sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Leitura todo dia #87


Primeiro Leitura todo dia de fevereiro! Esses mês que tem quatro semanas certinhas, que é mais curto, e que mesmo assim continuamos com a meta de 1000 páginas por mês. Ou seja, pode acabar sendo um pouco corrido. Apesar dessa meta de 1000 páginas, coloquei mais do dobro na minha TBR para fevereiro por que preciso ler os livros do Projeto Machado de Assis de janeiro, por que não os consegui ler. Abaixo estão as metas para esta semana.

As Crônicas Marcianas - 72 páginas restantes
Sonata em Punk Rock - 87 páginas restantes
Colombo - 451 páginas restantes
Ao Acaso - 114 páginas restantes

Meus objetivos principais são concluir os dois primeiros e ler pelo menos 80% do terceiro. Em fevereiro eu me propus a ler um livro de cada vez, ou seja, sem mais de uma leitura ao mesmo tempo. Só posso começar uma nova leitura quando terminar um livro, então vai ser um desafio ler isso tudo aí. Ou talvez não também, quem sabe?













No dia primeiro eu li apenas 10 páginas (um capítulo e meio) de As Crônicas Marcianas. Foi um dia em que eu decidi não fazer nada. Ficar o dia inteiro vendo TV e jogando no celular. É muito bom tirar uns dias assim pra gente.



No dia dois eu li incríveis 62 páginas (quatro capítulos) de As Crônicas Marcianas e concluí a leitura desse livro, que virou um favorito! É muito bom. São várias crônicas interligadas e dispostas em ordem cronológica, sobre as tentativas e falhas da colonização de Marte. Várias coisas horríveis acontecem, e ver o impacto que os humanos causam em outros planetas, mesmo que num livro de ficção-científica, é algo impactante, e muito real. É do mesmo autor de Fahrenheit 451, e também há em As Crônicas Marcianas a proibição de alguns tipos de livros, e isso também é bem interessante de se ler.

As crônicas podem ser lidas fora de ordem, mas acho que ler na ordem cronológica dos acontecimentos (ordem em que elas aparecem no livro) faz tudo fazer mais sentido.



No dia três eu li 39 páginas (quatro capítulos) de Sonata em Punk Rock e cheguei na reta final do livro. Estou muito empolgada para saber o que vai acontecer no final. Reparei que desde o início, as atitudes do interesse amoroso da maioria do colégio não são louváveis, é um cara muito grosso, e trata as pessoas sem nenhum pingo de gentileza. Ele vai mudando ao longo do livro, o que é muito bom, mas mesmo depois de um monte de coisas terem acontecido ele continua tratando algumas pessoas ainda de forma grosseira, e isso me irritou um pouco.



No dia quatro eu li 48 páginas (dois capítulos) de Sonata em Punk Rock e concluí a leitura do livro! Estou extremamente feliz por ter lido um livro tão bom. Achei alguns erros de continuação no final. A autora diz que a apresentação seria às 14h, e assim que eles terminam já é pôr-do-sol. Mas no geral o livro é incrível, a escrita é ótima, o enredo apesar de conter vários clichês acaba sendo bem original pelo ambiente, pelo cenário. Eu amo livros clichês que acabam sendo únicos. Livro favoritado!

E li 47 páginas (três capítulos) de Colombo, para o Projeto Machado de Assis. Não foi escrito pelo Machado, mas como ele fez uma crítica à esse livro, estou lendo. Como puderam ver no início do post, o livro é bem grande. Creio que consegui ler uma quantidade bem boa do livro, mas não chegou nem perto do que eu pretendia. Eu pensei que o livro fosse de poemas, mas na verdade é mais como uma poema épico, daquele tipo que é um poema enorme, com vários capítulos. A escrita é extremamente arcaica, o que está dificultando um pouco o entendimento do livro, e sinceramente, como não é a leitura para um estudo ou algo parecido, não vou ficar parando para consultar o dicionário. Se eu não entender eu simplesmente vou seguir em frente.



No dia cinco não houve leitura. No dia seis eu li 24 páginas (um capítulo e meio) de Colombo. Sinceramente não está sendo uma leitura prazerosa. Pra eu ler um poema épico, esses poemas que são enormes e geralmente são divididos em cantos, eu preciso estar com muita vontade de ler. Eu não conheço nada sobre esse livro, não achei NENHUMA resenha sobre ele na internet, só acho informações sobre o autor, mas nada sobre o livro. Não estou animada, mas quero terminar de lê-lo para conseguir fazer uma resenha.



E no dia sete eu li 39 páginas (meio capítulo + um capítulo + meio capítulo) de Colombo. Continuo não muito animada. A história em si está sendo legal, mas o fato de o livro ser enorme, e de eu ter me proposto a ler um livro por vez em fevereiro está fazendo com que eu não esteja animada para ler. Vou fazer o possível para terminar esse livro até o dia 10 de fevereiro, por que não quero ficar empacada em nenhuma leitura, mas também não vou me forçar a ler se não estiver com vontade. Espero que tudo dê certo e eu consiga ler tudo que quero.



Na primeira semana de fevereiro eu consegui ler 269 páginas, o que dá 38,4 páginas por dia em média. Estou feliz, de verdade, por que mesmo não tendo conseguido ler tudo que estava na meta (algo que eu sabia que iria acabar acontecendo) eu consegui ler até um pouco a mais do que a meta em números. Minha meta para 2019 é ler 35 páginas diárias, e consegui ficar um pouco acima disso, o que é muito bom!


Sonata em Punk Rock - 87 páginas Concluído
As Crônicas Marcianas - 72 páginas Concluído
Colombo - 110 páginas



Nenhum comentário:

Postar um comentário