sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Leitura todo dia #64



Mais uma semana de Leitura todo dia, projeto criado pela Nine com o intuito de fazer com que os participantes leiam mais. A Nine não coloca meta fixa para o projeto, então cada participante pode criar sua própria meta. A minha meta consiste em colocar aqui quais livros eu quero ler, quantas páginas faltam para que a leitura seja concluída, e por fim, quantas páginas eu pretendo ler durante essa semana. Acho que assim eu acabo conseguindo me organizar melhor.

Renato Russo O Filho da Revolução - 112 páginas restantes - quero ler 112
Quintais - 192 páginas restantes - quero ler 30
Neemias - 13 páginas restantes - quero ler 13 



Nos dias nove, dez e onze eu não li nada. Espero conseguir parar com esse ciclo de dias e dias consecutivos sem ler. Eu acabei descobrindo algumas coisas nesses dias e fiquei muito mal, e não consegui ler nada. Até tentei, mas não consegui ler mais de uma linha.













No dia doze eu li 14 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução e depois que o livro começou a falar da trajetória da Legião Urbana eu comecei a gostar mais da leitura. Continuo não lendo super rápido e muito menos lendo muito, mas a leitura não está tão arrastada quanto antes.

Li também 3 páginas (seis capítulos) de Neemias. É basicamente uma carta sobre a reconstrução dos muros de Jerusalém. Estou gostando bastante, por que parece um livro curtinho de jornadas, aventuras. Essa história, ilustrada, deve fazer bastante sucesso.




No dia treze eu li 12 páginas de Renato Russo O Filho da Revolução. Eu queria ter lido mais nesse dia, mas estava super cansada. O tempo em que eu consegui ficar acordada, eu fiquei na rua com meu namorado, mas assim que entrei em casa, eu só queria dormir, e foi isso que fiz. As páginas que li, eu já havia lido mais cedo, na esperança de que durante a noite eu leria mais.



No dia quatorze eu li 30 páginas de A Sociologia Como Disciplina, que é a introdução de um dos livros do Bauman, que fala sobre o que é sociologia e o que a diferente de outras áreas das Ciências Humanas. E também li 24 páginas de Múltiplos Olhares Sobre a Educação, que fala sobre aspectos sociológicos dentro da educação. Uma das ideias mais legais que o texto aborda é o fato de as escolas serem moldadas para tratarem todos os alunos da mesma forma, mas que esquece que cada aluno vive de maneiras diferentes, tem rituais diferentes e possuem valores diferentes, portanto, tratar todos da mesma forma acaba não sendo justo, por que o que é certo para um, pode ser errado para outro.

Em vários textos sobe a docência é possível encontrar ideias parecidas. Discentes e docentes precisam entender que os alunos possuem bagagens, que vivem realidades diferentes, e que portanto, tratá-los da mesma maneira só contribui para a desigualdade e até mesmo para o preconceito. Até por que esse "tratar da mesma forma" nem sempre é visto na prática da forma como dizem que é.



No dia quinze eu li 30 páginas (dois capítulos) de Quintais, livro sobre os quintais e sua biodiversidade cultural, organizado pelo meu maravilhoso orientador, Emmanuel Duarte Almada. Já disse aqui algumas vezes que eu faço parte do Kaipora - Laboratório de Estudos Bioculturais, e dentro do Kaipora existem vários projetos. O projeto do qual faço parte é o Saberes dos Quintais, e como o livro tem tudo a ver com o meu projeto, acho que lê-lo vai ser algo incrível e rico.



No dia dezesseis eu li 15 páginas (um capítulo) de Quintais. Foi um capítulo específico sobre os quintais de Ibirité, cidade onde eu moro, então eu gostei bastante. Ao longo dos anos os quintais foram ficando cada vez menores, a maioria dos prédios não têm quintais, no máximo têm jardins. E até mesmo nas casas ver quintais grandes é algo não tão comum hoje em dia. As garagens tomaram o espaço dos quintais, e boa parte do que as pessoas chamam de quintal, é cimentado. Isso me fez querer ter uma casa com um quintal bom, onde dê para eu plantar algumas árvores frutíferas e fazer uma mini-horta. Quintal também é agroecologia.



Nessa semana eu consegui ler 128 páginas, o que dá 16 páginas por dia. Continua não sendo um número que eu considero bom, mas já foi melhor do que na semana passada! Acabei começando um novo livro no final dessa semana, mas pretendo lê-lo bem rapidinho, até por que preciso devolvê-lo rápido. 

Espero que na próxima semana eu consiga ler o dobro do que eu li. Como vou precisar ler algumas coisas para a faculdade, provavelmente não vai ter dia sem leitura, o que já vai ser algo ótimo, e que espero que faça com que a média de leitura aumente.


Renato Russo O Filho da Revolução - 26 páginas lidas
Neemias - 3 páginas lidas
A Sociologia Como Disciplina - 30 páginas lidas Concluído
Múltiplos Olhares Sobre Educação - 24 páginas lidas Concluído
Quintais - 45 páginas lidas



Nenhum comentário:

Postar um comentário