sábado, 6 de janeiro de 2018

Análise das leituras feitas em 2017





Esse post é um post feito analisar as minhas leituras em 2017. Analisar a diversidade, analisar quantos países diferentes foram lidos, quantas autoras e autores foram lidos, analisar os temas dos livros lidos. Tudo isso. Não sei se vai ser um post super interessante para a maioria, mas acho que todos deveríamos fazer isso e analisar tudo que estamos lendo. Os gráficos foram feitos nesse site.

Gostaria de dizer que essa análise foi feita a partir do número de livros lidos, que foram 49, e não a partir do número de autores lidos. Li algumas séries e trilogias em 2017, e vou contar cada livro como simplesmente mais um livro, afinal, eu poderia ter parado no primeiro.



Primeira análise - GÊNERO DOS AUTORES
Percebi que ao longo da vida a maioria dos livros que já li foram escritos por homens, então aqui vai a porcentagem de mulheres e homens lidos ao longo de 2017.


























Segunda análise - NACIONALIDADE
Também acabei percebendo que ao longo dos anos eu li mais autores norte americanos. E em 2017 eu consegui mudar isso.

























Terceira análise - SUBGÊNERO LITERÁRIO
Geralmente o subgênero literário que mais leio é romance. Nem sempre são romances realmente românticos, de ter um amor entre um casal, mas de falar sobre romance de alguma forma.

























Para concluir: Em 2017 eu li coisas bem diferentes, consegui ler livros de autores de vários países, e consegui o que eu sempre quis que é ler mais autores nacionais. Dava até uma certa vergonha chegar ao fim do ano e ver que apenas 15% dos livros lidos haviam sido escritos por autores nacionais, e em 2017 eu consegui, finalmente, mudar isso e ler bastante do Brasil.

Também consegui fazer uma coisa incrível que foi ler mais livros escritos por mulheres, e boa parte desses livros foram escritos por mulheres brasileiras, o que me deixa ainda mais feliz. E claro, consegui ler vários subgêneros e fiquei bem feliz vendo que não fiquei presa à apenas uma coisa. E o que mais me deixou feliz foi ter lido mais não-ficção, que geralmente é um dos que eu menos leio. Em 2018 eu estou planejando ler coisas diferentes também, cumprir vários desafios, e espero que no início de 2019 eu possa voltar e falar que fiquei satisfeita com o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário