quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Resenha: Não Pare de Lutar de Adelino de Carvalho





























Título: Não Pare de Lutar: Vida Sentimental Bem Sucedida
Autor: Adelino de Carvalho
Editora: Editora Rhema
Ano de publicação no Brasil: 2015
Número de páginas: 64
Onde encontrar: Rhema
Nota: 4 / 5


Não Pare de Lutar é um livro religioso. Por mais que o subtítulo do livro seja sobre vida sentimental, muito do que está escrito nele serve para qualquer área da nossa vida. O livro tem base bíblica, o que não significa que ele é perfeito, mas que tem uma boa base.

Digo isso por que, querendo ou não, existem diversas interpretações de um mesmo versículo bíblico, então ser baseado na Bíblia não necessariamente significa que todos irão concordar e gostar. Por exemplo, o livro diz que não entregar o dízimo é um pecado contra Deus. E aí podemos interpretar de duas formas: 1) todo pecado é um pecado contra Deus, afinal, pecado só existe em relação à alguma divindade; 2) dízimo foi criado como oferta em alimento, não em dinheiro, pois a responsabilidade por manter a casa de Deus (limpeza e água, por exemplo) era dos sacerdotes. Entendo que hoje tem a questão da luz, que realmente é cara, e principalmente em igrejas que se usam vários microfones e instrumentos elétricos, isso é uma questão. Mas é algo que deve vir dos sacerdotes. 

Hoje em dia, muitos pastores pegam (abertamente, com concordância dos membros) uma parte do dízimo como salário, e eu acho isso erradíssimo, por que a obra de Deus tem que ser feita por amor, e não por dinheiro. E se o dízimo é pra manter a igreja, é somente para isso, não para sustentar o pastor. Enfim, para mim, dízimo sempre vai ser bem mais que obrigação de dar dinheiro, é uma doação, seja do seu tempo, da sua força ou do seu trabalho na igreja de Deus.

"O que é alcançado pela fé é mantido pela fé" _ Página 17.

Ao final de cada capítulo do livro tem um espaço para escrevermos o que aprendemos, o que eu acho muito bom, principalmente para pessoas que tem pouco conhecimento bíblico. Creio que o melhor sempre é ler diretamente da Bíblia, mas tem muita coisa que, por causa da linguagem, fica difícil de entender, então é bom ter uma explicação que se alinhe com os seus princípios.




























O principal conselho que o livro traz é: não conte seus planos à qualquer pessoa. Nem todo mundo tem boas intenções, muitos acabam jogando inveja na nossa vida, e isso atrasa os nossos planos. Então o melhor é: realize seus planos, e só então fale sobre eles. Guarde seus projetos para você e as pessoas mais próximas.

"Você precisa entender isso. Têm momentos que o silêncio é a melhor resposta. Quem fala demais tem a vida fragilizada pela fraqueza espiritual, pois os pecados da língua são portas de entrada para derrotas e fracassos" _ Página 27.

Também fala sobre não ouvir e não dar importância para as pessoas que desacreditam de nós. Sabe quando você tem um projeto, e as pessoas insistem em dizer que não vai dar certo? Não ouça isso, escolha fingir que isso nunca foi dito. Acredite no seu potencial e nas promessas que Deus te fez. Mas isso, é claro, serve apenas para propósitos e projetos que estejam segundo o coração de Deus.

"O Reino dos Céus não é uma igreja religiosa, e sim, uma revelação extremamente forte para o nosso tempo" _ Página 62.

O livro trás vários outros conselhos super importantes, e que são bem úteis para todas as áreas da nossa vida. E como tem o espaço para escrevermos o que aprendemos lendo aquele capítulo, podemos sempre consultar essa parte para relembrarmos o que aprendemos. Como o livro é curto, os capítulos também são bem curtos, então lê-lo sempre que surgir a necessidade não será algo difícil.

O livro é grampeado, e tem a lombada redonda. E ele é livro de bolso, um pouco menor que a minha mão (palma e dedos), então não espere que ele fique super lindo na estante, mas com certeza, se você é cristão, é um ótimo livro para ter em casa. Eu comprei por 5 reais, de um moço de uma igreja X, que estava vendendo na rua, há uns dois anos. Não me arrependi. Sei que no site da editora ele é um pouco mais caro, mas acho que se você tem condições, ele é muito bom sim. Porém confesso que em certo momento o livro fala de "macumba" de uma forma bem pejorativa, e obviamente não gostei. Devemos respeitar todas as vertentes religiosas.

Tem uma parte que gostei muito, que fala de sinergia. E apesar de eu saber que, no contexto do livro, é usado para provar a eficácia da oração, mas também comprova a eficácia do Reiki, da meditação, da lei da atração e de várias outras terapias e técnicas do tipo.

"Sinergia vem do grego e significa concentração de forças em favor de uma pessoa ou de uma conquista" _ Página 39.

Aconselho a leitura desse livro principalmente para pessoas que não gostam de ler livros grandes, e preferem conselhos práticos em poucas páginas. Se você gosta de ler livros grandes e mais aprofundados, aconselho procurar por algum outro livro. Fica aqui a dica de leitura cristã, muito boa, e que com certeza vai te ajudar a ver a vida de uma forma mais prática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário