sábado, 16 de fevereiro de 2019

Leitura todo dia #88


Mais uma semana de Leitura todo dia, projeto criado pela Nine Stecanella, com o objetivo de fazer com que os participantes criem o hábito de leitura. Eu já criei esse hábito, e venho mantendo-o desde 2012, e com mais firmeza desde 2014, lendo vários livros ao ano. Aqui no blog, no cabeçalho, vocês encontram a tag "Lidos em 2019", onde vocês encontram os livros que já li, e os links para os livros lidos em todos os outros anos! Convido todos vocês a lerem todos os dias, nem que sejam 5 páginas diárias, mas que haja leitura. E claro, não apenas de livros, mas de jornais e revistas também, pois toda leitura é válida.


Meu objetivo anual é ler 35 páginas diárias, o que significa que meu objetivo para esta semana, que começa no sábado (08/02) e termina na quinta (14/02), é de 245 páginas. Quero ler os livros listrados abaixo. Lembrando que em fevereiro em me propus ao desafio de ler apenas um livro de cada vez.


Colombo - 341 páginas restantes
Os Deuses de Casaca - 34 páginas restantes













No dia oito não houve leitura. Eu acabei fazendo várias outras coisas, então foi um dia bem produtivo. Já no dia nove eu li 36 páginas (meio capítulo + dois capítulos + meio capítulo) de Colombo, do Manoel de Araújo Porto-Alegre. Não é uma leitura que está sendo animadora, não por ser ruim, mas por ser uma leitura que precisa ser feita com mais calma, prestando muita atenção à cada palavra dita. É um poema épico, o que significa que é um poema enorme que conta uma história corrida.



No dia dez eu li 72 páginas (meio capítulo + quatro capítulos) de Colombo. Confesso que comecei a fazer leitura dinâmica. Não por estar ruim, mas simplesmente por que não é um livro que eu esteja super animada para ler por agora. É um livro bom, definitivamente, mas é uma leitura que me cansa. Mas não fiz leitura dinâmica em todos os momentos, eu fui fazendo isso e em momentos em que eu achava que mereciam mais atenção, eu parei e li normalmente.



No dia onze eu li 28 páginas (meio capítulo) de Colombo. Eu estou gostando do enredo do livro, mas não consigo realmente gostar da leitura em si, por que não está sendo uma leitura fluida. Eu acabo ficando meio agarrada em alguns momentos, o que acaba me distraindo, mas não vou parar de ler, e vou tentar me manter animada para concluir o livro ainda nesta semana.



E no dia doze eu li apenas 9 páginas (meio capítulo) de Colombo. Minha meta era ler apenas até terminar o capítulo que eu já estava lendo. Já no dia treze eu li 90 páginas (cinco capítulos) de Colombo. Fiz leitura dinâmica novamente, e acabei conseguindo ler muitas páginas em apenas um dia. Estou gostando da história, apesar de achar que está meio confuso, e eu não entender tanto por qu há inúmeras referências de personagens importantes no século XIX para trás, portanto, não são todos personagens do meu conhecimento.



E finalmente no dia quatorze eu li 106 páginas (cinco capítulos) de Colombo e concluí a leitura do livro. É um livro bom, recomendo muito a leitura, principalmente aos que gostam de poemas épicos, porque com certeza vai gostar deste livro. Aos que gostam de histórias épicas e viagens ao inferno, também fica aqui a recomendação. O livro, no geral, me lembrou bastante A Divina Comédia, pelo fato de que há uma viagem ao inferno, e um guia nessa viagem. Mesmo assim é bem diferente, apenas lembra A Divina Comédia pelo fato de que foi o primeiro livro famoso a narrar algo do tipo, e claramente é uma referência.




Bom, o único livro que li da semana 88 foi Colombo, e consegui ler as 341 páginas que faltavam. Apesar de ter lido apenas um livro, eu realmente estou feliz por que consegui ler mais do que a média esperada. Li em média 48,7 páginas por dia, o que é uma média incrível! É bem mais do que eu leio normalmente, mesmo tendo lido apenas um livro. Claro que, ler um livro pro semana também é algo incrível, e até mesmo ler um livro por mês já é mais do que a média brasileira. Estou acostumada a ler muito, o que é muito bom. Acabo me cobrando bastante por causa disso, mas nessa semana eu dei prioridade ao meu namorado, já que foi aniversário dele no dia quatorze, e fiquei na casa dele a semana quase inteira. É isto! Que a próxima semana seja tão boa quanto esta.


Colombo - 341 páginas lidas Concluído








Nenhum comentário:

Postar um comentário