar lendo. Apesar disso, consegui avançar bastante na leitura desse livro. Porém, tenho certeza de que na próxima semana esse livro não será minha prioridade e provavelmente nem o lerei.



No dia dezesseis eu li apenas 3 páginas (cinco capítulos) de Isaías. Eu tinha me programado para ler bastante nesse dia, mas eu simplesmente não consegui. Inclusive, gostaria de recomendar a música "Quem tem boca vaia Roma" do Cesar MC. Essa música foi responsável por me fazer ficar o dia inteiro pensando e pensando, e foi isso que me fez não conseguir ler. Não me arrependo. É com certeza um dos melhores perfis que a Pineapple já fez.



Bom, nessa segunda semana de julho em consegui ler 209 páginas, o que dá 26,1 páginas por dia. Não é nada nem perto do que eu queria que fosse, mas pelo menos consegui ler bastante em alguns dias. Nas próximas semanas eu pretendo fazer pelo menos duas maratonas 24h, e espero que dê tudo certinho. Apesar de não ter alcançado a meta em número de páginas, eu consegui bater 3 das 6 metas de porcentagem de leituras.

Entre as Serras - 47 páginas lidas
Isaías - 11 páginas lidas
Renato Russo - 55 páginas lidas
Comentários da Semana - 30 páginas lidas Concluído
Deixando o Ninho - 19 páginas lidas Concluído
Two cocks are better than one - 6 páginas lidas Concluído
My life as a cock whore - 6 páginas lidas Concluído
Sauna and Steam - 35 páginas Concluído

Porcentagem lida até agora: 20,7%


Nenhum comentário:

Postar um comentário