quarta-feira, 5 de junho de 2019

Como achar o ponto de equilíbrio?

Nos últimos tempos eu tenho me dedicado muito aos estudos. Passo todo o meu tempo livre na faculdade estudando, chego e em casa e estudo mais. Comecei a fazer alguns resumos digitados que estão ficando realmente muito bonitos, e a estética deles me anima a estudar cada vez mais. 
























Eu sempre precisei de estímulos fortes pra estudar, e geralmente esses estímulos eram provas ou trabalhos. Claro que tinha os momentos de eu estudar por gostar muito da disciplina, ou por o professor me incentivar, sempre acontece isso, mas no geral, meu estímulo para estudar era manter minhas notas altas.

Como disse, nos últimos dias, com meus arquivos de estudo estando cada vez mais lindos, coloridos, didáticos e realmente completinhos, eu me empolguei bastante, e isso está me dando um gás enorme para estudar várias coisas. Só que obviamente, como estou no meio do terceiro período do curso, tem muita matéria pras quais eu não fiz esse tipo de resumo que estou fazendo agora. Em partes isso é bom, por que depois que eu já tiver tranquila com todas as matérias desse semestre, vou querer dar uma estudada nas que eu já vi, pra conseguir ter esse resumo bonitinho. Em partes é ruim por que isso me dá ansiedade, por que vejo que ainda tenho muita coisa pra fazer.

Isso está sendo parcialmente resolvido com um cronograma de estudos que tenho tentado seguir nas últimas semanas, pra não ficar muita coisa pra estudar num dia só, e está me ajudando muito com a questão da ansiedade. 

Estou dando muita atenção aos meus estudos no momento, e nunca vou me culpar por isso, por que querendo ou não, minha prioridade no momento são os meus estudos, mas essa atenção focada nos estudos está fazendo eu me descuidar um pouco. Estou dormindo pouco demais ou muito, tem dias que preciso esfoliar minha pele e não consegui tempo, estou sem ânimo pra fazer qualquer coisa que não envolva os estudos. E comecei a me perguntar qual seria o ponto de equilíbrio de ser uma menina estudiosa, mas também ser uma menina que cuida da aparência, do espírito, do corpo, da mente, que faz as coisas que ama sem sentir peso nenhum na consciência.

Ainda não tenho uma resposta para essa pergunta, mas creio que apenas eu posso achar meu ponto de equilíbrio. E não creio que o meu ponto de equilíbrio seja contado em horas, mas sim produtividade. Ou seja, eu estudar todos os dias, mas cuidar de mim todos os dias também. Ainda não encontrei uma forma de balancear isso, por que confesso que não é todo dia que eu tenho animação para cuidar de mim mesma, mas estou tentando o meu melhor para encontrar meu ponto de equilíbrio.

O ponto de equilíbrio é parte do autoconhecimento, que como eu já disse aqui no blog, é uma jornada que dura a vida inteira, e a cada dia descobrimos uma coisa nova sobre nós mesmos. Caso você também esteja nesse processo de encontrar o ponto de equilíbrio, uma coisa que recomendo que faça é uma lista com tudo que você deve fazer e tudo que você gosta de fazer, e tentar mesclar as duas coisas todos os dias, ou pelo menos na maioria dos dias da semana. Que nós possamos continuar nessa jornada maravilhosa de autoconhecimento, e que nos tornemos pessoas melhores para nós e para o mundo!








Nenhum comentário:

Postar um comentário