quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Resenha: Aquele Com o Festival de Verão





























Título: Aquele Com o Festival de Verão: Um Conto de Mônica e Enzo
Autor: Denise Flaibam
Editora: Publicação Independente
Ano de publicação no Brasil: 2018
Número de páginas: 30
Onde encontrar: Amazon
Nota: 4 / 5


Aquele Com o Festival de Verão é um conto, que se passa no verão do Brasil, ou seja, num clima super quente. No início do conto, Mônica está com uma amiga e sua família em casa, deitada no chão na frente de um ventilador, para tentar se refrescar. Surge a ideia de irem para um clube que fica ali perto, e eles vão.

No final de semana um festival acontece, com muita água, barracas de comida, muitas brincadeiras, e para Mônica o que realmente vai ser a graça do evento, é que Enzo, seu paquera irá ir e eles poderão passar várias horas juntos. No conto não fica claro se Enzo e Mônica são ficantes ou namorados, mas de qualquer forma, parece que eles foram amigos por um longo tempo, e que então se apaixonaram.





























O conto é refrescante. Nós, brasileiros, sabemos o quão difícil é não derreter nos 30° mínimos que fazem à sombra. Só por isso, logo de início o conto já causa uma grande identificação. E sejamos sinceros, no verão, é ótimo ficar deitado no chão, porque, no geral, o chão fica geladinho. E mesmo que nem todo mundo possa ir à um clube, a gente tá um jeito. Seja indo numa sorveteria, indo para um parque, ou tomando banho de mangueira, que também é uma delícia.

O romance do livro é bem leve. Os personagens estão começando a se namorar agora, e o clima do verão também deixa as coisas mais leves, mais alegres. E os personagens secundários, amigos do casal, também são muito divertidos. É um romancezinho adolescente de verão, bem clichê, e justamente por isso é ótimo!

Um ponto que quero ressaltar é que os personagens têm nomes brasileiros, ou nomes comuns aqui no Brasil. Por mais contraditório que seja, a maioria dos livros brasileiros têm personagens com nomes ingleses ou norte-americanos. Inclusive boa parte deles se passa nesses locais. Recomendo muito que leiam esse conto. Ele tem menos de 30 páginas, o que acontece é que no final, tem uma amostra de um outro conto da autora. Quem gosta de ler livros que se passam no verão apenas quando está quente, não pode perder. O calor relatado no livro é quase insuportável, realidade que a gente vive, né? Mas sigo amando o verão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário