segunda-feira, 19 de março de 2018

Resenha: Uma Nova Chance de Márcio Vieira



Título: Uma Nova Chance
Autor: Márcio Carlos Vieira Barros
Ano de publicação: ?
Número de páginas: 46
Onde encontrar: ?
Nota: 4/5



O livro narra uma parte da história do próprio autor, ou seja, é um tipo de biografia. O livro não narra tudo desde a infância ou juventude, ele começa quando o autor começa a ver que sua saúde não está ficando tão boa. O que fazer quando você tem um infarto? Para os que não sabem, infarto se dá quando, por algum motivo, geralmente por gordura, as veias e artérias não conseguem passar o oxigênio até o coração.

Quando os médicos, e até mesmo pessoas comuns nos dizem que precisamos melhorar nossa alimentação, não nos importamos muito. Geralmente o pensamento que nos vem à mente é que estamos bem com o nosso corpo, mas devemos nos lembrar que cuidar do nosso corpo vai além da estética. Além de doenças como diabetes e hipertensão, corremos o risco de vários problemas no coração quando comemos gordura em uma quantidade muito grande.

Como o autor explica no livro, a gordura não aparece ali de repente, ela vai sendo acumulada ao longo do tempo, ao longo de uma vida de comidas processadas e pouca comida natural. Exercícios físicos ajudam muito no processo de desengorduramento, por isso, mesmo que seja poucos minutos por dia, caminhe! Mas não faça como o autor do livro fez no primeiro infarto, e sim, ele teve dois!

Ele parou de se exercitar e de comer coisas mais saudáveis, afinal, já fazia um certo tempo que ele estava se sentindo bem e não achava mais necessário todos aqueles cuidados. Precisamos entender que se nos exercitamos e nosso corpo fica bom, não temos que parar, devemos continuar para que ele não fique mal novamente. Acho que ninguém gosta de ficar hospitalizado, né? Então vamos nos cuidar para que isso não aconteça, cuidados simples e pequenos podem literalmente salvar nossas vidas.

Espero que o autor esteja melhor, pois ele terminou o livro pouco depois dos últimos acontecimentos, como uma forma de diário, de não se esquecer de tudo que passou. E principalmente que agora ele possa cuidar da saúde da melhor forma possível.

O que mais me atraiu no livro foi o ambiente hospitalar, que sei que para alguns é um ambiente assustador, para outros é um ambiente de muita dor, e para outros é apenas o local de trabalho. Sou apaixonada por biologia, principalmente por patologias envolvendo vírus, o que me leva a ser apaixonada por algumas partes da medicina. Não vejo problemas em ir ao hospital, nem em ficar internada, desde que não seja nada sério. Passei boa parte da infância mais do hospital do que em casa, foi uma fase difícil, mas de muito aprendizado também, para mim e para minha família, mas isso nunca me fez ter trauma do lugar ou dos profissionais.

Caso você goste ou tenha curiosidade sobre o ambiente, pressões psicológicas nos pacientes e nos profissionais, vai amar o livro. É um ótimo livro, principalmente se você já passou por isso, ou se você se interessa por esse tema. Eu, como estudante de Biologia, amei ter lido, e creio que muitos profissionais da saúde também vão gostar, é rico em detalhes de todos os procedimentos feitos durante essa luta pela vida. A mensagem é clara: cuide do seu corpo enquanto você tem saúde suficiente para isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário