domingo, 12 de agosto de 2018

Resenha: A Estranha Colmeia do Bosque de Adalclê




























Título: A Estranha Colmeia do Bosque
Autor: Adalclê
Ano de publicação no Brasil: 2018
Número de páginas: 27
Preço: 2,99
Onde encontrar: Amazon
Nota: 4/5



A Estranha Colmeia do Bosque é um conto. Nesse conto acompanhamos um dia na vida de Yane, uma garota de 10 anos que pode se transformar em abelha durante três horas do dia. Enquanto está na forma humana, Yane tenta ajudar os pais da melhor forma possível, pois eles são camponeses. E enquanto está na forma de abelha, ela vivia procurando as melhores flores.

Um dia Yane acha um bosque especial, onde todas as flores são belas e as outras abelhas a tratam bem. Deve ressaltar que neste conto, as abelhas possuem comportamentos, hierarquias e sentimentos humanos. Yane começa então a ser treinada como abelha de aluguel, que são abelhas que ajudam as outras abelhas a completarem suas tarefas, para que todas as abelhas possam se sentir bem e nada faltar.

Yane ainda é uma abelha de aluguel novata, possui pouca experiência, e está na base da hierarquia, ou seja, todos mandam nela de certa forma. Apesar disso, todas as abelhas estudam juntas, apenas as missões do dia são passadas de forma separada. As abelhas verdes fazem tais coisas, as vermelhas fazem outras e por aí vai. Por ser uma abelha que passa a maior parte do tempo como humana, algumas das abelhas não gostam de Yane e praticam bullying, o que obviamente a deixa bem triste. E no dia narrado no conto não é diferente, e esse bullying vai desencadeando outras coisas.

Creio que a mensagem principal do conto é superação. Claro que tudo acontece em um dia só, mas podemos ver isso acontecendo na vida das pessoas de forma gradual, que pode demorar uma semana ou até anos. Outra boa mensagem que o conto passa é sobre não revidar da mesma forma. Se fizerem algo ruim contigo, não revide com ódio, ou da mesma forma que fizeram. Há vinganças melhores do que revidar na mesma moeda, e uma delas é se tornar uma pessoa boa, que faz o que sempre sonhou em fazer.

Ou seja, se fizerem bullying com você, mostre que você é melhor e maior do que isso, e do que as pessoas que fazem isso, mas não mostre isso com violência, mostre se tornando mais forte em personalidade, mostre resistindo. Quando forem fazer de novo, deixe eles saberem que você não vai mais aceitar isso. E claro, procure ajuda se precisar!

Yane vence o bullying ajudando as outras abelhas que precisam, pois quando ela faz coisas boas, ela sabe que ela não é ruim, não é feia, não é pior que as outras. Fazer o bem ilumina nossa vida, e algumas pessoas simplesmente não estão preparadas para receber essa luz, então tentam apagá-la. O importante é seguir iluminando quantas pessoas nós pudermos, assim como Yane fez durante o conto.

Recomendo bastante, principalmente para o público infanto-juvenil, pois creio que vão se identificar bastante com o enredo e com os personagens. Claro, pessoas maduras que estejam interessadas em histórias do tipo também vão gostar. É uma história leve, que trata de um tema super importante, e que mistura fantasia para que fique cada vez mais leve. E por ser um conto, é uma leitura super rapidinha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário