quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Resenha: Crônicas do Dr. Semana de Machado de Assis




























Título: Crônicas do Dr. Semana
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação no Brasil: 1961 - 1964
Número de páginas: 55
Nota: 3/5

Crônicas do Dr. Semana nada mais é do que alguns comentários que o Machado de Assis fez com esse pseudônimo no jornal Semana Ilustrada. Nessa coletânea de comentários feitos por Machado, vamos encontrar algumas crônicas de fato, que falam sobre a medicina de forma até mesmo divertida, colocando doenças e remédios engraçados que fazem alusão à situações do dia-a-dia e principalmente envolvidas com a política. Temos que nos lembrar sempre de que Machado de Assis era filiado ao partido de esquerda da época, e que portanto, é um ser político e politizado.

Como sempre, um assunto super recorrente, e que domina os comentários, é política, ou coisas relacionadas à politica. Ele comenta sobre datas festivas que estão diretamente relacionadas à isso, como por exemplo o sete de setembro. Comenta também sobre celebridades e figuras políticas, não somente do Brasil, mas do mundo inteiro, mostrando que de fato ele se atenta aos acontecimentos políticos e que gosta de ficar sabendo deles.

Em meio aos comentários e crônicas é sempre possível encontrar críticas ao modo de vida da sociedade da época. Em um certo comentário ele chega a comparar alguns políticos à parasitas, que apenas sugam toda a vida do povo, mas que na realidade precisa do povo para sobreviver. Chama também os militares de carrapatos, algo que eu achei bem ousado da parte dele. Sabemos que os militares não foram treinados para proteger a população em si, e sim para proteger a propriedade privada. Então, a menos que você tenha algo e te tirem, ou ameacem te tirar, os militares não irão te ajudar.

"Vê-se perfeitamente que Deus, depois de formado o grandioso da Criação, quis também mostrar a sua divina perfeição dando vida aos átomos da matéria. É grandeza descer até os insetos!"

Essa coletânea não me agradou muito. Eu havia acabado de sair da leitura de Comentários da Semana, que tem a mesma pegada - mas que fala um pouco menos de política - e entrar em uma outra leitura que fala sobre a mesma coisa, apenas de forma diferente, com mais ironia, não me prendeu, nem me fez gostar do que eu estava lendo. Não achei ruim, mas não foi do meu gosto, e eu não leria novamente, pelo simples motivo de que não são comentários que me interessam. De qualquer modo, são comentários e crônicas bem escritos, por isso não dei uma nota pior. Reconhecer que não foi do seu agrado, mas que foi bem escrito, é algo importante quando fazemos resenha, e em várias áreas da vida.

Uma das poucas partes que me agradaram, por ter sido engraçada, foi quando ele comenta sobre o fato de os chineses estarem "invadindo" o país para venderem em camelôs nas esquinas dos teatros, algo que continuamos vendo hoje em dia, só que de forma mais arrumada, em lojas e pastelarias. Machado de Assis era bem patriota, então acho que por isso ele não deve gostar muito de quando pessoas de fora vem para o país para ganhar dinheiro, algo que eu particularmente acho besteira. As pessoas são livres para ir e vir, e principalmente para lutarem por uma vida melhor, seja onde for.

Recomendo aos que gostam de política, que estudam política e principalmente aos que querem algum dia seguir por esse caminho. Acho que algo que contribuiu para que eu não gostasse muito dessa leitura é que eu, no geral, não gosto de políticos. Gosto de política e reconheço que é algo importante, já que não vivemos sem ela, mas não gosto de quem deveria construir a política e fazer com que ela funcionasse de fato, então ler sobre um político falando mal de outros políticos não é bem meu ideal de leitura boa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário