sexta-feira, 9 de março de 2018

Leitura todo dia #45


Mais um mês se iniciando no projeto Leitura todo dia, criado pela Nine com o objetivo de fazer com que os participantes leiam todos os dias, mesmo que sejam poucas páginas por dia. Nessa primeira semana de março eu não vou estudar muito. As aulas começam no dia 5, meu aniversário inclusive, então vou ler o máximo que puder nos três primeiros dias, já que sei que no dia 4 eu provavelmente vou ter crise de ansiedade e não vou conseguir ler. Minha meta para essa primeira semana é ficar com 45 páginas de média diária! Espero que dê tudo certo e que eu pelo menos consiga ler todos os dias.

Vou deixar abaixo minhas metas, lembrando que o número apresentado aqui é o número de páginas que ainda preciso ler, não o número de páginas total do livro. E não tenho a intenção de ler todas essas páginas, quero apenas dar andamento às leituras.

O Reino de Hatley de Amanda Castejon -  261 páginas
A Revista dos Teatros de Machado de Assis - 20 páginas
Moby Dick - 668 páginas




No dia primeiro de março eu li apenas 10 páginas (um capítulo) de O Reino de Hatley. Capítulo bom, agora estou realmente começando a gostar um pouco mais da história. Li pouco pois aquela coisinha chamada ansiedade não me deixou ficar concentrada no livro. Eu lia uma página e começava a correr os olhos pelo quarto, pesquisei coisas bem nada a ver na internet, abria outras páginas em redes sociais etc, ou seja, fiquei agitada demais para conseguir me concentrar no livro. Creio que isso aconteceu por que no dia dois eu vou finalmente fazer minha matrícula na universidade, e confesso que isso tem me deixado ansiosa nos últimos um mês e meio.













No dia dois eu li 20 páginas (dois capítulos) de O Reino de Hatley. O livro continua sendo agradável, mas ainda não sinto a animação que eu pensava que iria sentir. O enredo é sim muito bom, mas tem alguns probleminhas que acabam tirando o foco do que é realmente legal.

Fui até a universidade, fiz minha matrícula, conversei um pouco com as mulheres da secretaria, fui até o prédio de Ciências Biológicas para não ficar tão perdida assim quando as aulas começarem. Não vi onde ficam os banheiros, mas creio que isso eu vou ficar sabendo logo nos primeiros dias. Fiquei muito feliz por ter visto o prédio, principalmente por que perto dele há uma mini floresta, plantada pelos alunos, e ela está linda. Enfim, foi tudo tranquilo. E depois fiz algumas outras coisas quando cheguei em casa. Como foi um dia bom em quase tudo, não fiquei triste por ter lido menos do que queria ler.




No dia três eu li incríveis 88 páginas (quatro capítulos) de O Reino de Hatley. Eu preciso terminar o livro amanhã, e continua faltando bastante para ler, mas vamos ter fé de que eu vou conseguir terminar a leitura. Agora comecei a realmente gostar do livro. A história está bem mais interessante e emocionante. Os personagens começaram a passar por perigos reais, e a história por trás de tudo é boa, e apesar de não ser totalmente original, tem elementos que fazem com a que história se torne única.



No dia quatro eu li maravilhosas 143 páginas de O Reino de Hatley e concluí a leitura do livro. A resenha já saiu aqui no blog e gostei bastante do livro. Algumas coisas me incomodaram muito, outras nem tanto, e algumas coisas me conquistaram, então creio que foi uma boa leitura no final. Gostei bastante de ter lido o livro e já quero ler outras coisas da Amanda, por que ela me disse que evoluiu bastante desde a publicação desse livro..



No dia cinco eu fiz 19 anos! Pode parecer que foi um super dia animado, mas na realidade eu comecei a estudar nesse dia, o que realmente foi bom, mas acabei tendo febre depois e não consegui fazer nada.



No dia seis eu li 20 páginas de Revista dos Teatros e até gostei do livro de um modo geral, mas não me acrescentou muita coisa, por que é um compilado de críticas sobre peças de teatro, e obviamente eu não as vi.

Li também algumas histórias da Turma da Mônica. Li Chico Bento em: era um sítio muito engraçado, Turma da Mônica em trabalho infantil, nem de brincadeira, Saiba Mais: Inclusão social e Turma da Mônica em Sol e Pele. Ao todo eu li 75 páginas, o que dá quase uma revistinha, já que cada uma tem 82 páginas. Não sei quantas histórias têm em média em cada revista, mas creio que devem ser umas 5 ou 6, já que elas têm uma média de 6 à 18 páginas cada uma. A parte do Saiba Mais é maior por que ela é uma revistinha menor, com menos páginas e é uma revistinha sozinha.

O link com as histórias está aqui, estão disponibilizadas gratuitamente.



No dia sete eu li 28 páginas de Turma da Mônica. Se preparem para ver bastante quadrinhos deles aqui, por que são histórias leves e divertidas, então é mais fácil de ler. Fora que claro, é quadrinho, então o estímulo visual deixa a leitura mais dinâmica. Li as histórias Mônica e Magali em: Um Menino Sobre Rodas, que fala sobre o Luca, que é cadeirante, e Turma da Mônica em: Alimentos Saudáveis, que é mais uma daquelas revistinhas separadas que têm como objetivo conscientizar a população sobre algo, de modo divertido e de um modo que também atrai as crianças. É muito comum crianças repetirem o comportamentos que seus ídolos acham legais, estão ter esse estímulo na infância, por meio dos quadrinhos, é importante.




No dia oito eu li 28 páginas (dois capítulos) de um livro chamado Desvendando os Segredos do Texto. Li por causa da faculdade, para a aula de Leitura e Produção Textual. Como o nome já diz, fala sobre a arte que são os textos. No dois capítulos que li, os temas foram sujeito e contexto. Gostei bastante. Foi para a faculdade, mas como é realmente um trecho de um livro que é teórico, mas não é didático, resolvi contar como leitura. Leitura de livros didáticos, a menos que sejam projetos, não vão entrar na contagem do Leitura todo dia.

E li também 42 páginas (duas histórias) de Turma da Mônica. Li as histórias Turma da Mônica em: Dorinha, a Nova Amiguinha e Turma da Mônica em: Missão Saúde, que novamente, é uma história feita com objetivo de conscientizar a população sobre hábitos saudáveis, principalmente o hábito de comer frutas, nesse caso, ressaltando a importância da maça. Claro, como a Turma da Mônica tem uma "linha" de maçãs, é sim uma propaganda para que eles vendam, mas continua sendo legal. A primeira história é sobre a amiguinha cega da turminha, que é super fashion.



Bom, nessa primeira semana de março, cheia de eventos maravilhosos, eu consegui ler 453 páginas, o que dá 56,6 páginas por dia, ou seja, consegui ler até mais do que eu coloquei como meta! Fiquei muito feliz com o resultado. Boa parte disso foram quadrinhos? Sim, mas não deixam de ser leituras. Não vou mais colocar leituras como prioridade na minha vida, por que preciso me focar, e muito, nos estudos, então naturalmente as metas vão ir ficando menores e eu vou ler menos. O que não significa que vai ser ruim, mas que provavelmente vou passar a aproveitar melhor os momento que tiver para ler.

Leitura precisa ser algo prazeroso, a partir do momento em que vira meramente uma obrigação, perde o sentido. E por favor, entendam que leituras didáticas não estão sendo levadas em conta aqui.


O Reino de Hatley - 261 páginas lidas Concluído
A Revista dos Teatros - 20 páginas lidas Concluído
Desvendando os Segredos do Texto - 28 páginas lidas Concluído (a parte que me era obrigatória)
Turma da Mônica - 145 páginas lidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário