segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Ler um livro por vez


Sabe quando você para para analisar seus hábitos e percebe que nem sempre eles são tão saudáveis? Ou que eles não estão mais te fazendo tão bem? Então, há alguns dias em venho pensando sobre o fato de eu ler vários livros de uma vez só. Se você for até o meu perfil no skoob, vai perceber que eu sempre tenho vários livros marcados como "lendo", isso por que eu quase sempre estou lendo mais de um livro ao  mesmo tempo. Só que nos últimos tempos isso tem virado uma bola de neve, por que eu acabo dando prioridade aos livros menores, e deixo de lado os livros grandes. 

Isso resultou em três livros grandes* simplesmente parados na minha estante, que eu já comecei a ler, gosto, mas que não dou prioridade por estar lendo outros 3 ou 4 livros ao mesmo tempo. Eu acho saudável ler várias coisas ao mesmo tempo, principalmente por que, no meu caso, eu não misturo as histórias, principalmente por serem sempre leituras com temas diferentes. E também acho legal quando você quer exercitar o seu cérebro, por que, querendo ou não, estar lendo duas histórias ao mesmo tempo te faz forçar o seu cérebro a conseguir acompanhar as duas. É como estar vendo duas séries de TV ao mesmo tempo.

Mas acho que quando chega num ponto onde tudo começa a ficar acumulado por que a gente não termina nada e sempre vai começando coisas novas, não é mais saudável. Então eu decidir que em fevereiro, como um teste, eu irei ler um livro de cada vez. Posso, por exemplo, terminar um livro hoje e ainda hoje começar outro, ou dar andamento a outro que ainda preciso terminar, mas não vou dar andamento à duas leituras.

No momento estou terminando de ler As Crônicas Marcianas, do Ray Bradbury. Quero concluir ele e já dar andamento ao livro Sonata em Punk Rock, da Babi Dewet. Espero conseguir fazer isso em um único dia, mas se não der, tá tudo bem. Minha lista de livros para ler em fevereiro vai ser bem grande, e eu não quero ir atropelando as leituras por medo de não conseguir ler tudo, e no final acabar terminando poucos livros e ter mais de 10 leituras em andamento.

É um desafio para fevereiro, mas que se der certo vai continuar pelo resto do ano. 

Espero que nossas leituras, além de desafios, sejam prazerosas.



* Moby Dick, O Fantasma da Ópera e The Adventures and Memoirs of Sherlock Holmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário