domingo, 14 de janeiro de 2018

Resenha: Poesias Dispersas do Machado de Assis


























Título: Poesias Dispersas
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação: 2000 (no Domínio Público)
Número de páginas: 120
Preço: R$00,00 (no Domínio Público)
Paguei: R$00,00
Nota: 4/5
Para ler o livro, clique aqui.



"Adeus... perdoa a um doido apaixonado
Uma hora de ilusão e de delírio:
Era fatalidade. Após um sonho
Veio a c'roa da dor e do martírio!" _ Resignação, fragmento

Primeiro livro do Machado, pela ordem cronológica. Obviamente é um livro de poesia, então a resenha dele vai ser um pouco diferente, já que não há uma história a ser seguida. Vou falar sobre algumas poesias que gostei bastante, e sobre coisas que notei ao longo da leitura.

"O sonho é como um feto que se aborta." _ A missão do poeta, fragmento

Quero iniciar a resenha dizendo que há poesias sobre amor romântico, sobre o amor que ele sente pela sua já falecida mãe, sobre o amor à pátria e várias que são protestos políticos. Há poesias que feitas para alguns álbuns de artistas, há poesias escritas para amigos e à familiares. Ou seja, vamos encontrar vários temas aqui, e elas não estão separadas por esses temas, estão todas juntas, "jogadas", então prepare-se para ler uma linda poesia romântico e logo depois ler um sobre o carnaval. Há poesias bem pequenas, com apenas uma estrofe, e poesias enormes que ocupam 3 páginas.

"Não esse amor passageiro
Das almas vãs, mas o amor
Profundo, intenso, exclusivo,
O amor que sonha e não dorme,
O amor sincero, o amor vivo." _ Tristeza, fragmento

Como eu disse, há várias poesias que falam sobre amor romântico, e essas, no geral, foram minhas preferidas, por que me causaram mais identificação, e são de certa forma parecidas com as que eu escrevo. Não sei se todos as poesias foram escritos para, ou inspirados em Carolina Augusta, sua esposa, mas com certeza foram escritos para alguém que ele amou muito, e que queria continuar amando por muito tempo.

"Sei como custa desfolhar um riso
Em face às turbas, que o senti por mim
Ver o inferno e falar do paraíso
Sentir os golpes e abraçar Caim!" _ A Augusta, fragmento

"Mas, tarde ou cedo que esse dia se erga
E volte a rir assim,
Durma meu nome no teu seio de fogo;
Não desfolhes os lírios da lembrança
Ai! lembra-te de mim! _ A partida, fragmento

Vários deles também foram escritos para sua mãe. Eles pareciam ter uma relação linda, e com certeza ela foi uma pessoa muito importante na vida dele, já que eu um determinada poesia ele chega a dizer que morreria apenas para vê-la novamente, pois a vida sem ela não tem graça. Achei curioso, e estranho o fato de ele não falar sobre o pai dele, e para sanar minhas dúvidas, pretendo ler uma biografia do autor algum dia, provavelmente no final do projeto, ou seja, daqui uns 5 anos ou mais. Quero conhecer a obra antes de conhecer a vida, conhecer a vida primeiro pode influenciar muito a nossa experiência de leitura.

"Por ela rezarei eternamente
Que ela reza por mim do céu também." _ Minha mãe, fragmento

As poesias sobre o Brasil são muito interessantes. Temos que nos lembrar que Machado era afro-brasileiro, ou seja, negro, e viveu na época em que a escravidão foi abolida, então nas poesias que falam sobre a escravidão, vemos uma carga forte de emoções, e essa carga forte de emoções continua nas poesias sobre o governo do país. E mesmo séculos e séculos depois, vemos que infelizmente o país não mudou muito, que muitas das coisas que deixavam o poeta triste, ainda acontecem e estão no nosso dia a dia.

"Será o sangue o batismo
Da nossa jovem nação." _ Hino Patriótico, fragmento

Há uma poesia que fala sobre a fome, e essa poesia nos dá a ideia de que em algum momento ele passou fome. Ele veio de uma família pobre, e apenas conseguiu tudo que conseguiu por que quis ser alguém respeitado socialmente por sua inteligência. Ele nunca foi à uma faculdade, e mesmo assim se tornou o principal escritor brasileiro, e suas obras ainda são lidas e pedidas por professores séculos depois de escritas. E devo dizer que isso me enche de orgulho, saber que o principal escritor do meu país é negro, nasceu pobre e conseguiu chegar onde chegou é algo que me deixa muito feliz.

"O que é a fome, esse abutre
Que em nossas carnes se nutre
E a fria morte nos traz?" _ Daqui deste âmbito estreito, fragmento

As poesias sobre o país são fortes, com coisas pelas quais protestamos até hoje. Ele chegou a se candidatar à presidência do país, pelo Partido Liberal, e o principal inimigo desse partido, era o Partido Conservador, e acho que apenas por isso já dá pra saber quais eram algumas das ideias políticas dele.

"E há outonos que valem primaveras." _ Entra cantando, entra cantando, Apolo!, fragmento

Eu gostei bastante das poesias escritas para álbuns, sinceramente não conhecia nenhum deles, mas creio que falavam de amor e de liberdade, já que as poesias escritas para eles abordam esses temas. E há também algumas escritas à família e amigos, que são sempre cheias de ternura, mas não necessariamente de um amor muito grande.

"Os olhos sangram na sombra
Um pranto desesperado,
E o gênio morre abraçado
Na cruz do seu ideal" _ A um poeta, fragmento

E também existem muitas, muitas poesias sobre espiritualidade, e com ideias do cristianismo. Ele fala muito sobre Cristo, sobre a jornada de Cristo, sobre Suas dores e provas sofridas pela terra. Confesso que como cristã também gostei muito de ler essas poesias. Acho a escrita uma das formas mais bonitas de demonstrar os sentimentos, e não encontro muitos textos poéticos falando sobre Jesus, e apesar de as poesias do Machado não falarem do relacionamento dele com Deus, eu gostei bastante.

"É ao sentir as tuas asas brancas,
Ó meu anjo de amor,
Que eu reconheço a mão do rei da terra
E creio no Senhor!" _ Deus em ti, fragmento

Amei conhecer o Machado como poeta, pois apenas o conhecia como contista, cronista e romancista. Gostei bastante das poesias, principalmente das que têm mais emoções, não necessariamente as de amor romântico, mas as que nós lemos e sentimos que ele estava realmente sentindo tudo aquilo de uma forma única enquanto escrevia, e é esse tipo de poesia que me conquista, aquela que além de ser algo verdadeiro para mim, parece ser verdadeiro para quem a escreveu, e deduzo quais seriam as mais verdadeiras pelo que conheço da vida dele. Sei que é pouco, mas acho que já tenho um norte.

"Essa luz que se vaza sobre o morto
Paga-lhe a dor que o sufocara em vida?" _ A missão do poeta, fragmento

As poesias são bem fortes, com muito sentimento, muitas vezes cheias de tristeza, e eu acabo gostando mais dessas, por que acho a tristeza bonita em versos. Já ouvi várias pessoas dizerem que os poetas amam a tristeza, por que normalmente ela é a fonte da maioria dos poemas e poesias, e concordo com isso, apesar de eu, no momento, escrever por amor e não por tristeza. Estejam preparados para conhecerem as tristezas mais íntimas de Machado de Assis.

"Que poeta que sou com teu auxílio!
Somente um trago teu m'inspira um verso;" _ Cognac, fragmento

Recomendo muito o livro, principalmente para os que não leram nada do autor. Sei que é quase impossível nunca ter lido Machado de Assis, mas se você leu poucas coisas dele, e se leu essas coisas há muitos anos, recomendo que leia esse livro para tirar aquela primeira impressão que pode não ter sido tão boa assim, pois creio ser impossível ler esse livro e não gostar pelo menos de 10% das poesias escritas. Machado como poeta é incrível, e já estou super feliz por ter começado o projeto de leitura da obra dele lendo um livro tão bom!

"É que os olhos, melhor que os lábios, falam." _ Fascinação, fragmento

Minha poesia preferido é Meu Anjo, e vou deixá-lo aqui na íntegra. Também gostei bastante de Resignação e de Deus em ti, as quais já tiveram alguns fragmentos citados aqui na resenha.


És um anjo d’amor — um livro d’ouro,
Onde leio o meu fado
És estrela brilhante do horizonte
Do Bardo enamorado
Foste tu que me deste a doce lira
Onde amores descanto
Foste tu que inspiraste ao pobre vate
D’amor festivo canto;
É sempre nos teus cantos sonorosos
Que eu bebo inspiração;Risos, gostos, delícias e venturas
Me dá teu coração.
Teu nome que trago na lembrança
Quando estou solitário,
Teu nome a oração que o peito reza
D'amor um santuário!
E tu que és minha estrela, tu que brilhas
Com mágico esplendor,
Escuta os meigos cantos de minh’alma
Meu anjo, meu amor.
Quando sozinho, na floresta amena
Tristes sonhos modulava,
Não em lira d'amor — na rude frauta
Que a vida me afagava,
Tive um sonho d'amor; sonhei que um anjo
Estava ao lado meu,
Que com ternos afagos, com mil beijos
Me transportava ao céu.
Esse anjo d'amor descido acaso
De lá do paraíso,
Tinha nos lábios divinais, purpúreos
Amoroso sorriso;
Era um sorriso que infundia n'alma
O mais ardente amor;
Era o reflexo do formoso brilho
Da fronte do Senhor.É anjo sonhado, cara amiga,
A quem consagro a lira,
És tu por quem minh'alma sempre triste
Amorosa suspira!
Quando contigo, caro bem, d'aurora
O nascimento vejo
Em um berço florido, e de ventura
Gozarmos terno ensejo;
Quando entre mantos d'azuladas cores
A meiga lua nasce
E num lago de prata refletindo
Contempla a sua face;
Quando num campo verdejante e ameno
Dum aspecto risonho
Ao lado teu passeio; eu me recordo
Do meu tão belo sonho
E lembra-me esse dia venturoso
Em que a vida prezei
Que vi teus meigos lábios me sorrirem,
Que logo te adorei!
Nesse dia sorriu a natureza
Com mágico esplendor
Parecia augurar ditoso termo
Ao nosso puro amor.
E te juro, anjo meu, ditosa amiga,
Por tudo que há sagrado,
Que esse dia trarei junto ao teu nome
No meu peito gravado.
E tu que és minha estrela, tu que brilhas
Com mágico esplendor,
Escuta os meigos cantos de minh'alma,
Meu anjo, meu amor!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário