quarta-feira, 15 de maio de 2019

Autoconhecimento é uma jornada

Hoje em dia muito se fala sobre a importância do autoconhecimento, afinal, você saber do que você gosta é muito importante para estabelecer prioridades na sua vida, mas pouco se fala do fato de que autoconhecimento não é um ponto de chegada, e sim a jornada. Autoconhecimento é algo que precisa ser praticado todo os dias, afinal mudamos um pouco a cada novo dia que passa. Também é sempre bom lembrar que autoconhecimento é algo que vem aos poucos, e que passa por todas as áreas da nossa vida.

Como eu disse, nós mudamos todo dia, então está tudo bem mudar nossos objetivos quando percebemos que o objetivo anterior não nos representa  mais, mas é importante nos esforçarmos para concluirmos tudo que começarmos e que for bom para nós.

Ao longo deste post irei ir colocando algumas perguntas e falar sobre a importância de saber a resposta. Claro, você não precisa acabar de ler e automaticamente saber a resposta para todas as perguntas, mas anote-as, e vá pensando nelas ao longo da semana. Qual é o seu objetivo de vida? É importante entendermos a nossa missão no mundo, entender para onde queremos ir. O meu objetivo, por exemplo, é ensinar. Comecei ensinando na igreja, já ensinei inglês, e hoje estou fazendo licenciatura em ciências biológicas. Vou sempre continuar ensinando, por que é o meu objetivo de vida.

Quem são as pessoas realmente importantes na sua vida? É importante que saibamos que são as nossas prioridades, quem são as pessoas com quem podemos contar de verdade e quem são as pessoas para quem estaremos sempre disponíveis e ajudaremos em tudo que pudermos. Podem ser seus pais, seu marido, seus filhos, mas entenda quem são as pessoas mais importantes. Leve em consideração também quem te faz feliz, e deixe que permaneça em sua vida apenas as pessoas que te trazem felicidade.

O que te deixa triste e o que te deixa feliz? É importante entender isso, para que você consiga evitar o que te deixa triste, e consiga fazer mais vezes o que te deixa feliz. Por exemplo, ser improdutiva me deixa triste, então eu sempre anoto algumas coisas para fazer no dia, e vou seguindo a lista. E algo que sempre me deixa feliz é ver filmes e séries que eu gosto, então sempre tendo tirar um tempo para fazer isso.

Com as respostas dessas três perguntas você já vai perceber que as cosias vão começar a mudar. Recomendo que faça uma grande lista de coisas que te deixam triste e coisas que te deixam feliz, faça uma lista de prioridades do mês, prioridades da semana, prioridades do dia. Quando for se vestir, se pergunte qual roupa te deixaria feliz hoje, e faça isso com tudo no seu dia-a-dia. Claro, lembre-se de que além de viver o dia de hoje intensamento, precisamos nos lembrar que para ter um futuro bom, precisamos cuidar da nossa saúde física e mental, então não faça nada que for te machucar ou te faça passar mal!

Se conheça todos os dias. Não precisa ter certeza de tudo na sua vida, mas se esforce para ter um norte, por que assim você não irá se perder! Se conheça, saiba o que te faz bem e perceba o quão bom é viver uma vida sabendo quais são os seus objetivos de vida, objetivos mensais, objetivos semanais e objetivos diários! Não se cobre demais, você tem toda a sua vida para se conhecer, mas escolha começar hoje essa jornada de autoconhecimento. Você consegue! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário