sábado, 2 de fevereiro de 2019

Leitura todo dia #86


E começamos a última semana do primeiro mês de 2019 do Projeto Leitura todo dia! O projeto foi criado pela Nine Stecanella, com o objetivo de fazer com que os participantes criem o hábito de ler sempre. Quem viu o post da semana passada sabe que foi uma semana difícil, consegui ler uma média boa, mas perdi uma pessoa, e isso fez com que não houvesse tanta leitura quanto eu gostaria que tivesse tido. O projeto em si não tem uma meta pré estabelecida, mas eu sempre gosto de colocar metas para saber se vou conseguir ler tudo que quero no mês. Segue então a meta dessa semana.


O Poder do Agora - 105 páginas restantes
Entre o Amor e a Magia - 121 páginas restantes
Sonata em Punk Rock - 300 páginas restantes
Crônicas Marcianas - 302 páginas restantes













No dia vinte e quatro eu li 39 páginas de O Poder do Agora, um livro de auto-ajuda. Entrei na leitura pensando que queria algo focado em ansiedade, parte disso pelo título, parte disso por não ler mais sinopses de livros há uns anos. O livro é sobre iluminação espiritual (algo que está escrito na capa by the way, só não prestei tanta atenção) e fala sobre isso de forma que faz tudo parecer um soco na cara. É bom perceber que não somos tão iluminados quanto achamos que somos de verdade. O livro tem muitos erros de conceitos bíblicos e biológicos e isso me irritou muito.

Quem viu o post anterior sabe que perdi uma pessoa no dia vinte e três, e estar lendo esse livro me ajudou muito nesse momento, pois consegui me concentrar no "agora", e não ficar tão focada no passado e nem com tanto medo do futuro. Não consegui ler tanto quanto poderia pois estava no enterro. Deus sabe o que faz e creio sempre que Ele cuida de nós.



No dia vinte e cinco eu li 76 páginas (dezoito capítulos) de Entre o Amor e a Magia. Continuo gostando muito do enredo, é muito gostosinho de acompanhar. É bobinho, bem adolescente, mas eu realmente preciso disso de tempos em tempos pra conseguir ler mais, e ler coisas que me relaxem. Como eu já havia dito no post anterior do Leitura todo dia, o livro está cheio de erros na escrita, o que me deixa triste. E como li uma grande quantidade de páginas, confesso que alguns dos erros me incomodaram. Recomendo para os que não ligam tanto para isso.



E o dia vinte e seis foi cheio de leituras! Li 66 páginas de O Poder do Agora e finalizei a leitura! Gostei do livro, gostei principalmente do fato de eu ir incorporando de verdade as dicas ao meu dia a dia, de o livro estar me ajudando num momento tão difícil, e gosto de saber que vou continuar aplicando muitas coisas na minha vida até chegar num ponto em que eu me considere ao mínimo levemente iluminada. Quero sim ler mais livros sobre o assunto, mais livros de auto-ajuda, por que creio que se você ler com o coração aberto à críticas, saber quando a responsabilidade é sua e quando não é, você consegue se beneficiar bastante com a leitura. Como disse, algumas coisas no livro me incomodaram muito, a ponto de em determinadas passagens eu ter ódio e vontade de simplesmente tacar o livro em algum lugar, mas é uma leitura que recomendo, por que creio que vai ajudar muita gente. O segredo é saber separar o que serve ou não pra você.

Li também 45 páginas (oito capítulos) de Entre o Amor e a Magia e concluí a leitura do livro! Sim, duas leituras finalizadas no mesmo dia, incrível! Gostei muito do livro, o enredo foi gostoso de acompanhar do início ao fim, tudo muito leve mesmo tendo um pouco de drama, leitura gostosa de ser feita. Existem muitos erros, e a maioria repetidos, ao longo do livro, mas espero que ele ganhe uma boa revisão algum dia e que eu possa recomendá-lo com mais firmeza nos lugares da vida.

E por fim, li 14 páginas (um capítulo) de Sonata em Punk Rock, da Babi Dewet, uma autora que quero ler desde 2012, e que finalmente consegui! Acompanhei a Babi no canal que ela tinha com um amigo, sobre kpop e escrita, e ler um livro dela está sendo algo nostálgico, apesar de inédito. É um livro bem adolescente, pelo que parece, e espero gostar.



Já no dia vinte e sete eu li 33 páginas (três capítulos) de Sonata em Punk Rock. O livro realmente está sendo um livro adolescente bem gostoso de ler. Tem alguns clichês, como "a menina diferentona "e o "menino super desejado". Ainda não sei se eles vão ficar juntos, mas creio que sim, pelo menos acho que vai rolar um sentimento, já que não é um livro único. Estou gostando muito da leitura.

E li também 34 páginas (dois capítulos) de Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury, o mesmo que escreveu Fahrenheit 451. Está sendo uma leitura diferente. Existe vida inteligente em outro planeta, e nesse outro planeta ter pele branca, olhos azuis e cabelos pretos é algo que simplesmente não existe. Uma mulher sonha com um homem assim, e seu marido fica com ciúme e vai à procura desse homem. É bem diferente ler um livro assim, espero gostar bastante pois as primeiras páginas já me prenderam, só não li mais pois estava com muito sono.



No dia vinte e oito eu li 40 páginas (quatro capítulos e meio) de Crônicas Marcianas. Estou amando o livro. É bem diferente de tudo que já li. Várias expedições estão indo à Marte, mas todas falham por que os marcianos não são nada legais e, ou matam por não quererem invasores, ou por acharem que os terráqueos são loucos. Desde já recomendo bastante o livro.



E no dia vinte e nove eu li lindas 60 páginas (quatro capítulos e meio) de Crônicas Marcianas. Estou amando a leitura do livro, tudo está sendo uma surpresa muito boa. A cada nova expedição que vai à Marte nós vemos inúmeras reações, agora apenas dos humanos que chegam... por que será?

E li também 34 páginas (três capítulos) de Sonata em Punk Rock. Está sendo uma leitura muito gostosa, e como a personagem está dentro de uma faculdade renomada de música, e é aqui no Brasil, é tudo ao mesmo tempo muito próximo e muito distante da realidade da maioria das pessoas. Inclusive da própria personagem, que é pobre, e se vê num lugar onde todos são ricos. E como cada capítulo do livro tem o nome de uma música, e aquela música acaba se encaixando no enredo, é uma ótima fonte de indicações de músicas, principalmente de rock e indie.



No dia trinta eu resolvi fazer uma maratona 24h dividida em dois dias, 12 horas para cada dia. Consegui ler 74 páginas (nove capítulos e meio) de Crônicas Marcianas e estou amando o livro. Tem muitas críticas sociais, referências à Edgar Allan Poe, tem coisas que remetem à Fahrenheit 451, então é um livro completíssimo.

E li também 69 páginas (oito capítulos) de Sonata em Punk Rock e estou totalmente imersa nessa leitura. É muito bom, a escrita da Babi Dewet é muito gostosa de ler, o enredo apesar de ter elementos clichês é muito cativante, principalmente para os que gostam de música. Eu já fiz um curso de teoria musical com iniciação em saxofone, e eu canto e danço desde os sete anos, então tudo ali é quase mágico para mim. E como eu gosto de música clássica, estou anotando várias dicas de músicos para procurar.



E finalmente, no dia trinta e um, que seria a segunda parte da maratona, eu li 63 páginas (oito capítulos) de Sonata em Punk Rock e depois de meses eu consegui me imaginar dentro da história. Eu consigo quase sempre me imaginar passando por alguma ou outra situação que a personagem vive, mas eu me imaginei sendo ela, e isso é algo incrível! Me lembrou muito da época em que eu comecei a ler, por que eu me imaginava muito no lugar das personagens, vivendo exatamente tudo que elas estão vivendo, e parando a leitura a cada capítulo para ficar imaginando o que viria a seguir. Foi um sentimento muito bom.

E li 22 páginas (meio capítulo + dois capítulos + meio capítulo) de Crônicas Marcianas, o que significa que não consegui concluí-lo, porém fico muito feliz com o saldo da maratona no geral, por que e fez ler mais do que eu estava lendo anteriormente. Parei de ler perto das 18h. Pensei que iria ao culto, mas acabei nem indo por que me deu uma crise de depressão bem forte e eu simplesmente não consegui fazer nada. Meu namorado veio ficar perto de mim, e acabei melhorando, apesar de ainda não estar 100% bem. Tudo passa.



Bom, na última semana de janeiro eu li 669 páginas, o que dá 83,6 páginas por dia! É minha maior média aqui no Leitura todo dia! Ou seja, tem anos que não leio tanto em uma única semana. Espero ler tanto assim também na primeira semana de fevereiro, e que todos nós consigamos ler muito!

Em janeiro de 2019 eu li 1370 páginas, que dá 44,1 páginas por dia!

O Poder do Agora - 105 páginas lidas Concluído
Entre o Amor e a Magia - 121 páginas lidas  Concluído
Sonata em Punk Rock - 213 páginas lidas
Crônicas Marcianas - 230 páginas lidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário