quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Resenha: Obadias (Bíblias)




























Título: Obadias
Autor: Obadias
Editora: Editora Luz e Vida
Ano de publicação no Brasil: 1998
Número de páginas: 1 páginas
Onde encontrarBíblia Online
Nota: 3 / 5


Obadias é um livro bíblico que fala sobre o castigo de Edom, uma cidade. Obadias é apresentado como mensageiro de Deus, fala, e escreve, primeiramente sobre a destruição de Edom, uma cidade que foi castigada por ser orgulhosa e se esconder, e com isso passaria a não ser respeitada, derrubada. O livro diz que os bens seriam roubados, que as pessoas trairiam umas às outras, e principalmente que sua terra não seria mais fértil.

Depois disso Obadias fala sobre a condenação de todas as nações, dizendo que todas pagarão por suas atitudes, e termina falando sobre a grande vitória de Israel, dizendo que o povo conquistará novamente tudo que lhe foi tomado, que serão como labaredas de foto que irão destruir a palha, ou seja, os maus ou os errados.

"O Senhor diz:
'Mas no monte Sião, o lugar santo
alguns conseguirão escapar.
O povo de Israel possuirá de novo
a terra que eu lhe dei'" _ verso 17

































Por ser um livro que bem pequeno, é o que eu posso falar. Falei de tudo que há no livro, porém sem contar muitos detalhes, para que vocês possam ir ler e tirar suas próprias conclusões. Eu tendo a não gostar muito de livros que falam sobre destruição de uma cidade para a glória da outra, talvez por que "guerra" não seja algo que eu goste de fato. Gosto de ler sobre elas, mas obviamente não gosto da guerra, da matança e de tudo que ela traz. Além disso, eu costumo não gostar de narrativas de guerra na Bíblia, por que, se levadas ao pé da letra, sempre diminuem outros povos.

Gosto de sempre procurar algo mais espiritual, ligando, por exemplo, Edom aos maus e Israel aos bons, e assim tudo me parece melhor e mais suave até. Cada pessoa colhe o que planta. Por ser um livro que falou exclusivamente disso, não foi uma leitura que eu realmente aproveitei, e não consegui tirar tantas lições e conselhos disso, por que em vários outros livros, Isaías, por exemplo, há uma narrativa parecida. Recomendo se você tem o objetivo de ler a Bíblia inteira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário