quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Se concentre no agora


Aprendi algo muito valioso lendo o livro O Poder do Agora: "somente agora você é verdadeiramente você". Isso significa que você não é o seu passado, você não é o que aconteceu com você, a menos que você queira que seja assim. Sei que muitas coisas que acontecem em nossas vidas nos marcam, e que podemos permitir com que alguns episódios moldem o que somos hoje. 

E quero deixar bem claro, logo no início, que estou falando de coisas que nós permitimos, e não de coisas como tragédias, que claramente não são coisas que estão no nosso controle. Mas também, dentro disso, podemos achar exemplos que nos ajudem.

Exemplificando com um caso pessoal. Eu perdi meu irmão há quase uma década, e isso claramente me marcou muito. Minha depressão piorou, comecei a ter transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, e eu não posso mudar isso. Apesar de o acontecimento ter sido há anos, ainda me afeta por que me trouxe transtornos psicológicos. Mas há algo nisso que está dentro do meu controle. Por exemplo, não me estigmatizar por ser "a menina que perdeu o irmão", ou "a menina que tem depressão". Eu sou muito mais do que essas coisas!

E você também é! Não se estigmatize com coisas negativas, pois isso só tratá mais negatividade. Você não é o seu trauma. É importante entender isso para podermos prosseguir. Você é uma pessoa incrível, que se esforça ao máximo.

Agora vamos ao ponto principal do post. Se concentre em quem você é AGORA, neste exato momento. Não fique se lembrando de quem você já foi, pois você não é aquela mesma pessoa. E não se preocupe com quem você será no futuro. Se preocupe em melhorar AGORA, a pessoa que você É. O que passou não importa mais, e o que virá ainda não chegou. Tire o pensamento dessas coisas todas. Escolha melhorar o que você é agora, para que você possa ter orgulho, AGORA, de quem você é. Você não é o que já foi, e não é o que ainda virá. 

Sim, tenha objetivos, mas não deixe que o foco nesses objetivos te proíbam de viver o AGORA, de estar com as pessoas que estão do seu lado AGORA, de se divertir com o que você tem AGORA. Esteja focado no que você está fazendo agora. Faça o que você precisa fazer agora, sem procrastinar, fazendo tudo no tempo certo. Se concentre, esteja focado. o AGORA é tudo que você tem, então lide com ele. Não precisa esquecer o que já passou, e muito menos ficar sem objetivos, mas não coloque essas coisas em foco. Se foque no AGORA, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário