domingo, 22 de setembro de 2019

Resenha: Noites de Terça


























Título: Noites de Terça
Autor: Vários Dagmar Braga org.
Editora: ???
Ano de publicação no Brasil: 2007
Número de páginas: 106
Onde encontrar: Estante Virtual 1 / Estante Virtual 2 / Estante Virtual 3
Nota: 4 / 5


Noites de Terça é uma coletânea de poemas e contos feitos a partir de uma oficina de literatura, em Belo Horizonte. A coletânea traz homens e mulheres expondo seus sentimentos e suas ideias sobre os mais diversos assuntos. Traz também uma diversidade incrível de personagens. O livro é bem mineiro, nem tanto de ficar exaltando os locais de Minas, mas eu que sou daqui, consigo ver algumas coisas no livro que são bem típicas daqui, principalmente o modo de falar dos personagens. NÃO, os personagens não são caipiras, mas as palavras utilizadas são bem comum aqui, e sei que em alguns lugares não é.

"- Papai, você gosta de mim?
- Sim!
- Muito?
- Muito!
- Quanto?
- Dois.
Ela juntou as mãozinhas, fechou os olhinhos e dormiu, porque sabia que o Dois, além de ser o dobro, nunca era sozinho."

A maior parte do conteúdo fala de coisas comuns do cotidiano, como um dia de trabalho, café da manhã, morte, conversa com crianças. Alguns também envolvem uma certa fantasia, quase como uma fábula, com uma moral no final, como a que citei acima.




























Na minha pesquisa, só consegui achar na internet o contato da pessoa que fez a capa do livro, e vendas dele na estante virtual. Por isso as informações no início são bem vagas. Fiquei me perguntando se deveria mesmo escrever uma resenha para um livro que dificilmente as pessoas conseguiriam comprar, mas acho que é bom deixar uma resenha escrita. O livro pode ter outras tiragens. Fora que, o objetivo dessa resenha, é mostrar que as oficinas de literatura produzem coisas muito boas. Lembrando que deixei três links para a compra do livro na estante virtual, já que foi o único lugar onde consegui encontrar ele disponível para compra.


























Se você gostou da resenha e se interessou pelo livro, nos links que deixei, principalmente os dois primeiros, ele tá bem baratinho. A leitura é super rápida, eu li em pouco mais de uma hora, e consegui apreciar cada palavra escrita. Gostei principalmente dos contos, principalmente os maiorzinhos (5 páginas no máximo). Creio que cada autor teve um bom espaço, em quantidade de páginas, pra mostrar o seu melhor.

Recomendo muito que comprem o livro, principalmente se você mora em BH/MG. Temos que valorizar a literatura regional e nacional! Cada poesia é uma delícia, os contos são simplesmente maravilhosos. Eu realmente acho impossível você ler esse livro e não gostar de pelo menos uma frase em cada poesia ou conto. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário