quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Metas para 2018





Sempre faço um post de metas para o ano que se inicia, e reparei que sempre coloco as mesmas metas, o que significa que nunca consegui fazer o que digo que vou fazer no início do ano. 2017 foi o ano em que eu mais coloquei metas impossíveis de serem realizadas, simplesmente por que essas metas não dependem unicamente de mim, dependem de coisas externas.

Dica: NUNCA coloquem em suas metas coisas que vão depender de outras pessoas. Sério.

Claro que, por exemplo, se está na sua meta uma cirurgia, e você obviamente vai precisar de outras pessoas para realizarem isso, é "ok", por que é algo que você pode pagar e ter, mas nunca coloque coisas como "sair com uma amiga todos os meses", por que apesar de ser algo que é divertido para as duas pessoas envolvidas, muitas coisas podem acontecer e vocês podem não conseguir sair todos os meses. Espero que tenham entendido.

2017 foi um ano em que fiquei muito, muito, frustrada comigo mesma, por que não consegui um emprego, e só consegui passar em faculdades que ficam fora do estado de Minas Gerais, e infelizmente, por não ter um emprego, eu não poderia sair do estado para fazer a graduação. Isso me fez estudar bem mais para o ENEM e creio que minha nota vai ser boa, e que vou conseguir passar em alguma faculdade que pelo menos fique dentro de Minas Gerais, mesmo que não seja na região metropolitana.

Vou falar rapidamente, somente nesse parágrafo, sobre as metas cumpridas de 2017. Não saí do caminho de Deus, apesar de não estar mais frequentando a igreja, por motivos de que não consigo ver hipocrisia e ficar calada, então prefiro não ver. Apesar de não ter me empenhado de verdades nos estudos de inglês/espanhol/japonês, eu aprendi bastante, então vou considerar uma meta cumprida. Aprendi a tocar saxofone! Como não tenho o instrumento, provavelmente agora, 3 meses sem encostar em um, eu não sei mais tocar direito, mas sei as coisas básicas e isso já me deixa feliz. Desenhei bem mais, fiz 60 desenhos em 2017 e foi o ano em que eu mais produzi, e isso me faz ficar muito feliz por que nos desenhos eu consigo dar forma aos meus sentimentos. Comecei vários projetos pessoais, recomecei alguns, continuei e terminei outros, o que também foi bom.

Agora estou usando um bullet journal, e coloco nele meus objetivos mensais. Estou usando há 2 meses e meio e até sendo ótimo, estou conseguindo fazer mais coisas do que fazia antes. Como o bullet está me ajudando, creio que não vai ser tão difícil realizar boa parte das metas, já que a maioria é uma questão de lembrar que elas existem.

Vamos às metas!

Terminar 2018 pesando entre 60kg e 65kg. Em 2017 eu perdi uma pessoa importante para mim, e durante cerca de duas semanas eu comi muito, sem parar e somente besteiras, o que me fez engordar tantos kgs que nem me atrevo a falar. Comecei o ano pesando 72kg e terminei pesando 79kg. Isso me deixa triste, envergonhada. Não tenho muitos problemas com meu corpo, não vou dizer que amo a forma como ele está hoje em dia, mas não tenho problemas em vestir roupas (menos calças de cintura baixa, isso não é de Deus), mas eu quero mudar, quero estar num peso saudável, por que infelizmente, tendo 1,58cm, eu já me encaixo na taxa de obesidade. E esse é o motivo pelo qual eu quero emagrecer, pela minha saúde, para não ter problemas com isso depois. (também tem um boy na jogada)

50 dias sem carne. Sei que 50 dias em um ano não é um número alto, mas creio que é um bom começo. Eu fiquei cerca de 2 meses de 2017 sem comer carne, mas como eu disse, coisas aconteceram e eu acabei voltando. Quero ficar alguns dias sem comer carne, por que o corpo agradece. Claro, se for parar, você tem que arranjar outros alimentos ricos em proteína. E por favor, não exagerem na carne de soja, em excesso ela faz super mal!

Estudar Biologia. Quero fazer bacharelado em Biologia. Eu espero de verdade conseguir entrar na faculdade esse ano. Como eu também tenho interesse em Biotecnologia, e sei que o SENAI de Contagem-MG tem esse curso disponível, também seria uma boa poder começar o curso. É técnico, mas se a faculdade não sair como o planejado, é uma boa. E claro, quero me esforçar para ter boas notas, já que isso depende unicamente de mim.

Aprender a cozinhar. Não quero colocar emprego como uma meta, por que infelizmente esse ano emprego vai ser uma obrigação séria. Se tudo der certo, entre agosto e dezembro estarei morando com uma amiga, vamos dividir uma casa, e obviamente eu terei que aprender a cozinhar, mas quero aprender receitas legais, que fiquem realmente gostosas, e que de preferência sejam saudáveis.

Economizar dinheiro para uma viagem. Eu quero muito poder conhecer vários lugares do Brasil, e quero também conhecer Kyoto e Londres. Sei que as viagens internacionais são bem caras, e provavelmente não vai ser por agora que vou conseguir realizá-las, mas eu gostaria muito de tirar alguns dias de férias em algum lugar diferente. Quero conhecer algumas cidades histórias de Minas Gerais, e para a minha felicidade o estado é cheio delas! Não vou dizer aqui que quero viajar com muita grana, mas quero conseguir juntar pelo menos 1k reais para uma viagem futura, mesmo que não aconteça ainda esse ano, quero ter esse dinheiro guardado.

Estudar japonês e coreano. Recentemente eu tomei a decisão de começar a estudar coreano também. As línguas são bem diferentes, a escrita é bem diferente e os sons não são nada parecidos, mas resolvi estudar as duas línguas juntas. No mesmo caderno e no mesmo nível, o que significa que voltei o estudo do japonês para o início, mas creio que isso vai me ajudar com a escrita do Katakana, por exemplo, por que eu sei poucas sílabas dele, e voltando ao início, e aprendendo as duas línguas, eu consigo fixar melhor.

Ler 15 mil páginas. Eu percebi que colocar a meta de leitura baseando-se no número de páginas que você quer ler é bem melhor do que se basear no número de livros. Por exemplo, em 2017 li Guerra e Paz do Tolstói, que tem cerca de 2500 páginas. Sei que são 4 tomos, mas eu contei como apenas um livro. Dentro dessas 2500 páginas daria para ter lido 10 livros pequenos, e até bem mais. Então no final eu acabei lendo muitas páginas e nem tantos livros assim. Continuo preferindo ler um livro que gosto do que ler vários que não vão fazer diferença na minha vida, mas quero ler essa quantidade de páginas. Ler liberta.

Escrever 50 mil palavras. Eu estou anotando tudo que escrevo, desde posts para o blog até os contos que escrevo e você não tem acesso. Descobri que juntando tudo isso, escrevo de 15 mil à 25 mil palavras por mês, mas que de poemas e contos eu acabo escrevendo de 1000 à 3500 palavras. Nessa meta eu vou contar apenas poemas e contos, e possíveis romances, apesar de eu não gostar de escrever coisas longas. Sei que acaba sendo um número alto de palavras para quem prefere escrever poemas, que às vezes tem menos de 30 palavras, e contos, que normalmente não passam de 20 mil palavras (não terminei nenhum conto nos últimos dois anos, então tenho vários iniciados e deixados de lado, pretendo voltar a trabalhar neles), mas quero me desafiar, principalmente nesse ano que promete ser bastante cheio.

500 inscritos no canal. Sei que essa meta acaba sendo velha e que sempre é repetida, mas eu acabo nem divulgando os vídeos direito, e isso me atrapalha muito em conseguir inscritos. Apesar de ter 170 inscritos no canal e os vídeos pegarem 30 visualizações, e alguns nem chegam à isso, eu gosto de gravar e editar, e gosto de postar eles, então vou continuar insistindo no canal!

Trabalhar mais como revisora de livros. Comecei no final de 2017 e estou amando. Revisei 4 livros: Além da Superfície (Duda Razzera), Para Sempre Com Você (Duda Razzera), O Destino Escolheu Você (Duda Razzera e Beatriz Cortes) e Através de Seus Olhos (Beatriz Cortes), todos eles nos últimos 3 meses de 2017. Acho que o fato de elas terem pedido minha revisão tantas vezes significa que gostaram do meu trabalho, e isso me deixa muito feliz. Não pretendo me sustentar com dinheiro de revisão, até por que eu nunca cobrei por isso, e não sei se eu poderia cobrar, com pouca experiência e sem formação na área de Letras, mas quero muito continuar revisando e podendo ajudar os autores que nem sempre têm dinheiro para pagar por uma boa revisão.

Ter mais parceiros no blog/canal. 2017 foi o ano das parcerias! Consegui parceria com a Renata Melo, com a Duda Razzera e a Beatriz Cortes, também consegui parceria com a Glau Kemp, e todas elas são escritoras incríveis e eu espero, de verdade que possa ler mais livros delas. Também consegui uma parceria incrível, para 2018, sendo uma das pessoas que seleciona os livros bons mandados para a Editora Coerência. Meu papel é ler todos os livros que são enviados para a editora, e dar um parecer, dizendo se o livro merece ou não fazer parte do catálogo. Incrível, não é mesmo? Também não recebo nada por isso, mas adquiro experiência e quem sabe algum dia eu possa trabalhar assim? Vou tentar a parceria "comum" com a editora também, onde recebemos os livros em casa para resenharmos, primeiramente por que a editora já tem vários livros publicados e quero poder lê-los também, e claro, quero muito ter em forma física os livros que eu vou aprovar. Claro que não estou sozinha na parte da aprovação, é um time de 10 pessoas, mas me deixaria muito feliz saber que fui uma das primeiras à ler o livro, e que de alguma forma eu o ajudei a ser publicado.


Essas são as metas para 2018. Metas que ao meu ver não são fáceis, mas são bem possíveis, e vou dar meu melhor para conseguir cumpri-las! Que 2018 seja um ano cheio de metas cumpridas e coisas boas na vida de todos nós!




Nenhum comentário:

Postar um comentário