quinta-feira, 15 de março de 2018

Resenha: Ideias Sobre o Teatro de Machado de Assis



























Título: Ideias Sobre o Teatro
Autor: Machado de Assis
Ano de publicação: 1859
Número de páginas: 9
Nota: 3/5


Como diz o título, aqui estão reunidas algumas ideias sobre como o teatro brasileiro deveria ser. Machado começa dizendo que infelizmente aqui o teatro não é tão valorizado, e mesmo hoje, anos e anos depois desse texto ter sido publicado, vemos que a realidade não é tão diferente. Claro que hoje o teatro é bem mais respeitado e tem um público relativamente grande, mas continua não sendo a atividade de lazer preferida das pessoas, provavelmente por que nos dias atuais nós temos acesso à tantos filmes e séries direto do nosso celular, que ir ao teatro para ver algo pode parecer perda de tempo.

Temos que entender que mesmo há alguns anos, teatros eram mais frequentados por pessoas não necessariamente ricas, mas que tinham uma condição de vida boa. Hoje os pobres têm mais acesso à esse tipo de cultura, inclusive na minha cidade, Ibirité, temos um dos maiores teatros de Minas Gerais e muitas peças são gratuitas, então fica aí a dica. Mesmo tendo mais acesso ao teatro, por termos muita informação literalmente na palma das nossas mãos, procurar o teatro continua não sendo algo comum aos pobres. Sem contar que quase não existe divulgação das peças.

Machado diz no texto que o teatro é político, pois sempre de alguma forma nos faz ver algo que está errado no país, ou algo que está certo e precisamos aplaudir. Claro, hoje temos peças infantis que simplesmente têm o objetivo de divertir as crianças, geralmente com piadas bobinhas, e temos infinitas peças religiosas, onde o objetivo é passar a sensação e mensagem do sagrado. Temos vários gêneros de peças, comédia, drama, romance e é muito comum encontrar questões políticas nelas. Seja fazendo piada com algo que deveria mudar, seja citando abertamente algo de errado ou alguém que fez coisas erradas ou citando um nome sem falar sobre, mas fazendo com que algumas coisas fiquem no ar.

Teatro, como toda manifestação cultural, envolve política. Não somente nas peças, mas em toda a estrutura. O prédio está ali, naquele exato local por um bom motivo, seja por que aquela região tem um público maior, ou por ser uma região com muito trânsito de pessoas. Às vezes por que muitos trabalhadores querem uma diversão no final do expediente e acabam optando pelo teatro ao invés do cinema. Tudo é questão política e social. A escolha da peça, a escolha da iluminação do teatro e do figurino dos atores. Tudo precisa agradar o público alvo e fazer com que as pessoas gostem tanto que recomendem a peça à outras pessoas.

Machado também diz que o teatro precisa ser dramático, para causar empatia e emoção. E diz ainda que é totalmente contra a censura. Certas coisas precisam ser ditas e mostradas, e censurar é fazer com que a verdade não seja vista. O teatro tem um papel importante na construção de uma sociedade melhor, mais estruturada. Dá emprego à vários e abraça os sonhos de todas as pessoas. Teatro é sim político e social. Quando tiver um tempo, vá ao teatro, aproveite a peça. Seja drama, religioso ou comédia, viva pequenos momentos de lazer cultural, sair da rotina é sempre bom.

Gostei desse texto, não o bastante para dar uma nota alta, mas o bastante para realmente pensar no que está escrito ali. É bem óbvio, mas muitas vezes não percebemos que a política está em tudo no mundo, até mesmo nos momentos de lazer. É um texto necessário, principalmente numa época em que as pessoas continuam insistindo que política é só fazer leis e que não presta para nada. A política no Brasil é tratada de uma forma muito fria, e somos enganados para pensar que ela está apenas nas Câmaras, mas está em todos os lugares possíveis, até mesmo dentro na sua casa. Não fuja da política, e se possível, estude um pouco sobre os assuntos que te agradarem dentro da política. Conhecimento é poder, é algo que não podem te tirar, e te faz crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário